Teorias da história e da história da educação
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Programa de Pós-graduação em Educação
Teorias da História e História da Educação
Professor: José G. Gondra
Ementa: Refletir a respeito do debate proporcionado pela renovação historiográfica, privilegiando o exame de questões relativas à escrita da história da educação brasileira, sujeitos, instituições e saberes envolvidos nesta prática. Analisar produção historiográfica nacional, procurando observar homologias e diferenças com o que vem sendo produzido em termos de história da educação na América.
Artes, Imagens, Visualidades e Educação
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Oferecida em: 2022.2Idiomas: Português - Inglês - Espanhol - Francês
Bilinguismo Cultural, Identidade e Sociolinguística
Esta disciplina é presencial, dinamizada em regime híbrido no AVA do grupo de pesquisa Linguagem, Cognição Humana e Processos Educacionais. Acesse o portal e baixe o plano de curso detalhado em Português.
Cultural
bilingualism, identity and sociolinguistics: In-face classes
with hybrid e-learning resources, available on gpLinguagem´s VLE.
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Bilingüismo cultural, identidad y sociolingüística: Clases
presenciales con recursos híbridos de e-learning, disponibles en el AVA del grupo
de investigación Lenguaje, Cognición Humana y Procesos Educacionales. Acceda al
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Bilinguisme culturel, identité et sociolinguistique: Cours en face à
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Educação continuada: da inclusão ao aprender por toda a vida
Ementa: Caracterização da educação continuada sob fundamentos epistemológicos e teóricopráticos. Percurso histórico do conceito, confrontando marcos internacionais com políticas educacionais, com cultura e práticas em espaços que educam na sociedade brasileira. Compreensão multirreferencial de sentidos da inclusão segundo a diversidade de sujeitos e de processos de aprendizado ao longo da vida. Fundamentos epistemológicos do aprender por toda a vida.
Objetivos
▪ Caracterizar educação continuada sob fundamentos epistemológicos e teórico-práticos; sob os documentos Marco de Ação de Marrakech (VII CONFINTEA), de Belém (VI CONFINTEA) e Declaração de Hamburgo (V CONFINTEA); sob políticas educacionais nacionais; sob contextos culturais e sob práticas que ocorrem em espaços que educam na sociedade brasileira;
▪ Discutir o conceito de inclusão e seus sentidos no direito à EJA em sociedades democráticas de modo multirreferencial, segundo a diversidade de sujeitos e de processos de aprendizado ao longo da vida;
▪ Apreender o pensamento complexo como subsídio para a compreensão das dimensões supraestruturais dos processos e práticas educativas e como fundamento epistemológico do aprender por toda a vida;
▪ Operar com os conceitos para compreender formulações de projetos e programas na área de EJA.
Bibliografia:
ALHEIT, Peter, DAUSIEN, Bettina. Processo de formação e aprendizagens ao longo da vida. In: Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 32, n. 1, p. 177-197, jan./abr. 2006. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022006000100011. Acesso em 12 ago. 2019.AMEIGEIRAS, Aldo; JURE, Elisa (comp.). Diversidad cultural e interculturalidad. Buenos Aires: Prometeo Libros; Los Polvorines: Univ. Nacional de General Sarmiento, 2006.
BERTICELLI, Ireno Antonio. Epistemologia e educação. Chapecó: Argos, 2006.
COLLARES, Cecília A. L.; MOYSÉS, Maria Aparecida A.; GERALDI, João Wanderley. Educação continuada: a política da descontinuidade. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/es/v20n68/a11v2068.pdf .
DANTAS, Aline Cristina de Lima; PAIVA, Jane; OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Pensar o direito humano à educação. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas. AAPE/EPAA. v. 28 n. 110. 27 de julho de 2020. Disponível em file:///F:/ARQUIVO%20JP/Arquivos%20textos%20e%20imagens%20PRINCIPAL/Revistas/AAPE%20EPA A/AAPE%20maio2019/pkpadmin,+v28+n+Dantas+Oliveira+Paiva+FNL.pdf. Acesso em 8 ago. 2022.
FERRARO, Alceu Ravanello. História inacabada do analfabetismo no Brasil. São Paulo: Cortez, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. Um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
HADDAD, Sérgio. A educação continuada e as políticas públicas no Brasil. In: Reveja. Revista de Educação de Jovens e Adultos. v. 1, n. 0, p. 1-113, ago. 2007. Disponível em www.reveja.com.br.
hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. 2. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.
