Opções de inscrição

Políticas de Currículo
EMENTA
Política, político e politização. Marcos teóricos de investigação das políticas de currículo. Globalização e redes políticas: relações heterárquicas e novas formas de governança. A produção discursiva em múltiplos contextos: governamentais, internacionais, escolares, disciplinares. Relações entre políticas de currículo, normatividade, identificação e subjetivação. Políticas de currículo e identidade docente. Relações entre currículo, avaliação e performatividade. Equivalências e diferenças nas políticas de currículo. Tradução das políticas. Política como contenção do diferir.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
APPADURAI, Arjun. Dimensões culturais da globalização: a modernidade sem peias, Lisboa: Teorema, 2004.
Apple, Michael; Au, Wayne; Gandin, Luís Armando (org.). Educação crítica – análise internacional. Porto Alegre, ArtMed, 2011.
Ball, S. J. (2014) Educação Global S.A.: Novas Redes Políticas e o Imaginário Neoliberal. Ponta Grossa, PR: UEPG.
Ball, Stephen & Mainardes, Jefferson. Pesquisa em Políticas Educacionais. São Paulo: Cortez, 2024.
BALL, Stephen J. e MAGUIRE, Meg. Discourse of educational reform in the United Kingdom and the USA and the work of teachers. British Journal of In-service Education, v. 20, n. 1, p. 5-16, 1994.
BALL, Stephen J., Bowe, Richard & Gold, Anne. Reforming education & changing school: case studies in policy sociology. Londres – New York: Routlegde, 1992.
BIESTA, Gert. Good education in an age of measurement: on the need to reconnect with question of purpose in education. Educ. Asse. Eval. Acc, n. 21, p. 33-46, 2009.
BIESTA, Gert. Say you want a revolution (…) Suggestions for the impossible future of critical pedagogy. Educational Theory, v. 48, n. 4, p. 499-510, 1998.
BOWE, R., BALL, Stephen J. Performatividade, privatização e o Pós-Estado do Bem Estar. Educação e Sociedade, Campinas, v.25, n. 89, p. 1105-1126, set./dez., 2004
Clarke, M. (2018) Eyes Wide Shut: The Fantasies And Disavowals Of Education Policy. Journal of Education Policy, V. 35, N. 2, P. 151–167, P. 1-17.
Clarke, Matthew. The (Absent) Politics Of Neo-Liberal Education Policy, Critical Studies In Education, Abingdon, United Kingdom, Taylor And Francis 53:3, 297-310, 2012.
COSTA, Hugo Heleno Camilo. Políticas De Currículo Para Formação De Professores. Revista Espaço do Currículo, v. 16, p. 1-11, 2023.
DALE, Roger e ROBERTSON, Susan, The varying effects of regional organizations as subjects of globalization of education. Comparative Education Review, v. 46, n. 11, p. 10-28, feb., 2002.
DIAS, Rosanne Evangelista. Desempenho regulando a docência nas políticas de currículo. Cadernos De Educação-Ufpel (Online), v. 65, p. 1-24, 2021
FRANGELLA, Rita. Muitos como Um: políticas curriculares, justiça social, equidade, democracia e as (im)possibilidades de diferir. Educar Em Revista, v. 36, p. 1-20, 2020
LOPES, Alice Casimiro. Normatividade e Intervenção Política: Em Defesa De Um Investimento Radical. In: Lopes, A. C.; Mendonça, D. De (Org.). A Teoria Do Discurso De Ernesto Laclau: Ensaios Críticos E Entrevistas. São Paulo: Annablume, 2015, P. 117-147.
LOPES, Alice Casimiro; Borges, Veronica. Formação Docente, Projeto Impossível. Cadernos De Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso), (157), P. 486-507, 2015.
MACEDO, Elizabeth. Currículo e conhecimento: aproximações entre educação e ensino. Cadernos de Pesquisa. v. 42, n.147, p. 716-737, 2012.
MACEDO, Elizabeth. #Stayathome #Fiqueemcasa: Opportunities for new governances of public education in Brazil. Prospects (Paris), p. 1-13, 2021
MACEDO, Elizabeth. A Educação E A Urgência De Desbarbarizar. O Mundo. Revista E-Curriculum (PUCSP), v. 17, p. 1101-1122, 2019.
MACEDO, Elizabeth; Ranniery, Thiago . Neoliberalismo, Subjetividade e Educação: interpelações da diferença. CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS, v. 22, p. 1-5, 2022
MAINARDES, Jefferson. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação e Sociedade, v.27, n.94, p.47-69, abr. 2006.
MARCHART, Oliver. La política y la diferencia ontological. Acerca de lo “estrictamente filosófico” en la obra de Laclau. In: CRITCHLEY, Simon & MARCHART, Oliver. Laclau – aproximaciones críticas a su obra. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2008, p. 77-97.
McLAREN, Peter; FISCHMAN, Peter. Rethinking Critical Pedagogy and the Gramscian and Freirean Legacies: From Organic to Committed Intellectuals or Critical Pedagogy, Commitment, and Praxis. Cultural Studies. Critical Methodologies. 5; 2008, p.425-447.
MORELLI, Silvia (Org.). Políticas Curriculares: Experiencias en Contextos Latinoamericanos. Rosário: Homo Sapiens, 2023.
MOUFFE, Chantal. O regresso do político. Lisboa: Gradiva, 1996.
MOUFFE, Chantal. Democracia, cidadania e a questão do pluralismo. Política & Sociedade. n. 3, p. 11-26, Out., 2003.
Pereira, Talita Vidal. Políticas e Práticas Avaliativas: Outras Possibilidades de Interpretar Antigos Problemas. Currículo Sem Fronteiras, V. 23, P. E1151-12, 2023.
POPKEWITZ, Thomas; Lindblad, S. A. (2016) Fundamentação Estatística, O Governo Da Educação e a Inclusão e Exclusão Sociais. Educação & Sociedade, Campinas, V. 3, N. 136, P. 727-754, Jul-Set.
RIZVI, Fazal e POPKEWITZ, Thomas. Globalization and the study of education. Massachusetts: Wiley-Blackwell Malden, 2009.
RIZVI, Fazal, LINGARD, Bob. Políticas educativas en un mundo globalizado. Madrid: Morata, 2013.Bibliografia: Sed dolor quaerat sit maxime doloremque sed facilis illo qui aliquid exercitationem eum ducimus Quis. Est sint blanditiis aut fugit nemo ut quaerat pariatur.
Est ratione maiores aut sequi omnis ex quia quaerat 33 pariatur repellendus id voluptatem assumenda sed mollitia laboriosam eum aspernatur fugiat. Et consequuntur asperiores ex excepturi porro non accusamus sunt.
Oferecida em: 2022.2