
Sonia: NIPHEI - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em História da Educação e Infância (DO)
Bibliografia: Sed dolor quaerat sit maxime doloremque sed facilis illo qui aliquid exercitationem eum ducimus Quis. Est sint blanditiis aut fugit nemo ut quaerat pariatur.
Est ratione maiores aut sequi omnis ex quia quaerat 33 pariatur repellendus id voluptatem assumenda sed mollitia laboriosam eum aspernatur fugiat. Et consequuntur asperiores ex excepturi porro non accusamus sunt.
Oferecida em: 2022.2
Idiomas: Português - Inglês - Espanhol - Francês

Paula: GRHER – Grupo de Estudos História da Educação e Religião (ME/DO)
Bibliografia: Sed dolor quaerat sit maxime doloremque sed facilis illo qui aliquid exercitationem eum ducimus Quis. Est sint blanditiis aut fugit nemo ut quaerat pariatur.
Est ratione maiores aut sequi omnis ex quia quaerat 33 pariatur repellendus id voluptatem assumenda sed mollitia laboriosam eum aspernatur fugiat. Et consequuntur asperiores ex excepturi porro non accusamus sunt.
Oferecida em: 2022.2
Idiomas: Português - Inglês - Espanhol - Francês

Maria Celi: História e memória das políticas educacionais no território fluminense (ME/DO)
Bibliografia: Sed dolor quaerat sit maxime doloremque sed facilis illo qui aliquid exercitationem eum ducimus Quis. Est sint blanditiis aut fugit nemo ut quaerat pariatur.
Est ratione maiores aut sequi omnis ex quia quaerat 33 pariatur repellendus id voluptatem assumenda sed mollitia laboriosam eum aspernatur fugiat. Et consequuntur asperiores ex excepturi porro non accusamus sunt.
Oferecida em: 2022.2
Idiomas: Português - Inglês - Espanhol - Francês

Márcia Cabral: Infância, Juventude, Leitura, Escrita e Educação (ME/DO)
Bibliografia: Sed dolor quaerat sit maxime doloremque sed facilis illo qui aliquid exercitationem eum ducimus Quis. Est sint blanditiis aut fugit nemo ut quaerat pariatur.
Est ratione maiores aut sequi omnis ex quia quaerat 33 pariatur repellendus id voluptatem assumenda sed mollitia laboriosam eum aspernatur fugiat. Et consequuntur asperiores ex excepturi porro non accusamus sunt.
Oferecida em: 2022.2
Idiomas: Português - Inglês - Espanhol - Francês

Lia Faria: Laboratório Educação República (ME/DO)
Bibliografia: Sed dolor quaerat sit maxime doloremque sed facilis illo qui aliquid exercitationem eum ducimus Quis. Est sint blanditiis aut fugit nemo ut quaerat pariatur.
Est ratione maiores aut sequi omnis ex quia quaerat 33 pariatur repellendus id voluptatem assumenda sed mollitia laboriosam eum aspernatur fugiat. Et consequuntur asperiores ex excepturi porro non accusamus sunt.
Oferecida em: 2022.2
Idiomas: Português - Inglês - Espanhol - Francês

José Gondra: NEPHE- Núcleo de Ensino e Pesquisa em História da Educação (ME/DO)
Bibliografia: Sed dolor quaerat sit maxime doloremque sed facilis illo qui aliquid exercitationem eum ducimus Quis. Est sint blanditiis aut fugit nemo ut quaerat pariatur.
Est ratione maiores aut sequi omnis ex quia quaerat 33 pariatur repellendus id voluptatem assumenda sed mollitia laboriosam eum aspernatur fugiat. Et consequuntur asperiores ex excepturi porro non accusamus sunt.
Oferecida em: 2022.2
Idiomas: Português - Inglês - Espanhol - Francês