IRELAND, Timothy Denis. Educação ao Longo da Vida: aprendendo a viver melhor. In: Sisyphus — Journal of Education, v. 7, n. 2, p. 48-64, 2019. Universidade de Lisboa. Disponível em https://doi.org/10.25749/sis.17604 . Acesso em 17 ago. 2022.
LANDER, Edgardo (comp.). La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires: Clacso, 2000.
LOBO, Lília Ferreira. Os infames da história. Pobres, escravos e deficientes no Brasil. Rio de Janeiro: Faperj: Lamparina, 2008.
MORIN, Edgar. Para onde vai o mundo? Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2010.
PAIVA, Jane (org.). Aprendizados ao longo da vida: sujeitos, políticas e processos educativos. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2019.
PAIVA, Jane. Imaginando uma EJA que atenda a demandas de cidadania, equidade, inclusão e diversidade. Currículo sem Fronteiras, v. 19, n. 3, p. 1142-1158, set./dez. 2019. Disponível em https://www.curriculosemfronteiras.org/vol19iss3articles/paiva.pdf. Acesso em 8 ago. 2022.
PAIVA, Jane. Os sentidos do direito à educação para jovens e adultos. Rio de Janeiro: DP et alii: FAPERJ, 2009.
PAIVA, Jane; SOARES, Andreia Cristina; BARCELOS, Luciana Bandeira. Educação continuada, qualidade e diversidade: um olhar complexo sobre aprendentes jovens e adultos. p. 17-38. In: Debates em Educação. Maceió, v. 6, n. 11, jan./jun. 2014. Disponível em http://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/1328/933 . Acesso em 21 ago. 2019.
SANTOS, Boaventura de Sousa (org.). As vozes do mundo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.
SANTOS, Boaventura de Sousa (org.). Construindo as Epistemologias do Sul: Antologia Esencial. v. I: Para um pensamento alternativo de alternativas. Compilado por Maria Paula Meneses... [et al.]. 1. ed. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO, 2018.
SCHMELKES, Sylvia. Interculturalidad y educación de jóvenes y adultos. p. 651-660. In: La educación de adultos y las cuestiones sociales. Pátzcuaro, Michoacán, México: CREFAL, 2008.
SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. Trad. Laura Teixeira Motta. Cap. 4 Pobreza como privação de capacidades. p. 120-149. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
SPOSITO, Marília Pontes. Uma perspectiva não escolar no estudo sociológico da escola. p. 19-43. In: PAIXÃO, Lea Pinheiro; ZAGO, Nadir (orgs.). Sociologia da educação. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2007.
TORRES, Rosa-María. ¿Aprendizaje a lo largo de toda la vida en el Norte y educación básica en el Sur? Disponível em file:///J:/Pen%20drive%2064Gb/Proped/Disciplina%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20continuada%202019- 2/Textos/AprendizajePermanenteESP.pdf. Acesso em 21 ago. 2019.
WALSH, Catherine. Interculturalidad crítica y pedagogía decolonial: apuestas (des)de el in-surgir, re-existir y re-vivir. In: P. Medina (ed.). Educación intercultural en América Latina: memorias, horizontes históricos y disyuntivas políticas (p. 25-42). México, D. F.: Plaza y Valdés, S. A. 2009.
WALSH, Catherine. Práticas insurgentes de resistir, (re)existir e (re)vivir. Tomo I. Serie Pensamiento Decolonial. Editora Abya-Yala. Equador, 2017.Oferecida em: 2023.2
Educação infantil e seus temas
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Escola, memória e cultura escrita
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História da profissão docente
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História do Ensino de Matemática
Ementa: A disciplina abordará referências teórico-metodológicas de pesquisas atuais relativamente à matemática presente nos ensinos escolares e à matemática da formação de professores em perspectiva histórica. Diferentes autores internacionais terão seus textos estudados à luz das pesquisas sobre o saber profissional do professor que ensina matemática. (vide ementa detalhada abaixo junto à bibliografia)
Tema 1:
André Chervel, Dominique Julia e o conceito de cultura escolar: a matemática como disciplina escolar.
Tema 2:
Roger Chartier e os conceitos de representação e apropriação. Diferentes pesquisas que mobilizam os conceitos.
