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Mulheres e interseccionalidades
EMENTA
Refletir a respeito do debate sobre gênero no universo das relações histórico-culturais e, em especial, aquelas relacionadas as desigualdades e injustiças sociais. História de mulheres e o seu papel na história do ocidente. Examinar questões relativas à teoria feminista na escrita da história da educação brasileira. Analisar a produção historiográfica das mulheres e sua contribuição às ciências e à produção do conhecimento. Debater o estigma da sexualidade feminina e as políticas para a igualdade de gênero. Relacionar gênero e identidade sexual no debate contemporâneo.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
AKOTIRENE, Carla. O que é interseccionalidade? São Paulo: Ed. Letramento, 2018.
AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Pólen, 2019. 152p. (Feminismos Plurais / coordenação de Djamila Ribeiro).
ALMEIDA, Tânia Mara Campos. 'Gênero' e 'raça' nas relações e desigualdades sociais - noções preliminares. In: Lourdes Bandeira; Mariza Motta; Edson Farias. (Org.). Encontros com a Sociologia. Brasília: Selo SOL, 2019, v. 1, p. 53-77.
BEEMYN, Genny. A Presence in the Past: A Transgender Historiography Journal of Women's History, Volume 25, Number 4, Winter 2013.
CANO, Sílvia Martinez. De Evas, Marias y otras mujeres. Madrid: PPC, 2022.
CORNEJO-VALLE, Mónica; PICHARDO, J. Ignacio. La “ideología de género” frente a los derechos sexuales y reproductivos: el escenario español. Cadernos Pagu, Campinas, n. 50, e175009, 2017.
CORRÊA, Sônia. A “política do gênero”: um comentário genealógico. Cadernos Pagu, Campinas, n. 53, e185301, 2018.
DAVIS, Natalie. Mujeres de los márgenes. Tres vidas del siglo XVII. Ediciones Cátedra, 1995.
DESLANDES, Keila. Formação de professores e direitos humanos: construindo escolas promotoras da igualdade. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
GOMES, Ângela de Castro. (Org). Escrita de si, escrita da história. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2004.
GONZÁLES, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.
GONZALEZ, Lélia. A categoria político-cultural de amefricanidade. Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro, nº. 92/93 (jan./jun),1995.
JUNQUEIRA, Rogério Diniz. “Ideologia de gênero”: a gênese de uma categoria política reacionária ou: a promoção dos direitos humanos se tornou uma “ameaça à família natural”? In: RIBEIRO, Paula Regina Costa; MAGALHÃES, Joanalira Corpes (Org.). Debates contemporâneos sobre educação para a sexualidade. Rio Grande: FURG, 2017. p. 25-52.
LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho: ensaio sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
LUNA, Naara. A criminalização da “ideologia de gênero”: uma análise do debate sobre diversidade sexual na Câmara dos Deputados em 2015. Cadernos Pagu, Campinas, v. 50, 2017.
NASCIMENTO, Beatriz. Uma história feita por mãos negras. Rio de Janeiro, Zahar, 2021.
PERROT, Michelle. Os excluídos da história. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1988 (edição de 2017).
PERROT, Michelle. As mulheres ou os silêncios da história. Bauru: EDUSC, 2005.
PERROT, Michelle. História dos quartos. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
RAMIREZ, Isabel de Torres; MUÑOZ, Ana Maria M. Fuentes de información para los estudios de las mujeres. Granada: Universidade de Granada, 2000.
RIBEIRO, Luiz Felipe. Mulheres de papel. Rio de Janeiro: Forense Universitária: fundação Biblioteca Nacional, 2008.
SCOTT, Joan Wallach. Género: todavía una categoría útil para el análisis. La Manzana de la Discordia, Calli, v. 6, n. 1, p. 95-101, ene./jun. 2011.
SCOTT, Joan Wallach. Gênero: uma categoria útil para a análise histórica. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 71-99, jul./dez. 1995.