Denise: GHEMAT-RIO - Grupo de história da educação matemática (ME/DO)-Seminario de pesquisa
Bibliografia:
ALMEIDA, José Ricardo Pires. História da instrução pública no Brasil 1500-1889– História e legislação. São Paulo: EDUC; Brasília: INEP/MEC, 1989[1a. ed. 1889].
BARBOSA, Rui. Reforma do ensino primário e várias instituições complementares da instrução pública Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1982[1a. ed. 1883]. Disponível em https://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/242356
CHERVEL, André). História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Porto Alegre: Teoria & Educação, 2, 177-228. 1990. Disponível em https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3986904/mod_folder/content/0/Chervel.pdf?forcedownload=1
DE CERTEAU, Michel . A operação Historiográfica. In: CERTEAU, Michel de. A escrita da História. Rio de Janeiro: Forense - Universitária, 1982
DE CERTEAU, M. Fazer com: usos e táticas. In: A invenção do cotidiano: artes do fazer. Trad. de Ephraim Alves. Vozes: Petrópolis 1994.
CHARTIER, R. A história cultural – entre práticas e representações. Lisboa: Difel; Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.
GIARD, L. história de uma pesquisa. In: DE CERTEAU. A invenção do cotidiano: artes do fazer. Trad. de Ephraim Alves. Vozes: Petrópolis, 1994.
GONDRA, José. A emergência da escola. São Paulo: Cortez, 2018.
GUIMARÃES, M. D.; SILVA, M. R. I. S.; FRANÇA, D. M. Que aritmética para ensinar sistema métrico decimal? Saberes profissionais para o seu ensino. Educação em questão, v. 58, p. 1-22, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218969. Acesso em: 07 abr. 2020.
FRANÇA, D. M. A. Do primário ao primeiro grau: as transformações da Matemática nas orientações das Secretarias de Educação de São Paulo (1961-1979). São Paulo: USP, 2012. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
FRANÇA, D. M. Matemática nas séries iniciais: o que mudou? . Curitiba: Appris,2019
HOFSTETTER, R; SCHNEUWLY, B; FREYMOND, M. Penetrar na verdade da escola para ter elementos concretos de sua avaliação: A irresistível institucionalização do expert em educação (século XIX e XX) in: VALENTE, W.R; HOFSTETTER, R. Orgs. Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. 1. ed. - São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017 (Coleção contextos da Ciência)
HOFSTETTER, R.; SCHENEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (org.). Saberes em (trans)formação: um tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017. p. 113-172.
JULIA, Dominique. (2002) Disciplinas escolares: objetivos, ensino e apropriação. In LOPES, Alice & MACEDO, Elizabeth. Disciplinas e integração curricular: história e política. Rio de Janeiro: DP&A.
LEME DA SILVA, M. C.; VALENTE, W. R. Uma breve história do ensinar e aprender matemática nos anos iniciais: uma contribuição para a formação de professores. Educ. Matem. Pesquisa, São Paulo, v. 15, n. especial, p. 857-871, 2013. Disponível em:https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/160851
OLIVEIRA, M. Resenha A Matemática Escolar nas mudanças pedagógicas. PINTO; VALENTE. (Orgs.). Saberes elementares matemáticos em circulação no Brasil: dos documentos oficiais às revistas pedagógicas, 1890-1970. In: Cadernos de História da Educação, v.15, n.2, p. 889-896, maio-ago. 2016
VALENTE, W. R. História da educação matemática nos anos iniciais: a passagem do Simples/complexo para o fácil/difícil. In: Cadernos De História Da Educação, 14(1).2015 Recuperado de http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/32131
VALENTE, W. R. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: os saberes para a formação do educador matemático. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. p. 201-228.
VALENTE, W. R; BERTINI, L. F.; MORAIS, R. S. Saber profissional do professor que ensina matemática: discussões teórico-metodológicas de uma pesquisa coletiva em perspectiva histórica, Rev. Bras. Hist. Educ. vol.21, Maringá, 2021