Tema 3:
Pirre Bourdieu, Rita Hofstetter e Bernard Schneuwly e os conceitos de campos científicos e disciplinares: as tensões na produção da matemática para a formação de professores e para o ensino. Convidado: David Antonio da Costa (UFSC)
Tema 4: Raymond Bourdoncle, Maurice Tardif e o conceito de profissionalização docente: o saber como tema, a matemática no ofício docente. Convidada: Neuza Bertoni Pinto (REAMEC)
Tema 5:
Rita Hofstetter e Bernard Schneuwly e os conceitos de saber a ensinar e saber para ensinar: a matemática a ensinar e a matemática para ensinar. Convidado: Wagner Valente-(UNIFESP)
Tema 6:
Peter Burke e a construção histórica de um saber: aspectos metodológicos da pesquisa sobre o saber profissional do professor que ensina matemática. Convidada: Luciane de Fatima Bertini (UNIFESP)
Tema 7:
A matemática do ensino como saber profissional do professor de matemática Todos os docentes convidadosBibliografia:
BERTINI, L. F.; VALENTE, W. R. Os problemas aritméticos e as articulações entre o ensino e a formação de professores: elementos da matemática do ensino. Cadernos CEDES, 41, 115, no prelo.
BOURDIEU, P. Um mundo à parte. In: BOURDIEU, P. Para uma sociologia da ciência. Lisboa: Ed. 70, 2001, p. 51-117. Ver em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219589
BOURDIEU, P. Meditações pascalianas. Bertrand Brasil, 2001.
BOURDIEU, P. O campo científico. In: ORTIZ, R (Org.). A sociologia de Pierre Bourdieu. São Paulo: Olho D'Água , 2013. p. 112-143.
BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: UNESP, 2004.
BOURDIEU, P. Razões práticas: sobre a teoria da ação. 11ed. Campinas, SP: Papirus, 2011BOURDONCLE, Raymond. Profissionnalisation, formes et dispositifs. Recherche & Formation/Année 2000/35/pp.117-132.Disponível em: https://www.persee.fr/doc/refor_0988-1824_2000_num_35_1_1674
BURKE, P. O que é história do conhecimento? São Paulo: Editora Unesp, 2016
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, 2, 1990. p. 177-229. Disponível em: https://docero.com.br/doc/nsvxc51. Acesso em: 20 out. 2020.
FRANÇA, D. M. Matemática nas séries iniciais: o que mudou? (2019). Curitiba: Appris
FRANÇA, Denise Medina e SANTOS, Edilene Simões Costa dos. SANGIORGI: A sistematização de saberes docentes na formação de professores. Cadernos CEDES [online]. 2021, v. 41, n. 115 [Acessado 20 setembro 2021], pp. 215-229. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/CC245626>. Epub 17 Set 2021. ISSN 1678-7110. https://doi.org/10.1590/CC245626.
FRANÇA, D. M.; SANTOS, E. . Knowledge of “Pre mathematics” in Times of the Modern Mathematics Movement (1960-1980). Pedagogical Research, 2020, 5(3), em0071 e-ISSN: 2468-4929.Disponivel em: https://www.pedagogicalresearch.com/article/knowledge-of-pre-mathematics-in-times-of-the-modern-mathematics-movement-1960-1980-8282. Acesso: 18 out. 2022
HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Disciplinarização e disciplinação: as ciências da educação e as didáticas das disciplinas sob análise. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W.R. Saberes em (trans)formação. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017, p. 21-54.
HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. "Profissionalização" e formação de professores: uma tipologia dos saberes de referência para a docência. In: VALENTE, W.R. (Org.) Ciências da educação, campos disciplinares e profissionalização: Saberes em debate para a formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017, p. 17-62
JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, v. 1, n. 1, p. 9-43, jan./jun. 2001. Disponível ehttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38749. Acesso em 20 out. 2020.
MORAIS, R. Theoretical and Methodological Approach of Research on the Production of New Mathematical Knowledge by Education Experts.; Pedagogica Research, 2020. Disponível em: https://www.pedagogicalresearch.com/download/theoretical-methodological-approach-of-research-on-the- production-of-new-mathematical-knowledge-by-8272.pdf )
MORAIS, R Intellectual? No", expert. In: Revista Acta Scientiae, 2019, p. 3-12) Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/5169/0
MORAIS, R . Os experts e o saber profissional do professor que ensina matemática. Morais, R. S.; Valente, W. R., 2020, In: Revista Ciências & Educação, v. 26, e20029.
