Opções de inscrição

Escola, memória e cultura escrita

Escola, memória e cultura escrita

EMENTA

Relações entre escrita e memória; Práticas, usos e representações da escrita; Escola como lugar de memória pessoal e coletiva; Memorialística e escola; Escrita escolar como fonte histórico-educativa; Escola como espaço de aprendizagem e exercício da escrita; Práticas de memória docente e Iniciativas de preservação das escritas escolares.

BIBLIOGRAFIA

ALBERCA, Manuel. La escritura invisible. Testimonios sobre el diario íntimo. Oiartzun: Sendoa, 2000.

ANTONELLI, Quinto; BECCHI, Egle (eds.). Scritture bambine. Testi infantili trapassato e presente. Roma-Bari: Laterza, 1995.

ARTIÈRES, Philippe. Arquivar a própria vida. Estudos Históricos. CPDOC/FGV. 1998. pp. 9-34.

BRAGA, Rosa Maria de Souza. Caligrafia em pauta: a legitimação de Orminda Marques no campo educacional. Rio de Janeiro. Universidade do Estado do Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Educação. Dissertação de Mestrado, 2008.

CAMACHO, Suzana Brunet. Cadernos de segredos: marcas da educação católica na escrita íntima. Rio de Janeiro: UERJ, Dissertação de Mestrado. 2005.

CARVALHO, Aline P. de Castro e MIGNOT, Ana Chrystina. “Peço perdoar os borrões”: marcas da escolarização em cartas de amor. In Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v.7.n 22. 2022. pp. 738-754.

CASTILLO GÓMEZ, Antonio. Grafias no cotidiano: escrita e sociedade na história (séculos XIX a XX). Rio de Janeiro: EdUERJ/ Niterói: EdUFF, 2021.

CASTILLO GÓMEZ, Antonio e SIERRA BLAS, Verônica (orgs). Mis primeros pasos: alfabetización, escuela y usos cotidianos de la escritura (siglos XIX y XX). Gijón: Ediciones Trea. 2008.

CASTILLO GÓMEZ, Antonio y SIERRA BLÁS, Verónica (dirs). Cinco siglos de cartas: historia y prácticas epistolares en las épocas moderna y contemporânea. Huelva: Universidad de Huelva, 2014.

GOMES, Antonia Simone Coelho. Templo do saber: a consagração da Escola Estadual Melo Viana em Carangola – Minas Gerais. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: UERJ, 2002.

KUSHNIR, Beatriz. De ordem superior... Os bilhetinhos da censura e os rostos das vozes. In GOMES, Ângela de Castro (org). Escrita de si, escrita da história. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2004, pp. 357-378.

MEDA, Juri, MONTINO, Davide e SANI, Roberto. School exercise books: a complex source for a History of the approach to schooling and education in the 19 th and 20 th centuries. Florence: Italy, 2010.

MIGNOT, Ana Chrystina e CUNHA, Maria Teresa Santos (orgs). Práticas de memória docente. São Paulo: Cortez, 2003.

NORA, Pierre. Entre memória e história. A problemática dos lugares. In. Projeto História, PUC/SP, no 10, pp. 7-28, dez. 1993.

SIERRA BLAS, Verônica, MARTINEZ, Laura e MONTEAGUDO, José Ignácio (orgs). Esos papeles tan llenos de vida... materiales para el estudio y edición de documentos personales. Girona: CCG Ediciones, 2009.

SOUZA, Elizeu Clementino de. Escritas, narrativas e doenças crônicas: cartas e processo de biografização In: MIGNOT, Ana Chrystina (orgs.). A ilusão do leitor: cartas, imprensa e educação. Curitiba: Editora CRV, 2018, p. 99-120.

PERES, E. T.. A Aprendizagem da leitura e da escrita entre negras e negros escravizados no Brasil: as várias histórias dos sem arquivos. Cadernos de História da Educação (Online), v. 19, p. 149-166, 2020.

VIDAL, Diana Gonçalves. Fim do mundo do fim: avaliação, preservação e descarte documental. In. FARIA FILHO, Luciano Mendes de (Org). Arquivos, fontes e novas tecnologias: questões para a história da educação. Campinas, SP: Autores Associados; Bragança Paulista, SP: Universidade São Francisco, 2000, pp.31- 44.

VIÑAO, Antonio. Os cadernos escolares como fonte histórica: aspectos metodológicos e historiográficos. In. MIGNOT, Ana Chrystina Venancio (org). Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008, pp. 15-34.

VIÑAO, Antonio. Las autobiografias, memórias y diarios como fuente histórico- educativa: tipología y usos. In Rio de Janeiro: Teias. Revista da Faculdade de Educação da UERJ. ano 1, no 1, pp. 82- 97, 2000.

WISSENBACH, Maria Cristina Cortez. Cartas, procurações, escapulários e patuás: os múltiplos significados da escrita entre escravos e forros na sociedade oitocentista brasileira. In Revista Brasileira de História da Educação. Editora Autores Associados/SBHE, no 4, pp. 103-122, jul-dez. 2002.

Autoinscrição (Docente Proped)
Autoinscrição (Estudante)