Enrolment options

Saberes Afro-Diaspóricos e História da Educação
EMENTA
A introdução de vidas humanas oriundas do continente africano ao Novo Mundo, através de uma dolorosa viagem pelo Atlântico, “é o nascimento não somente da moderna Diáspora Africana, como também, da própria modernidade” (GOMEZ, 2005, p. 82). A diáspora ou dispersão de africanos para as Américas foi bastante intensificada pelo tráfico de escravizados entre os séculos XVI e XIX. Ao todo, foram trazidos aproximadamente 12 milhões de africanos para as Américas, dos quais, em torno de 40% tiveram como destino o Brasil (FLORENTINO, 1997, p. 23). O que hoje identificamos como Brasil, mas que dos séculos XVI a início do século XIX era entendido como América Portuguesa, recebeu o maior número de africanos na diáspora e foi o último país das Américas a abolir o trabalho escravo. Estima-se que mais de 5 milhões de africanas e africanos foram trazidos para o Brasil, “com as primeiras levas chegando em 1550 e as últimas na década de 1860, já que existem registros de envio ilegal de africanos entre 1858 e 1862 (SCHWARCZ & GOMES, 2018, p. 18).
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BARBOSA, Marialva. Escravos e o Mundo da Comunicação: oralidade, leitura e escrita no século XIX. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016.
BLOUET, Olwyn. To Make Society Safe for Freedom: Slave Education in Barbados, 1823-33. The Journal of African American History, Vol. 65, 1980.
BLY, Antonio T. Breaking with tradition: Slave literacy in early Virginia, 1680—1780. Dissertations, Theses, and Masters Projects, 2006. https://dx.doi.org/doi:10.21220/s2-t7jj-4y38
_____. “Pretends he can read”: Runaways and Literacy in Colonial America, 1730–1776. Early American Studies, Vol. 6, No. 2 (Fall 2008), pp. 261-294.
CORNELIUS, Janet. “When I Can Read My Title Clear”: Literacy, Slavery, and Religion in the Antebellum South. Columbia: University of South Carolina Press. 1991.
DU BOIS, W. E. B. Black Reconstruction in America. Black Reconstruction in America. New York: Harcourt, Brace and Company, 1935.
FOUCHARD, Jean. Les marrons du syllabaire; quelques aspects du problème de l'instruction et de l'éducation des esclaves et affranchis de Saint-Domingue. Port-au-Prince: H Deschamps, 1988.
FONSECA, Marcus Vinícius; BARROS, Surya Aarovich Pombo de. (Org.). A História da Educação dos Negros no Brasil. 1ed.Niterói: EDUFF, 2016, v. 0, p. 191-216
GOMEZ, Michael. Reversing sail: a history of the African Diaspora. Cambridge University Press, 2005.
GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveria; SILVA, Petronilha Gonçalves e. Movimento negro e educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2000, n.15, pp.134-158.
HAGER, Christopher. Word by Word: Emancipation and the Act of Writing. Cambridge, MA: Harvard University Press, 2013.
JOUVE MARTÍN, José Ramón. Esclavos de la ciudad letrada: Esclavitud, escritura y colonialismo en Lima (1650-1700). Lima: Instituto de Estudios Peruanos, 2005.
LUZ, Itacir. Laços da Diáspora: associacionismo e educabilidade entre a população negra de Pernambuco na primeira metade do século XIX. Belo Horizonte: Tese (Doutorado em Educação), UFMG, 2014.
MELLO, Priscilla. Escolas escravas, madraças corânicas. Leitura, escrita e geomancia Malê no Império do Brasil. Niterói: Intertexto, 2015.
OLIVEIRA, Klebson (2004). E agora, com a escrita, os escravos! In: COSTA, Sônia Borba Bastos; MACHADO FILHO, Américo Venâncio Lopes. (Orgs.). Do português arcaico ao português brasileiro. Salvador: EDUFBA. p. 139-162
PINTO, Ana Flávia Magalhães. Fortes laços em linhas rotas: literatos negros, racismo e cidadania na segunda metade do século XIX. Campinas: Tese (Doutorado em História), UNICAMP, 2014.
_____. De pele escura e tinta preta: a imprensa negra do século XIX (1833-1899). Brasília: Dissertação (Mestrado em História), UnB, 2006.
RIBEIRO NETO, Alexandre. Acalanto: ensinando as primeiras letras aos filhos dos libertos em Vassouras (1871-1910). In: Mac Cord, CORD, Marcelo Mac; ARAÚJO, Carlos Eduardo; GOMES, Flávio. Rascunhos cativos: educação, escolas e ensino no Brasil escravista. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2017.
____. FIOS DO NOVELO: crianças negras, educação e trabalho em Vassouras, 1871-1910. Tese (Doutorado em Educação), UERJ, 2015.
SCHUELER, Alessandra. Trajetórias cruzadas e ação docente em luta por educação: André Rebouças, José do Patrocínio e Manuel Querino. In: FONSECA, Marcus Vinícius; BARROS, Surya Aarovich Pombo de. (Org.). A História da Educação dos Negros no Brasil. 1ed.Niterói: EDUFF, 2016, v. 0, p. 191-216.
SILVA, Alexandra Lima da. Flores de Ébano: Escrita de si como prática de liberdade. 1. ed. Rio de Janeiro: Kitabu, 2022. v. 1. 150p.
____. Jardim Secreto: Educação como desejo de liberdade na diáspora africana (Impresso). 1. ed. Rio de Janeiro: Mauad X, 2021. v. 1. 180p.