Opções de inscrição

História e Historiografia da Educação
EMENTA
Refletir a respeito do debate proporcionado pela renovação historiográfica, privilegiando o exame de questões relativas à escrita da história da educação, sujeitos, instituições e saberes envolvidos nesta prática. Analisar produção historiográfica nacional, procurando observar homologias e diferenças com o que vem sendo produzido em termos de história da educação em outros países, privilegiando a América Latina e África.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ALBUQUERQUE JUNIOR, Durval. História – a arte de inventar o passado. Bauru: EDUSC, 2007.
ALMEIDA, José Ricardo Pires de. História da Instrução Pública no Brasil (1500-1889). Brasília/Inep, 1989.
ARTIÈRES, Philippe. Tornar-se anônimo. Escrever anonimamente. In: RAGO, Margareth & VEIGA-NETO, Alfredo (orgs.). Para uma vida não fascista. Belo Horizonte: Autentica, 2009.
ASCOLANI, Adrián; VIDAL, Diana. (Orgs.). Reformas educativas en Brasil y en Argentina - Ensayos de historia comparada de la educación (1820-2000). Buenos Aires: Editorial Biblos, 2011.
BURGUIÈRE, Andre (org.). Dicionário das ciências históricas. Rio de Janeiro: Imago, 1993.
BURKE, Peter. A escola dos Annales (1929-1989) – a revolução francesa da historiografia. SP: UNESP, 1991.
CASTRO, Edgar. Vocabulário de Foucault. Belo Horizonte: Autentica, 2009.
CATANI, Denice. & FARIA FILHO, Luciano. Um lugar de produção e a produção de um lugar: a história e a historiografia divulgadas no GT de História da Educação da ANPEd (1985-2000) In GONDRA, José. Pesquisa em história da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
CERTEAU, Michel. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense, 1982.
CHARTIER, Roger. À beira da falésia - A história entre certezas e inquietudes. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2002.
DOSSE, François. A história em migalhas. SP: EDUSC, 2003.
FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. 4ª edição. Rio de Janeiro: Forense, 1995.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 2ª edição. São Paulo: Loyola, 1996.
FOUCAULT, Michel. O que é um autor? In: MOTTA, Manoel (org). Ditos & Escritos III. Rio de Janeiro: Forense, 2001.
FOUCAULT, Michel. As monstruosidades da crítica. In: MOTTA, Manoel (org). Ditos & Escritos III. Rio de Janeiro: Forense, 2001.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 4ªed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.
FOUCAULT, Michel. Sobre as maneiras de escrever a história. In: Ditos & Escritos II (Arqueologia das Ciências e História dos Sistemas de Pensamento). Rio de Janeiro: Forense, 2000.
FOUCAULT, Michel. Nietzsche, a genealogia, a história. In: Ditos & Escritos II. (Arqueologia das Ciências e História dos Sistemas de Pensamento). Rio de Janeiro: Forense, 2000.
FOUCAULT, Michel. Retornar à história. In: Ditos & Escritos II. (Arqueologia das Ciências e História dos Sistemas de Pensamento). Rio de Janeiro: Forense, 2000.
FOUCAULT, Michel. A propósito daqueles que fazem a história. In: Ditos & Escritos VI (Repensar a política). Rio de Janeiro: Forense, 2010.
FOUCAULT, Michel. O estilo da história. In: Ditos & Escritos VIII (Segurança, penalidade e prisão). Rio de Janeiro: Forense, 2012.
FOUCAULT, Michel. Le discours philosophique. Paris: Gallimard, 2023.
FURLANETTO, Maria & SOUZA, Osmar (orgs). Foucault e a autoria. Florianópolis: Editora Insular, 2006.
GONDRA, José. Pesquisa em história da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
GONDRA, José. Paul-Michel Foucault – Uma caixa de ferramentas para história da educação? In; FARIA FILHO, Luciano (org.) Pensadores sociais e história da educação I. Belo Horizonte: Autentica, 2009.
GONDRA, José G. Temperar a alma, retemperar os músculos: corpo e História da Educação em Afranio Peixoto. Pro-Posições, Campinas, v.22, n.3, p.19-34, 2011. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072011000300003
GONDRA, José; SILVA, José Cláudio S. Escritas da história - um estudo da produção de Afranio Peixoto. In: GONDRA, José; SILVA, José Cláudio. História da Educação na América Latina: ensinar & escrever. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011.