PINTO, N. B. História das disciplinas escolares: reflexão sobre aspectos teórico-metodológicos de uma prática historiográfica. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 14, n. 41, p. 125-142, jan./abr. 2014.
PINTO, Neuza Bertoni. Transformações dos saberes para ensinar matemática nos primeiros anos escolares em tempos da escola ativa e do trabalho docente como um ofício (1920-1960). ACERVO – Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT -SP. v. 3, p. 1-18, 2021. Disponível em: http://acervo.ghemat.com.br/index.php/ACERVO-GHEMAT/index.
TARDIF, Maurice. Os professores diante do saber: esboço de uma problemática do saber docente. In: Saberes Docentes e formação profissional. Editora Vozes, Petrópolis, RJ: Vozes, 2002, pp. 31-55.
VALENTE, W. R. Considerações sobre a matemática escolar numa abordagem histórica. Cadernos de História da Educação (UFU), Uberlândia, MG, v. 3, n.1, p. 77-82, 2005. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160367. Acesso em 19 jun. 2021
VALENTE, Wagner Rodrigues. Saber objetivado e formação de professores: reflexões pedagógico-epistemológicas. Revista História da Educação (Online), 2019, v.33: e 77747, p. 1-22. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/77747/pdf
VALENTE, Wagner Rodrigues; BERTINI, L. F. ; MORAIS, R. S. Saber profissional do professor que ensina matemática: discussões teórico-metodológicas de uma pesquisa coletiva em perspectiva histórica. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 21, p. 1-20, 2021.
VALENTE, Wagner Rodrigues. A pesquisa sobre história do saber profissional do professor que ensina matemática: interrogações metodológicas. PARADIGMA (MARACAY), v. XLI, p. 900-911, 2020.
VALENTE, Wagner Rodrigues. Ciências da Educação, Campos Disciplinares e Profissionalização: saberes em debate para a formação de professores. 1. ed. São Paulo: L F Editorial, 2020. v. 1. 245pOferecida em: 2022.2
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Leituras de L. S. Vygotsky
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Novas epistemologias e contemporaneidade
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Oferecida em: 2022.2Processos Formativos e Currículos nos cotidianos
Ementa: Aborda questões contemporâneos dos debates no campo da s Pesquisas com os cotidianos e da pesquisa com narrativas para pensar os Currículos, a formação e as redes de saberes nos cotidianos educativos, em especial, escolas e licenciaturas. Tem como temas de interesse: Processos formativos. Redes de conhecimentos e 'fazeressaberes' docentes; dimensões estéticas e ficcionais da narrativa; 'políticaspráticas' curriculares e cotidiano; os diálogos escolas-universidade.
Objetivos: Tematizar sobre dispositivos teóricos e metodológicos na pesquisa narrativa (auto)biográfica e seus possíveis diálogos com a Literatura e a Arte.
Metodologia: O curso será desenvolvido com base em princípios de autonomia, compromisso com a produção de conhecimentos na relação pesquisa-sociedade, valorização do magistério e escolas-universidade; O percurso será entendido como produção coletiva e solidária de conhecimentos, recorrendo à aprofundamentos e produções comuns ao grupo e individuais.
Avaliação: A avaliação será realizada ao longo do curso através das seguintes atividades: participação efetiva das aulas e das atividades propostas, Produção de um processófolio ou similar com experiências da turma sobre sua produção de conhecimento na disciplina, elaboração de narrativa de formação ou artigo que articule trajetórias de formação às discussões da disciplina e ao projeto de pesquisa.Bibliografia:
ALVES, Nilda. Práticas pedagógicas em imagens e narrativas: memórias de processos didáticos e curriculares para pensar as escolas hoje. São Paulo: Cortez, 2019.