VALENTE, W. R. Como ensinar matemática no curso primário? Uma questão de conteúdos e métodos, 1890-1930. Perspectiva da Educação Matemática, v. 8, n, 17, p. 192-207, 2015.
VALENTE, W. R. História da educação matemática nos anos iniciais: a passagem do simples/complexo para o fácil/difícil. Cadernos de História da Educação, v. 14, n. 1, 2 nov. 2015. Acesso em: 28 jul. 2019
VALENTE, W. R . A constituição do elementar matemático: uma análise de programas de ensino (São Paulo (1890-1950). Educação Unisinos.19(2):196-205, maio/agosto 2015
VIDAL, Diana & SCHWARTZ, Cleonara (orgs.). História das culturas escolares no Brasil. Vitória: EFUFES/SBHE, 2010.
PINTO, Neuza Bertoni; OLIVEIRA, M. Resenha A Matemática Escolar nas mudanças pedagógicas. PINTO; VALENTE. (Orgs.). Saberes elementares matemáticos em circulação no Brasil: dos documentos oficiais às revistas pedagógicas, 1890-1970. In: Cadernos de História da Educação, v.15, n.2, p. 889-896, maio-ago. 2016
PINTO, Neuza Bertoni; VALENTE, Wagner Rodrigues (Orgs.). Saberes elementares matemáticos em circulação no Brasil: dos documentos oficiais às revistas pedagógicas, 1890-1970. São Paulo: LF Editora, 2016. 240f.
VALENTE, W. R. Como ensinar matemática no curso primário? Uma questão de conteúdos e métodos, 1890-1930. Perspectiva da Educação Matemática, v. 8, n, 17, p. 192-207, 2015.
VALENTE, W. R. História da educação matemática nos anos iniciais: a passagem do simples/complexo para o fácil/difícil. Cadernos de História da Educação, v. 14, n. 1, 2 nov. 2015. Acesso em: 28 jul. 2019.
VALENTE, W. R . A constituição do elementar matemático: uma análise de programas de ensino (São Paulo (1890-1950). Educação Unisinos.19(2):196-205, maio/agosto 2015
Periódicos
Revista História da Educação. Pelotas: UFPEl. http://fae.ufpel.edu.br/asphe/revista/index.html
Revista Brasileira de História da Educação. www.sbhe.org.br
Cadernos de história da Educação. Universidade Federal de Uberlândia. http://www.seer.ufu.br/index.php/che/
Revista Histedbr On-line. http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/39/index.html
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos: http://www.rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP
Revista de História da Educação Matemática -http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT
Associações
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - http://www.sbpcnet.org.br/site/home/
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação – ANPEd – www.anped.org.br
Sociedade Brasileira de História da Educação – www.sbhe.org.br
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação – ASPHE: http://www.asphe.com.br/
Programa de Pós-graduação em Educação da UERJ – ProPEd: www.proped.pro.br
GHEMAT Brasil - Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática-https://ghemat-brasil.com.br/home/
Fontes:
Arquivo Nacional - www.arquivonacional.gov.br/
Biblioteca Nacional – www.bn.br
Hemeroteca Digital - http://bndigital.bn.br/hemeroteca-digital/
Arquivo do Estado do Rio de Janeiro - http://www.aperj.rj.gov.br/
Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro - http://www.rio.rj.gov.br/web/arquivogeral/principal
Universidade de Chicago - http://www.crl.edu/brazil
Arquivo Público do Estado de São Paulo – Memória da Educação - http://www.arquivoestado.sp.gov.br/educacao/index.php
Câmara dos Deputados - http://www2.camara.gov.br/ ou http://www2.camara.gov.br/atividade-legislativa/legislacao/publicacoes/doimperio
Real Gabinete Português de Leitura - http://www.realgabinete.com.br/portalWeb/
Repositório da UFSC- https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/1769
Youtube
UNIFESP
Saberes de professores
Podcast
Folha na sala
Episódio 2 – A professora que ousou ensinar ciências às meninas no início do século XIX.
https://open.spotify.com/episode/536GIFXguAr2YnWPJgwCMd?si=e369013afddf4375
No item apresentação de Pesquisas em andamento pelo GHEMAT-Rio pode ser apresentados: Projetos de pesquisa; Textos de qualificação, artigos que estão em andamento ou publicados, dissertações e teses defendidas.
Oferecida em: 2022.2
Idiomas: Português - Inglês - Espanhol - Francês

