Opções de inscrição

Novas epistemologias e contemporaneidade e culturais, cotidianos e currículos
EMENTA
Modernidade, pós-modernidade e contemporaneidade: noções, princípios e debates. Processos de conhecer, compreender e criar o mundo: a árvore do conhecimento e as redes de conhecimentos. Neutralidade epistemológica e objetividade: ciência e “conhecimento prudente”. Epistemologias do Sul e pensamento decolonial. Sentidos e sentimentos nas ciências e em Educação. A ideia de radicalidade no presente.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BAUMAN. Zygmunt. Mal-estar na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.
BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.
CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas híbridas. São Paulo: Edusp, 1997.
CERTEAU, M. de A invenção do cotidiano – 1. Artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
CONTRERAS, José; LARA, Nuria Pérez de. Investigar la experiencia educativa. Madri: Ediciones Morata, 2010.
GINZBURG, C. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
KRENAK, Ailton. Futuro ancestral. S.Paulo: Companhia das Letras, 2022.
________. Caminhos para a cultura do bem viver. Rio de Janeiro: Escola Parque, 2020
LATOUR, B. (1994) Jamais fomos modernos. RJ: Ed. 34, 1994.
__________. A Esperança de Pandora. São Paulo: EDUSC, 2002.
MAFFESOLI. O conhecimento comum. São Paulo, Brasiliense, 2008
_____________.. O reencantamento do mundo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
MASSCHELEIN, Jan. Uma história educacional da caverna (sobre os animais que vão à ‘escola’). Revista Educação em Foco. Universidade Federal de Juiz de Fora, Vol. 26, 2021: 01-17.
MONDZAIN, Marie-José. Confiscação das palavras, das imagens e do tempo – por uma outra radicalidade. Belo Horizonte/MG: Relicário,2022.
MORIN, E. Ciência com consciência. 6. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
PALLASMA, Juhani. Os olhos da pele – a arquitetura e os sentidos. Porto Alegre: Bookman, 2011.
__________. As mãos inteligentes – a sabedoria existencial e corporalizada na arquitetura. Porto Alegre: Bookman, 2013a.
__________. A imagem corporificada - imaginação e imaginário na arquitetura. Porto Alegre: Bookman, 2013 b.
PRIGOGINE, Ilya. O fim das certezas. São Paulo: UNESP, 1996
SANTOS, B.S. Um discurso sobre as ciências. Porto: Edições Afrontamento, 1989.
________. MENEZES, M. P. NUNES, J. A. (orgs.). Epistemologias do sul. Coimbra: Edições Almedina. 2009.
THOMPSON, William (org.) Gaia: uma teoria do conhecimento. São Paulo: Editora Gaia, 2001.