CERTEAU, Michel de. História e Psicanálise: entre ciência e ficção. Trad. de Guilherme. J. de Freitas Teixeira. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
H. SUAREZ, Daniel; ARGNANI, Agustina. Nuevas formas de organización colectiva y producción de saber pedagógico: la Red de Formación Docente y Narrativas Pedagógicas. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador , v. 20, n. 36, p. 43-56, dez. 2011 . Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-
Moreira, M. A. (2022). Social justice teacher education and culturally democratic pedagogy: ‘El camino se hace caminando’. Aula de Encuentro, Vol. Extraordinário (1): Democracia cultural y justicia social en el aula, 192-214. https://doi.org/10.17561/ae.vextra1.7344
Moreira, M. A., Moraes Anunciato, R. M., & Viana, M. A. P. (2021). Qualidade da/na educação: Narrativas de professoras sobre o trabalho docente. Em Aberto, 33(109), 149-164. http://dx.doi.org/10.24109/emaberto.v34i109.4526
RAMOS do Ó, J “Ouvir falar o pensamento, aprender a falar o pensamento no interior da universidade: o testemunho dos “professores” Michel Certeau, Gilles Deleuze, Michel Foucault e Roland Barthes”, DOI: 10.1590/s1413-24782019240021, publicado no periódico Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 24, e240021, 2019. Epub May 30, 2019.
SAMPAIO, C. S. Redes de Formação Docente: pensar por si é pensar com o outro. In: RIOS, P. V. Adriana Jane (org.) Profissão Docente em questão! Salvador: Edufba, 2021.
KRENAK, Ailton. A vida não é útil. São Paulo: Mercado de Letras, 2020.
Referência adicional:
Encontros do “GIRO” disponíveis em:Produção do Conhecimento em Educação
Ementa: Lorem ipsum dolor sit amet. Sit enim dolores id omnis voluptatum ad ipsa tempora et quibusdam obcaecati 33 numquam corrupti At vero deleniti et enim aliquid. Non maiores voluptatem 33 distinctio accusamus cum earum facilis. Qui sint voluptatem id doloremque atque a consequatur iste. Ut possimus fugit 33 aperiam quisquam nam quia enim aut odit quia ad fugit galisum est nihil dolores.
Bibliografia: Sed dolor quaerat sit maxime doloremque sed facilis illo qui aliquid exercitationem eum ducimus Quis. Est sint blanditiis aut fugit nemo ut quaerat pariatur.
Est ratione maiores aut sequi omnis ex quia quaerat 33 pariatur repellendus id voluptatem assumenda sed mollitia laboriosam eum aspernatur fugiat. Et consequuntur asperiores ex excepturi porro non accusamus sunt.
Oferecida em: 2022.2Redes sociotécnicas e práticas curriculares on-line
Ementa: Cibercultura: conceitos, práticas, fenômenos. Fundamentos e princípios históricos e epistemológicos. Fases da Cibercultura (internet, Web 2.0, 3,0... mobilidade, ubiquidade, convergência, mídias locativas, jogos digitais, plataformas de streaming, TV e rádio digitais). Currículo e Formação de professores mediados pelas tecnologias digitais em rede. Educação online. Aprendizagem ubíqua. Metodologias de pesquisa na e com a internet. Redes educativas e espaços multirreferenciais de aprendizagem. Pesquisa-formação na cibercultura. Usos cotidianos dos docentes/discentes dos ambientes virtuais de aprendizagem, das redes sociais, do ciberespaço. A docência/discencia na cibercultura. As tecnologias digitais como artefatos culturais de aprendizagem.
Bibliografia:
CASTELLS, M. Redes de Indignação e Esperança: movimentos sociais na era da Internet. Trad. Carlos Alberto Medeiros. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
LEMOS, A.; CUNHA, P. (Orgs.). Olhares sobre a cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2003.
LÉVY. P. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.
SANTAELLA, L. O homem e as máquinas. In: DOMINGUES, D. (org.). A arte no sec. XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo:UNESP, 1997.
SANTOS, E. Pesquisa-formação na cibercultura. Santo Tirso, Editora: Whitebooks, 2014.
SANTOS, R. A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA CIBERCULTURA E A ATUAÇÃO DOCENTE UNIVERSITÁRIA. EDUCAÇÃO EM FOCO (JUIZ DE FORA), v. 23, p. 153-174, 2018.
SANTOS, R.; AMARAL, M. M.; SANTOS, E. O. Diários online como dispositivos de pesquisa-formação: uma conversa com o filme Avatar. PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE), v. 33, p. 1-24, 2022.