GONDRA, José G.; SILVA, José C. Sooma. Textbooks in the history of education: notas para pensar as narrativas de Paul Monroe, Stephen Duggan e Afranio Peixoto. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 92, p. 702-722, 2011a.
GONDRA, José. Telescópios, microscópios, incertezas: Jacques Revel na história e na história da educação. In: FARIA FILHO, Luciano & LOPES, Eliane M. T. (orgs.) Pensadores sociais e história da educação II. Belo Horizonte: Autentica, 2012.
GONDRA, José & SILY, Paulo. Narrativas da História e Representações do Estado: Um estudo do caso Stephen Duggan (1870-1950). Revista Teias,13 (28), 2012a.
GONDRA, José & SILY, Paulo. Narrativas em Trânsito: Apontamentos sobre internacionalização da história e historiografia da educação nas Américas (1916-1934). Revista Mexicana de Historia de la Educación, 1 (2), jul-dez, 2013.
GONDRA, José G.; FAVARO, Marta R. G. Uma faculdade esquecida: disciplina, instituição e sujeitos na História da Educação da UERJ-Maracanã (1973-1991). In: GONDRA, José, MENEZES, Roni & SILVA, Maria de Lourdes. História da Educação no Rio de Janeiro: Instituições, Saberes e Sujeitos.1 ed. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2014.
GONDRA, J. G. A invenção de um vazio: pistas para desconfiar de binarismos e partidarização na História da Educação. In: Haroldo de Resende. (Org.). Repensar a história da educação, pensar a política na história da educação. 1ed. São Paulo: Intermeios - Casa de Artes e Livros, 2020.
GONDRA, José. Genealogia como exercício de contramemória: Afrânio Peixoto e a emergência da escola (1932-1942). Cadernos de História da Educação, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 377–391, 2020. DOI: 10.14393/che-v19n2-2020-7. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/54475 . Acesso em: 13 jul. 2023.
GUIMARÃES, Manoel Luiz Salgado. Estudos sobre a escrita da História. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007.
HORTA, José S. B. A pesquisa e o ensino de história da educação no Brasil: onde fica a política? In: SIMÕES, Regina & GONDRA, José (orgs). Invenções, tradições e escritas da história da educação. Vitória: EDUFES, 2012.
HUNT, Lynn. A nova história cultural. Trad. Jefferson Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
JABLONKA, Ivan. “Les historians américains aux prises avec leur école – L´évolution recente de l´historiographie de l´éducation aux Ètats-Unis (1961-2001)”, Histoire de l´Éducation, Paris, 2001.
MARROU, Henri-Irinée. Sobre o conhecimento histórico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1978.
MENDEZ, Jorgelina. Entre Europa e América: a escrita da história da Educação na Argentina por Lorenzo Luzuriaga. Revista brasileira de história da educação, Maringá-PR, v. 14, n. 3 (36), p. 181-204, set./dez. 2014.
MENEZES, Roni Cleber Dias de Circuito e fronteiras da escrita da história da educação na Ibero-America: experiência de escrita de Lorenzo Luzuriaga na Espanha e na Argentina e sua Apropriação no Brasil. Revista brasileira de história da educação, Maringá-PR, v. 14, n. 3 (36), p. 181-204, set./dez. 2014.
MOACYR, Primitivo. A instrução e o Império - 1º vol. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1936.
NIUAIA, Sergio Vieira. Escola como campo de batalha: Impressos, Formação de Professores e Psicologia da Educação em Moçambique (1969-2010). 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
NUNES, Clarice. A instrução pública no Brasil e a libertinagem no Rio de Janeiro (uma leitura da primeira história sistematizada da educação brasileira). Cadernos de Pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas. n. 93, p. 51-59, 1995.
NUNES, Clarice; CARVALHO, Marta. Historiografia da educação e fontes. In: GONDRA, José. Pesquisa em história da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
PASCHE, Aline de Morais Limeira. A história da educação por Thomas Ransom Giles. Revista brasileira de história da educação. Maringá-PR, v. 14, n. 3 (36), p. 181-204, set./dez. 2014.
PEIXOTO, Afranio. Noções de História da Educação. São Paulo: Companhia editora nacional, 1933.
