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Currículo e docência

Currículo e docência

EMENTA
Globalismos, localismos e normatividade em políticas de currículo e formação de professores. Globalização e Localismo numa leitura pós-estrutural. Neoliberalismo como normatividade. Políticas de identidade e diferença no currículo e na formação de professores. Performatividade e responsabilização na formação de professores. Didática e a fabricação da docência. A linguagem da responsabilidade na educação e na docência.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
GATTI, Bernardete Angelina. Professores do Brasil: novos cenários de formação / Bernardete Angelina Gatti, Elba Siqueira de Sá Barretto, Marli Eliza Dalmazo Afonso de André e Patrícia Cristina Albieri de Almeida. – Brasília: UNESCO, 2019.Cap. I – História e contemporaneidade: formação e trabalho de professores e professoras. (p. 15 a 45) e Capítulo IX - (p. 303 a 317)
DIAS, Rosanne E. Demandas das políticas curriculares para a formação de professores no espaço ibero-americano. Revista e-Curriculum, São Paulo, n.11 v.02 ago.2013, p.461-478.
BALL, Stephen J. Educação Global S. A.: novas redes de políticas e o imaginário neoliberal. Tradução de Janete Bridon. Ponta Grossa: UEPG, 2014. (Cap. 2 e 3)
LOPES, Alice. Normatividade e intervenção política: em defesa de um investimento radical. In: LOPES, Alice C., MENDONCA, Daniel (org.) A teoria do discurso de Ernesto Laclau: ensaios críticos e entrevistas. São Paulo: Annablume, p.117-147, 2015.
HALL, Stuart. A questão multicultural. In: HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora da UFMG, p.51-94, 2003.
APPADURAI, Arjun. Dimensões culturais da Globalização. Lisboa, Editorial Teorema, 2004. (cap.2)Obs.: A página de Appadurai dá acesso a textos mais recentes com análises da identidade em tempos de globalização. Para quem ler em inglês, pode trocar a leitura.
GOODSON, Ivor. Todas as pessoas solitárias. A LUTA PELO SIGNIFICADO PRIVADO E PELO PROPÓSITO PÚBLICO NA EDUCAÇÃO. In: GOODSON, Ivor. Currículo, Narrativa e Futuro Social. Tradução Henrique Carvalho Calado. Campinas, SP: Editora Unicamp, 2019. p.195-226.
GARCIA, Maria Manuela A.; HYPOLITO, Álvaro M. & VIEIRA, Jarbas S. As identidades docentes como fabricação da docência. Educação e Pesquisa, , v. 31, n. 1, p. 45-56, jan./abr. 2005.
MACEDO, Elizabeth, RANNIERY, Thiago. POLÍTICAS PÚBLICAS DE CURRÍCULO: diferença e a ideia de público. Currículo sem Fronteiras, v. 18, n. 3, p. 739-759, set./dez. 2018.
BURBULES, Nicholas. Uma gramática da diferença: algumas formas de repensar a diferença e a diversidade como tópicos educacionais. In: GARCIA, Regina Leite; MOREIRA, Antonio Flávio. Currículo na contemporaneidade: incertezas e desafios. São Paulo: Cortez, 2012. p. 175-206.
BALL, Stephen. Performatividades e Fabricações na Economia Educacional: rumo a uma sociedade performativa. Educação & Realidade. 35(2): 37-55 maio/ago.2010.
HYPÓLITO, Alvaro e IVO, Andressa A. Políticas curriculares e sistemas de avaliação: efeitos sobre o currículo. Revista e-Curriculum, São Paulo, n.11 v.02 ago.2013, Programa de Pós-graduação Educação: Currículo – PUC/SP http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum
BUTLER, Judith. Introdução – Sobre a vulnerabilidade linguística. In: BUTLER, Judith. Discurso do ódio: uma política do performativo. São Paulo: Editora UNESP, p. 11-75, 2021
LYOTARD. Jean-François. O ensino e sua legitimação pelo desempenho. Condição PósModerna. Rio de Janeiro: José Olympio, 2002, pp.88-98.
Apresentação e análise das legislações/normativas dos campos de políticas curriculares e docência: DCN 2002; DCN 2015, DCN 2019
LOPES, Alice. Por um currículo sem fundamentos. Linhas Críticas, Linhas Críticas, Brasília, DF, v.21, n.45, p. 445-466, mai./ago. 2015.
FICHTER FILHO, Gustavo Adolf; OLIVEIRA, Breynner Ricardo de e COELHO, Jianne Ines Fialho. A trajetória das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação docente no Brasil: uma análise dos textos oficiais . Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp. 1, p. 940-956, mar. 2021.
DINIZ: PEREIRA, Julio. Formação de professores da Educação Básica no Brasil no limiar dos 20 anos da LDBEN. Notandum 42 set-dez 2016 – CEMOrOC - Feusp / IJIUniv. do Porto.
FREITAS. Helena de. 30 Anos da Constituição: Avanços e retrocessos na formação de professores. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 12, n. 24, p. 511-527, nov./dez. 2018. Disponível em:
MILLER, Janet; MACEDO, Elizabeth. Políticas públicas de currículo: autobiografia e sujeito relacional. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 13, n. 3, p. 948-965, set./dez. 2018 Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa
CUNHA, Érika V. RITTER, Claudia S.. A experiência como perturbação à prescrição na política curricular. Roteiro, Joaçaba, v. 46, jan./dez. 2021.
BIESTA, Gert. A comunidade daqueles que não têm nada em comum: educação e a linguagem da responsabilidade. In: BIESTA, Gert. Para além da aprendizagem. Autentica, 2013.
SANTOS; Geniana; BORGES, Veronica; LOPES, Alice. Formação de Professores e Reformas Curriculares: Entre Projeções e Normatividade. Linhas Críticas, Brasília, DF, v.25 - p.239-256
DOURADO, Luiz Eduardo; AGUIAR, Márcia Angela. BNCC e formação de professores: concepções, tensões, atores e estratégias. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 33-37, jan./mai. 2019. Disponível em:
http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/issue/view/35

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