SANTOS, R.; RIBEIRO, Y. V. AS TÁTICAS DA PERIFERIA PARA OS DESAFIOS DA MOBILIDADE URBANA: TRABALHO DE CAMPO NA CIBERCULTURA. InterSaberes Revista Científica, v. 15, p. 7-21, 2020.
SANTOS, R.; COUTO JUNIOR, D. R.; VELLOSO, Luciana. OS MOVIMENTOS CIBERATIVISTAS DE (RE)EXISTÊNCIA NAS REDES SOCIAIS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO. Teias (Rio de Janeiro), v. 21, p. 91-108, 2020.
SIEMENS, G. ¿Qué tiene de original el conectivismo? Disponível em: http://humanismoyconectividad.wordpress.com/2009/01/14/conectivismo-siemens/; Acesso em 26/10/2014.
UNESCO. Policy Guidelines for Mobile Learning. Unesco, Paris, 2013. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/
images/0021/002196/219641E.pdf
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Saberes Afro-Diaspóricos e História da Educação
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Tópicos Especiais: Estudos Culturais e Fracasso Escolar
Ementa: A construção social e científica do Fracasso Escolar: O que e quem define Sucesso Escolar/Fracasso Escolar. A (in)definição de Fracasso Escolar: O estado da arte da pesquisa sobre Fracasso Escolar. Uma introdução ao conceito de sujeito do Fracasso Escolar: A formação do povo brasileiro, a Escola e o Homem que se deseja ter e formar. O sujeito do Fracasso Escolar: a Educação Inclusiva e a dialética Inclusão x Exclusão. Processo Saúde e Doença e a Medicalização da Educação: A cultura naturalística e biologizante na abordagem das questões sobre o sujeito, a linguagem e os processos de ensino e de aprendizagem. Desconstruindo o conceito biológico do Fracasso Escolar: uma crítica à noção de Distúrbio de Aprendizagem. A experiência sociocultural da mente em Vygotsky: a aprendizagem enquanto processo de elaboração da cultura. Experiência, complexidade de representações e modos do pensamento: Bilinguismo cultural na alfabetização. O resgate da condição cognoscente entre os sujeitos marginais: Modos autorais, contextuais e diversificados de aprender e de ensinar. Por uma educação verdadeiramente inclusiva: Identidade, subjetividade e diferença.
Bibliografia:
ANGELUCCI, C.B.; KALMUS, J.; PAPARELLI, R.; PATTO, M.H.S. O estado da arte da pesquisa sobre o fracasso escolar (1991-2002): um estudo introdutório. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.1, p. 51-72, jan./abr. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v30n1/a04v30n1.pdf. Acesso em: 27.1.2023.
DUBET, F. A escola e a exclusão. Cadernos de Pesquisa, n. 119, p. 29-45, jul. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/n119/n119a02.pdf Acesso em: 27.1.2023.
GIROTO, C.R.M. Dislexia: Subsídios de Ensino para as Escolas na Identificação dos Alunos Disléxicos. Orientação Técnica para professores. CAPE – Centro de Apoio Pedagógico Especializado. Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. São Paulo: Marília/SP, FFC – UNESP, 2013.
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MACHADO, M.L.C.A; LOPES, P.S.V.C.; SENNA, L.A.G. Notas sobre fracasso e diversidade: os sentidos do aprender e do não aprender na escola. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 15, p. 2837-3854, 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14561/10088 Acesso em: 27.1.2023.
MACHADO, M.L.A.M; SENNA, L.A.G. As Políticas Públicas inclusivas e o sujeito do fracasso escolar. Revista Aleph, n. 18, p. 45-58, 2012. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistaleph/article/view/39004/22443 Acesso em: 27.1.2023.
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SENNA, L.A.G. Processos Educacionais: os lugares da educação na sociedade contemporânea. In: Senna, L.A.G. (Org.). Letramento: princípios e processos. Curitiba: Ibpex, 2007. p. 21-79.
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SKLIAR, C. A inclusão que é “nossa” e a diferença que é do “outro”. In: RODRIGUES, D. (Org.). Inclusão e Educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006, p. 15-34.
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Org.: Michael Cole; Vera John-Steiner; Sylvia Scribner; Ellen Souberman. Tradução: José Cipolla Neto; Luís Silveira Menna Barreto; Solange Castro Afeche. 7ª Edição. São Paulo: Martins Fontes, 2007.Oferecida em: 2023.1