SILVA, Amanda; CÉSAR, Maria Rita de Assis. A emergência da “ideologia de gênero” no discurso católico. InterMeio, Campo Grande, v. 23, n. 46, p. 193-213, jul./dez. 2017.
SILVA, Alexandra Lima da. Pelas mãos de Eugênia. Rev. Bras. Hist. 42 (90), may-aug 2022, https://doi.org/10.1590/1806-93472022v42n90-19
SILVA, Camila Borges da; MONTELEONE, Joana; DEBOM, Paulo. A história na moda, A moda na história. (Orgs.) São Paulo: Alameda, 2019.
SOIHET, Rachel; PEDRO, Joana Maria. A emergência da pesquisa da história das mulheres e das relações de gênero. Rev. Bras. Hist. [online]. 2007, vol.27, n.54, p.281-300.
VERAS, Elias Ferreira; PEDRO, Joana Maria. Os silêncios de Clio: escrita da história e (in)visibilidade das homossexualidades no Brasil. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 6, n.13, p. 90‐109, 2014.
VIANNA, Cláudia Pereira; UNBEHAUM, Sandra. Contribuições da produção acadêmica sobre gênero nas políticas educacionais: elementos para repensar a agenda. In: CARREIRA, Denise et al. (Org.). Gênero e educação: fortalecendo uma agenda para as políticas educacionais. São Paulo: Ação Educativa: Cladem: Ecos: Geledés: Fundação Carlos Chagas, 2016. p. 55-120.
VIANNA, Cláudia Pereira; UNBEHAUM, Sandra. O gênero nas políticas públicas de educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 121, p. 77-104, 2004.
VIANNA, Cláudia Pereira. Políticas de educação, gênero e diversidade sexual: breve história de lutas, danos e resistências. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
VIGARELLO, Georges et al. História das emoções. Da antiguidade às luzes. O que diz a lei: raptar, abusar, violar. Petrópolis: Vozes, 2020, p. 484 -502.
Refletir a respeito do debate sobre gênero no universo das relações histórico-culturais e, em especial, aquelas relacionadas as desigualdades e injustiças sociais. História de mulheres e o seu papel na história do ocidente. Examinar questões relativas à teoria feminista na escrita da história da educação brasileira. Analisar a produção historiográfica das mulheres e sua contribuição às ciências e à produção do conhecimento. Debater o estigma da sexualidade feminina e as políticas para a igualdade de gênero. Relacionar gênero e identidade sexual no debate contemporâneo.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
AKOTIRENE, Carla. O que é interseccionalidade? São Paulo: Ed. Letramento, 2018.
AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Pólen, 2019. 152p. (Feminismos Plurais / coordenação de Djamila Ribeiro).
ALMEIDA, Tânia Mara Campos. 'Gênero' e 'raça' nas relações e desigualdades sociais - noções preliminares. In: Lourdes Bandeira; Mariza Motta; Edson Farias. (Org.). Encontros com a Sociologia. Brasília: Selo SOL, 2019, v. 1, p. 53-77.
BEEMYN, Genny. A Presence in the Past: A Transgender Historiography Journal of Women's History, Volume 25, Number 4, Winter 2013.
CANO, Sílvia Martinez. De Evas, Marias y otras mujeres. Madrid: PPC, 2022.
CORNEJO-VALLE, Mónica; PICHARDO, J. Ignacio. La “ideología de género” frente a los derechos sexuales y reproductivos: el escenario español. Cadernos Pagu, Campinas, n. 50, e175009, 2017.
CORRÊA, Sônia. A “política do gênero”: um comentário genealógico. Cadernos Pagu, Campinas, n. 53, e185301, 2018.
DAVIS, Natalie. Mujeres de los márgenes. Tres vidas del siglo XVII. Ediciones Cátedra, 1995.
