Opções de inscrição

Cotidianos e(m) narrativas

Cotidianos e(m) narrativas

EMENTA
A disciplina Cotidianos e(m) narrativas busca propiciar uma visão crítica e plural dos usos da narrativa nas pesquisas em educação. Conversando com autores do campo da Pesquisa Narrativa, da Pesquisa Autobiográfica e das Pesquisas com os cotidianos, nos propomos pensar formas possíveis de narrar os cotidianos, bem como, formas e tessituras com as quais podemos mergulhar.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA


ALVES, Nilda. Práticas pedagógicas em imagens e narrativas - memórias de processos didáticos e curriculares para pensar as escolas hoje. São Paulo: Cortez, 2019.

CERTEAU, Michel de. História e Psicanálise: entre ciência e ficção. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

EVARISTO, Conceição. A escrevivência e seus subtextos. In: DUARTE, Constância Lima; NUNES, Isabella Rosado (org.). Escrevivência: a escrita de nós. Reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020b. p. 26-46

FERRAROTTI, Franco. História e histórias de vida: o método biográfico nas Ciências Sociais. Natal: EDUFRN, 2014.

GARCIA, Alexandra; MOREIRA, Maria Alfredo; AMORIM, Antonio Carlos Rodrigues de. Narrativas, conversas e as múltiplas grafias de vida: reverberações curriculares. e-Curriculum, São Paulo , v. 21, e61431, 2023 . Disponível em . acessos em 12 jul. 2024. Epub 30-Jun-2023. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61431.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, jan./fev./mar./abr. 2002. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2017.

MADDALENA, T. L., & SKLIAR, C. (2022). NARRAR LA PANDEMIA: UNA CONVERSACIÓN EN TIEMPOS DE INCERTIDUMBRE. Periferia, 14(3), 18–34. https://doi.org/10.12957/periferia.2022.70863

RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de; SAMPAIO, Carmen Sanches (Orgs.). Conversa como metodologia de pesquisa: por que não? Rio de Janeiro: Ayvu, 2018.

Visitantes não podem acessar este curso. Por favor faça login.