Opções de inscrição

Princípios teórico-metodológicos da pesquisa em Educação Inclusiva

Princípios teórico-metodológicos da pesquisa em Educação Inclusiva

EMENTA
- A busca da verdade em Ciência: Do modelo positivista ao paradigma multicultural; - A arte de pesquisar: “A formulação de um problema é mais essencial que sua solução”; – Da formulação do problema à escolha do referencial teórico; - Paradigmas de Pesquisa, seus pressupostos e a dialética sobre tradições quantitativas e qualitativas: repensando a falsa dicotomia; - Métodos e instrumentos de coleta de dados: objetividade x subjetividade, critérios de rigor e a polêmica sobre a validade da pesquisa; - Classificação da pesquisa: quanto à natureza, ao método ou abordagem metodológica, aos objetivos e aos procedimentos de pesquisa.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. O Método nas Ciências Sociais. Revisão da bibliografia. In: ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais. São Paulo: Pioneira, 1998, p. 179 - 188.
GATTI, Bernardete A. Implicações e Perspectivas da Pesquisa Educacional no Brasil Contemporâneo. Caderno de Pesquisa, n.113, p.65081, julho/2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/VVXgbRbzwwsLTZvmYSL6M9b/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 9 agosto 2023.
GOLDENBERG, Mirian. (Re)Aprendendo a olhar. In: GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: Como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 2ª Edição. Rio de Janeiro: Record, 1998.
GOLDENBERG, Mirian. Pesquisa Qualitativa em Ciências Sociais. In: GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: Como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 2ª Edição. Rio de Janeiro: Record, 1998, p. 16-24.
GOLDENBERG, Mirian. Integração entre Análise Quantitativa e Qualitativa. In: GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: Como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 2ª Edição. Rio de Janeiro: Record, 1998, p.61-67.
IVENICKI, Ana; CANEN, Alberto. Metodologia da Pesquisa: de um modelo único à diversidade de paradigmas e metodologias. In: IVENICKI, Ana; CANEN, Alberto. Metodologia da Pesquisa: rompendo fronteiras curriculares. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2016, p.1-19.
IVENICKI, Ana; CANEN, Alberto. Pluralidade de Paradigmas e Critérios de Rigor em Pesquisas. In: IVENICKI, Ana; CANEN, Alberto. Metodologia da Pesquisa: rompendo fronteiras curriculares. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2016, p.21-35.
KUHN, Thomas S. A Prioridade dos Paradigmas. In: KUHN, Thomas S. A Estrutura das Revoluções Científicas. Tradução Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. São Paulo: Perspectiva, 2009, p.67-76.
KUHN, Thomas S. A Anomalia e a Emergência das Descobertas Científicas. In: KUHN, Thomas S. A Estrutura das Revoluções Científicas. Tradução Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. São Paulo: Perspectiva, 2009, p.77-92.
KUHN, Thomas S. As Crises e a Emergência das Teorias Científicas. In: KUHN, Thomas S. A Estrutura das Revoluções Científicas. Tradução Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. São Paulo: Perspectiva, 2009, p.93-106.
KUHN, Thomas S. A Resposta à Crise. In: KUHN, Thomas S. A Estrutura das Revoluções Científicas. Tradução Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. São Paulo: Perspectiva, 2009, p.107-123.
NASCIMENTO, Francisco Paulo do; SOUSA, Flávio Luís Leite. Dialética sobre tradições quantitativas e qualitativas. Objetivismo e subjetivismo em pesquisa científica. In: NASCIMENTO, Francisco Paulo do; SOUSA, Flávio Luís Leite. Metodologia da Pesquisa: Teoria e prática. Brasília: Thesauros, 2015, p. 163-182.
NASCIMENTO, Francisco Paulo do; SOUSA, Flávio Luís Leite. Os construtores da Ciência. In: NASCIMENTO, Francisco Paulo do; SOUSA, Flávio Luís Leite. Metodologia da Pesquisa: Teoria e prática. Brasília: Thesauros, 2015, p.71-121.
NASCIMENTO, Francisco Paulo do; SOUSA, Flávio Luís Leite. Tema e Problema. In: NASCIMENTO, Francisco Paulo do; SOUSA, Flávio Luís Leite. Metodologia da Pesquisa: Teoria e prática. Brasília: Thesauros, 2015.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Teoria e prática Científica. In: Severino, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2013, p. 87-110.
NASCIMENTO, Francisco Paulo do; SOUSA, Flávio Luís Leite. Classificação da Pesquisa. In: NASCIMENTO, Francisco Paulo do; SOUSA, Flávio Luís Leite. Metodologia da Pesquisa: Teoria e prática. Brasília: Thesauros, 2015, p. 139-151.
NUNES, Leila Regina d’Oliveira de Paula. Novas trilhas no modo de fazer pesquisa em Educação Especial. Marília: ABPEE, 2020.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Modalidades e Metodologias de Pesquisa Científica. In: SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2013, p.102-110.
WELLER, Wivian; PFAFF, Nicolle. Pesquisa qualitativa em Educação: Origens e desenvolvimentos. In: WELLER, Wivian; PFAFF, Nicolle (Orgs.). Metodologias da Pesquisa Qualitativa em Educação: Teoria e Prática. 3ª Edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013, p.12-28.

Visitantes não podem acessar este curso. Por favor faça login.