PINHEIRO, A. C. F. Historiadores da educação brasileira: gerações em diálogo. Revista Brasileira de História da Educação, v. 19, p. e059, 16 jun. 2019. Disponível em https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/47525/pdf Acesso em 13 de jul de 2023.
PROST, Antoine. Doze lições sobre a história. Belo Horizonte: Autentica, 2008.
REVEL, Jacques. História e historiografia – Exercícios críticos. Curitiba: Editora da UFPR, 2010.
REVEL, Jacques. Proposições – ensaios de história e historiografia. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2009.
REVEL, Jacques. (org.) Jogos de escalas – a experiência da microanálise. Rio de Janeiro: FGV, 1998.
REVEL, Judith. Foucault – conceitos essenciais. São Carlos: Editora Claraluz, 2005.
ROUSMANIERE, Kate. Historiografia da Educação Americana: pragmatismo, consenso, revisionismo e novo revisionismo. Revista brasileira de história da educação., Maringá-PR, v. 14, n. 3 (36), p. 181-204, set./dez. 2014.
SOOMA SILVA, José Cláudio & FAVARO, Marta Regina Gimenez. Paul Monroe e a circulação de uma modalidade narrativa para se pensar e ensinar as histórias da educação. Revista brasileira de história da educação. Maringá-PR, v. 14, n. 3 (36), p. 181-204, set./dez. 2014. Disponível em http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38899 Acesso em 26 de julho de 2018.
SOUZA, Pedro. Michel Foucault – o trajeto da voz na ordem do discurso. Campinas: Editora RG, 2009.
TELLES, Norma. A escrita como prática de si. In: RAGO, Margareth & VEIGA-NETO, Alfredo (orgs.). Para uma vida não fascista. Belo Horizonte: Autentica, 2009.
VEYNE, Paul. Como se escreve a história. Brasília: EdUnB, 1998.
VIDAL, Diana. A difícil arte de escrever história das práticas. 2ª edição. In: FARIA FILHO, Luciano (org.) Pensadores sociais e história da educação. Belo Horizonte: Autentica, 2009.
ZIMBICO, Octávio José. "Morre a tribo e nasce a nação"? Política, administração e história do ensino primário em Moçambique. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Refletir a respeito do debate proporcionado pela renovação historiográfica, privilegiando o exame de questões relativas à escrita da história da educação, sujeitos, instituições e saberes envolvidos nesta prática. Analisar produção historiográfica nacional, procurando observar homologias e diferenças com o que vem sendo produzido em termos de história da educação em outros países, privilegiando a América Latina e África.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ALBUQUERQUE JUNIOR, Durval. História – a arte de inventar o passado. Bauru: EDUSC, 2007.
ALMEIDA, José Ricardo Pires de. História da Instrução Pública no Brasil (1500-1889). Brasília/Inep, 1989.
ARTIÈRES, Philippe. Tornar-se anônimo. Escrever anonimamente. In: RAGO, Margareth & VEIGA-NETO, Alfredo (orgs.). Para uma vida não fascista. Belo Horizonte: Autentica, 2009.
ASCOLANI, Adrián; VIDAL, Diana. (Orgs.). Reformas educativas en Brasil y en Argentina - Ensayos de historia comparada de la educación (1820-2000). Buenos Aires: Editorial Biblos, 2011.
BURGUIÈRE, Andre (org.). Dicionário das ciências históricas. Rio de Janeiro: Imago, 1993.
BURKE, Peter. A escola dos Annales (1929-1989) – a revolução francesa da historiografia. SP: UNESP, 1991.
CASTRO, Edgar. Vocabulário de Foucault. Belo Horizonte: Autentica, 2009.
CATANI, Denice. & FARIA FILHO, Luciano. Um lugar de produção e a produção de um lugar: a história e a historiografia divulgadas no GT de História da Educação da ANPEd (1985-2000) In GONDRA, José. Pesquisa em história da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
CERTEAU, Michel. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense, 1982.
CHARTIER, Roger. À beira da falésia - A história entre certezas e inquietudes. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2002.
DOSSE, François. A história em migalhas. SP: EDUSC, 2003.
FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. 4ª edição. Rio de Janeiro: Forense, 1995.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 2ª edição. São Paulo: Loyola, 1996.
FOUCAULT, Michel. O que é um autor? In: MOTTA, Manoel (org). Ditos & Escritos III. Rio de Janeiro: Forense, 2001.