Ana Mignot: Escola, memória e cultura escrita (ME/DO)
Bibliografia: Sed dolor quaerat sit maxime doloremque sed facilis illo qui aliquid exercitationem eum ducimus Quis. Est sint blanditiis aut fugit nemo ut quaerat pariatur.
Est ratione maiores aut sequi omnis ex quia quaerat 33 pariatur repellendus id voluptatem assumenda sed mollitia laboriosam eum aspernatur fugiat. Et consequuntur asperiores ex excepturi porro non accusamus sunt.
Oferecida em: 2022.2
Idiomas: Português - Inglês - Espanhol - Francês

Ale Lima: Eleko - histórias, culturas e experiências formativas (ME/DO)
Bibliografia: Sed dolor quaerat sit maxime doloremque sed facilis illo qui aliquid exercitationem eum ducimus Quis. Est sint blanditiis aut fugit nemo ut quaerat pariatur.
Est ratione maiores aut sequi omnis ex quia quaerat 33 pariatur repellendus id voluptatem assumenda sed mollitia laboriosam eum aspernatur fugiat. Et consequuntur asperiores ex excepturi porro non accusamus sunt.
Oferecida em: 2022.2
Idiomas: Português - Inglês - Espanhol - Francês

Walter: Educação, pensamento e filosofia (ME/DO)
Bibliografia: Sed dolor quaerat sit maxime doloremque sed facilis illo qui aliquid exercitationem eum ducimus Quis. Est sint blanditiis aut fugit nemo ut quaerat pariatur.
Est ratione maiores aut sequi omnis ex quia quaerat 33 pariatur repellendus id voluptatem assumenda sed mollitia laboriosam eum aspernatur fugiat. Et consequuntur asperiores ex excepturi porro non accusamus sunt.
Oferecida em: 2022.2
Idiomas: Português - Inglês - Espanhol - Francês

Virgínia: Políticas, Avaliação e Infâncias (ME)
Bibliografia: Sed dolor quaerat sit maxime doloremque sed facilis illo qui aliquid exercitationem eum ducimus Quis. Est sint blanditiis aut fugit nemo ut quaerat pariatur.
Est ratione maiores aut sequi omnis ex quia quaerat 33 pariatur repellendus id voluptatem assumenda sed mollitia laboriosam eum aspernatur fugiat. Et consequuntur asperiores ex excepturi porro non accusamus sunt.
Oferecida em: 2022.2
Idiomas: Português - Inglês - Espanhol - Francês

Vera Vasconcelos: NEI:P&E- Núcleo de Estudos da Infância: Pesquisa & Extensão (DO)
Bibliografia: Sed dolor quaerat sit maxime doloremque sed facilis illo qui aliquid exercitationem eum ducimus Quis. Est sint blanditiis aut fugit nemo ut quaerat pariatur.
Est ratione maiores aut sequi omnis ex quia quaerat 33 pariatur repellendus id voluptatem assumenda sed mollitia laboriosam eum aspernatur fugiat. Et consequuntur asperiores ex excepturi porro non accusamus sunt.
Oferecida em: 2022.2
Idiomas: Português - Inglês - Espanhol - Francês

Stela Caputo: Grupo de Pesquisa Kékeré (ME/DO)
Bibliografia: Sed dolor quaerat sit maxime doloremque sed facilis illo qui aliquid exercitationem eum ducimus Quis. Est sint blanditiis aut fugit nemo ut quaerat pariatur.
Est ratione maiores aut sequi omnis ex quia quaerat 33 pariatur repellendus id voluptatem assumenda sed mollitia laboriosam eum aspernatur fugiat. Et consequuntur asperiores ex excepturi porro non accusamus sunt.
Oferecida em: 2022.2
Idiomas: Português - Inglês - Espanhol - Francês