DESLANDES, Keila. Formação de professores e direitos humanos: construindo escolas promotoras da igualdade. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
GOMES, Ângela de Castro. (Org). Escrita de si, escrita da história. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2004.
GONZÁLES, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.
GONZALEZ, Lélia. A categoria político-cultural de amefricanidade. Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro, nº. 92/93 (jan./jun),1995.
JUNQUEIRA, Rogério Diniz. “Ideologia de gênero”: a gênese de uma categoria política reacionária ou: a promoção dos direitos humanos se tornou uma “ameaça à família natural”? In: RIBEIRO, Paula Regina Costa; MAGALHÃES, Joanalira Corpes (Org.). Debates contemporâneos sobre educação para a sexualidade. Rio Grande: FURG, 2017. p. 25-52.
LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho: ensaio sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
LUNA, Naara. A criminalização da “ideologia de gênero”: uma análise do debate sobre diversidade sexual na Câmara dos Deputados em 2015. Cadernos Pagu, Campinas, v. 50, 2017.
NASCIMENTO, Beatriz. Uma história feita por mãos negras. Rio de Janeiro, Zahar, 2021.
PERROT, Michelle. Os excluídos da história. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1988 (edição de 2017).
PERROT, Michelle. As mulheres ou os silêncios da história. Bauru: EDUSC, 2005.
PERROT, Michelle. História dos quartos. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
RAMIREZ, Isabel de Torres; MUÑOZ, Ana Maria M. Fuentes de información para los estudios de las mujeres. Granada: Universidade de Granada, 2000.
RIBEIRO, Luiz Felipe. Mulheres de papel. Rio de Janeiro: Forense Universitária: fundação Biblioteca Nacional, 2008.
SCOTT, Joan Wallach. Género: todavía una categoría útil para el análisis. La Manzana de la Discordia, Calli, v. 6, n. 1, p. 95-101, ene./jun. 2011.
SCOTT, Joan Wallach. Gênero: uma categoria útil para a análise histórica. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 71-99, jul./dez. 1995.
SILVA, Amanda; CÉSAR, Maria Rita de Assis. A emergência da “ideologia de gênero” no discurso católico. InterMeio, Campo Grande, v. 23, n. 46, p. 193-213, jul./dez. 2017.
SILVA, Alexandra Lima da. Pelas mãos de Eugênia. Rev. Bras. Hist. 42 (90), may-aug 2022, https://doi.org/10.1590/1806-93472022v42n90-19
SILVA, Camila Borges da; MONTELEONE, Joana; DEBOM, Paulo. A história na moda, A moda na história. (Orgs.) São Paulo: Alameda, 2019.
SOIHET, Rachel; PEDRO, Joana Maria. A emergência da pesquisa da história das mulheres e das relações de gênero. Rev. Bras. Hist. [online]. 2007, vol.27, n.54, p.281-300.
VERAS, Elias Ferreira; PEDRO, Joana Maria. Os silêncios de Clio: escrita da história e (in)visibilidade das homossexualidades no Brasil. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 6, n.13, p. 90‐109, 2014.
VIANNA, Cláudia Pereira; UNBEHAUM, Sandra. Contribuições da produção acadêmica sobre gênero nas políticas educacionais: elementos para repensar a agenda. In: CARREIRA, Denise et al. (Org.). Gênero e educação: fortalecendo uma agenda para as políticas educacionais. São Paulo: Ação Educativa: Cladem: Ecos: Geledés: Fundação Carlos Chagas, 2016. p. 55-120.
VIANNA, Cláudia Pereira; UNBEHAUM, Sandra. O gênero nas políticas públicas de educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 121, p. 77-104, 2004.
VIANNA, Cláudia Pereira. Políticas de educação, gênero e diversidade sexual: breve história de lutas, danos e resistências. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
VIGARELLO, Georges et al. História das emoções. Da antiguidade às luzes. O que diz a lei: raptar, abusar, violar. Petrópolis: Vozes, 2020, p. 484 -502.
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