FOUCAULT, Michel. As monstruosidades da crítica. In: MOTTA, Manoel (org). Ditos & Escritos III. Rio de Janeiro: Forense, 2001.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 4ªed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.
FOUCAULT, Michel. Sobre as maneiras de escrever a história. In: Ditos & Escritos II (Arqueologia das Ciências e História dos Sistemas de Pensamento). Rio de Janeiro: Forense, 2000.
FOUCAULT, Michel. Nietzsche, a genealogia, a história. In: Ditos & Escritos II. (Arqueologia das Ciências e História dos Sistemas de Pensamento). Rio de Janeiro: Forense, 2000.
FOUCAULT, Michel. Retornar à história. In: Ditos & Escritos II. (Arqueologia das Ciências e História dos Sistemas de Pensamento). Rio de Janeiro: Forense, 2000.
FOUCAULT, Michel. A propósito daqueles que fazem a história. In: Ditos & Escritos VI (Repensar a política). Rio de Janeiro: Forense, 2010.
FOUCAULT, Michel. O estilo da história. In: Ditos & Escritos VIII (Segurança, penalidade e prisão). Rio de Janeiro: Forense, 2012.
FOUCAULT, Michel. Le discours philosophique. Paris: Gallimard, 2023.
FURLANETTO, Maria & SOUZA, Osmar (orgs). Foucault e a autoria. Florianópolis: Editora Insular, 2006.
GONDRA, José. Pesquisa em história da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
GONDRA, José. Paul-Michel Foucault – Uma caixa de ferramentas para história da educação? In; FARIA FILHO, Luciano (org.) Pensadores sociais e história da educação I. Belo Horizonte: Autentica, 2009.
GONDRA, José G. Temperar a alma, retemperar os músculos: corpo e História da Educação em Afranio Peixoto. Pro-Posições, Campinas, v.22, n.3, p.19-34, 2011. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072011000300003
GONDRA, José; SILVA, José Cláudio S. Escritas da história - um estudo da produção de Afranio Peixoto. In: GONDRA, José; SILVA, José Cláudio. História da Educação na América Latina: ensinar & escrever. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011.
GONDRA, José G.; SILVA, José C. Sooma. Textbooks in the history of education: notas para pensar as narrativas de Paul Monroe, Stephen Duggan e Afranio Peixoto. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 92, p. 702-722, 2011a.
GONDRA, José. Telescópios, microscópios, incertezas: Jacques Revel na história e na história da educação. In: FARIA FILHO, Luciano & LOPES, Eliane M. T. (orgs.) Pensadores sociais e história da educação II. Belo Horizonte: Autentica, 2012.
GONDRA, José & SILY, Paulo. Narrativas da História e Representações do Estado: Um estudo do caso Stephen Duggan (1870-1950). Revista Teias,13 (28), 2012a.
GONDRA, José & SILY, Paulo. Narrativas em Trânsito: Apontamentos sobre internacionalização da história e historiografia da educação nas Américas (1916-1934). Revista Mexicana de Historia de la Educación, 1 (2), jul-dez, 2013.
GONDRA, José G.; FAVARO, Marta R. G. Uma faculdade esquecida: disciplina, instituição e sujeitos na História da Educação da UERJ-Maracanã (1973-1991). In: GONDRA, José, MENEZES, Roni & SILVA, Maria de Lourdes. História da Educação no Rio de Janeiro: Instituições, Saberes e Sujeitos.1 ed. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2014.
GONDRA, J. G. A invenção de um vazio: pistas para desconfiar de binarismos e partidarização na História da Educação. In: Haroldo de Resende. (Org.). Repensar a história da educação, pensar a política na história da educação. 1ed. São Paulo: Intermeios - Casa de Artes e Livros, 2020.
GONDRA, José. Genealogia como exercício de contramemória: Afrânio Peixoto e a emergência da escola (1932-1942). Cadernos de História da Educação, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 377–391, 2020. DOI: 10.14393/che-v19n2-2020-7. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/54475 . Acesso em: 13 jul. 2023.
GUIMARÃES, Manoel Luiz Salgado. Estudos sobre a escrita da História. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007.
HORTA, José S. B. A pesquisa e o ensino de história da educação no Brasil: onde fica a política? In: SIMÕES, Regina & GONDRA, José (orgs). Invenções, tradições e escritas da história da educação. Vitória: EDUFES, 2012.