Rita Ribes: GPICC - Infância e Cultura Contemporânea (ME/DO)
Bibliografia: Sed dolor quaerat sit maxime doloremque sed facilis illo qui aliquid exercitationem eum ducimus Quis. Est sint blanditiis aut fugit nemo ut quaerat pariatur.
Est ratione maiores aut sequi omnis ex quia quaerat 33 pariatur repellendus id voluptatem assumenda sed mollitia laboriosam eum aspernatur fugiat. Et consequuntur asperiores ex excepturi porro non accusamus sunt.
Oferecida em: 2022.2
Idiomas: Português - Inglês - Espanhol - Francês

Maria Luíza: IJEC - Infância, Juventude, Educação e Cultura (ME/DO)
Bibliografia: Sed dolor quaerat sit maxime doloremque sed facilis illo qui aliquid exercitationem eum ducimus Quis. Est sint blanditiis aut fugit nemo ut quaerat pariatur.
Est ratione maiores aut sequi omnis ex quia quaerat 33 pariatur repellendus id voluptatem assumenda sed mollitia laboriosam eum aspernatur fugiat. Et consequuntur asperiores ex excepturi porro non accusamus sunt.
Oferecida em: 2022.2
Idiomas: Português - Inglês - Espanhol - Francês

Lisandra: Infância. Juventude. Protagonismo (ME/DO)
Bibliografia: Sed dolor quaerat sit maxime doloremque sed facilis illo qui aliquid exercitationem eum ducimus Quis. Est sint blanditiis aut fugit nemo ut quaerat pariatur.
Est ratione maiores aut sequi omnis ex quia quaerat 33 pariatur repellendus id voluptatem assumenda sed mollitia laboriosam eum aspernatur fugiat. Et consequuntur asperiores ex excepturi porro non accusamus sunt.
Oferecida em: 2022.2
Idiomas: Português - Inglês - Espanhol - Francês

Lígia Aquino: Infância e Saber Docente (ME/DO)
Bibliografia: Sed dolor quaerat sit maxime doloremque sed facilis illo qui aliquid exercitationem eum ducimus Quis. Est sint blanditiis aut fugit nemo ut quaerat pariatur.
Est ratione maiores aut sequi omnis ex quia quaerat 33 pariatur repellendus id voluptatem assumenda sed mollitia laboriosam eum aspernatur fugiat. Et consequuntur asperiores ex excepturi porro non accusamus sunt.
Oferecida em: 2022.2
Idiomas: Português - Inglês - Espanhol - Francês

Dilton: Grupo de Pesquisa (ME/DO)
Bibliografia: Sed dolor quaerat sit maxime doloremque sed facilis illo qui aliquid exercitationem eum ducimus Quis. Est sint blanditiis aut fugit nemo ut quaerat pariatur.
Est ratione maiores aut sequi omnis ex quia quaerat 33 pariatur repellendus id voluptatem assumenda sed mollitia laboriosam eum aspernatur fugiat. Et consequuntur asperiores ex excepturi porro non accusamus sunt.
Oferecida em: 2022.2
Idiomas: Português - Inglês - Espanhol - Francês

Conceição Firmina: Licença Procad
Bibliografia: Sed dolor quaerat sit maxime doloremque sed facilis illo qui aliquid exercitationem eum ducimus Quis. Est sint blanditiis aut fugit nemo ut quaerat pariatur.
Est ratione maiores aut sequi omnis ex quia quaerat 33 pariatur repellendus id voluptatem assumenda sed mollitia laboriosam eum aspernatur fugiat. Et consequuntur asperiores ex excepturi porro non accusamus sunt.
Oferecida em: 2022.2
Idiomas: Português - Inglês - Espanhol - Francês