HUNT, Lynn. A nova história cultural. Trad. Jefferson Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
JABLONKA, Ivan. “Les historians américains aux prises avec leur école – L´évolution recente de l´historiographie de l´éducation aux Ètats-Unis (1961-2001)”, Histoire de l´Éducation, Paris, 2001.
MARROU, Henri-Irinée. Sobre o conhecimento histórico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1978.
MENDEZ, Jorgelina. Entre Europa e América: a escrita da história da Educação na Argentina por Lorenzo Luzuriaga. Revista brasileira de história da educação, Maringá-PR, v. 14, n. 3 (36), p. 181-204, set./dez. 2014.
MENEZES, Roni Cleber Dias de Circuito e fronteiras da escrita da história da educação na Ibero-America: experiência de escrita de Lorenzo Luzuriaga na Espanha e na Argentina e sua Apropriação no Brasil. Revista brasileira de história da educação, Maringá-PR, v. 14, n. 3 (36), p. 181-204, set./dez. 2014.
MOACYR, Primitivo. A instrução e o Império - 1º vol. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1936.
NIUAIA, Sergio Vieira. Escola como campo de batalha: Impressos, Formação de Professores e Psicologia da Educação em Moçambique (1969-2010). 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
NUNES, Clarice. A instrução pública no Brasil e a libertinagem no Rio de Janeiro (uma leitura da primeira história sistematizada da educação brasileira). Cadernos de Pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas. n. 93, p. 51-59, 1995.
NUNES, Clarice; CARVALHO, Marta. Historiografia da educação e fontes. In: GONDRA, José. Pesquisa em história da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
PASCHE, Aline de Morais Limeira. A história da educação por Thomas Ransom Giles. Revista brasileira de história da educação. Maringá-PR, v. 14, n. 3 (36), p. 181-204, set./dez. 2014.
PEIXOTO, Afranio. Noções de História da Educação. São Paulo: Companhia editora nacional, 1933.
PINHEIRO, A. C. F. Historiadores da educação brasileira: gerações em diálogo. Revista Brasileira de História da Educação, v. 19, p. e059, 16 jun. 2019. Disponível em https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/47525/pdf Acesso em 13 de jul de 2023.
PROST, Antoine. Doze lições sobre a história. Belo Horizonte: Autentica, 2008.
REVEL, Jacques. História e historiografia – Exercícios críticos. Curitiba: Editora da UFPR, 2010.
REVEL, Jacques. Proposições – ensaios de história e historiografia. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2009.
REVEL, Jacques. (org.) Jogos de escalas – a experiência da microanálise. Rio de Janeiro: FGV, 1998.
REVEL, Judith. Foucault – conceitos essenciais. São Carlos: Editora Claraluz, 2005.
ROUSMANIERE, Kate. Historiografia da Educação Americana: pragmatismo, consenso, revisionismo e novo revisionismo. Revista brasileira de história da educação., Maringá-PR, v. 14, n. 3 (36), p. 181-204, set./dez. 2014.
SOOMA SILVA, José Cláudio & FAVARO, Marta Regina Gimenez. Paul Monroe e a circulação de uma modalidade narrativa para se pensar e ensinar as histórias da educação. Revista brasileira de história da educação. Maringá-PR, v. 14, n. 3 (36), p. 181-204, set./dez. 2014. Disponível em http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38899 Acesso em 26 de julho de 2018.
SOUZA, Pedro. Michel Foucault – o trajeto da voz na ordem do discurso. Campinas: Editora RG, 2009.
TELLES, Norma. A escrita como prática de si. In: RAGO, Margareth & VEIGA-NETO, Alfredo (orgs.). Para uma vida não fascista. Belo Horizonte: Autentica, 2009.
VEYNE, Paul. Como se escreve a história. Brasília: EdUnB, 1998.
VIDAL, Diana. A difícil arte de escrever história das práticas. 2ª edição. In: FARIA FILHO, Luciano (org.) Pensadores sociais e história da educação. Belo Horizonte: Autentica, 2009.
ZIMBICO, Octávio José. "Morre a tribo e nasce a nação"? Política, administração e história do ensino primário em Moçambique. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Visitantes não podem acessar este curso. Por favor faça login.