Opções de inscrição

Identidade, cultura e diversidade nos modos de produção de linguagem
EMENTA
Linguagem e subjetividade no processo de representação de mundo; identidade e cultura como instâncias da linguagem de representação de mundo; linguagem, modos do pensamento e subjetivação dos sistemas de expressão; linguagens, modos de representação e ordenação dos espaços de cultura assim denominados textos.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ALBUQUERQUE, M. B.; BARBOSA, R. (2016) A religião como educação. Ver Educ. PUCCAMP. V. 21(1). Acesso: https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/2762/2246
Almeida, J. A. M. de .. (2017). IDENTIDADE E EMANCIPAÇÃO. Psicologia & Sociedade, 29, e170998. https://doi.org/10.1590/1807-0310/2017v29170998
Almeida, Mateus Ferreira de ; Pinto, Mike Alexander de Paula ; Cardoso, Luiz Felipe Viana (2021) OS IMPACTOS DA VULNERABILIDADE SOCIAL NA CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE. Psicologia, Saúde e Debate. V. 7(2). Acesso: https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/764/495
Alves, C. P.. (2017). POLÍTICAS DE IDENTIDADE E POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO: ESTUDO SOBRE IDENTIDADE. Psicologia & Sociedade, 29, e172186. https://doi.org/10.1590/1807-0310/2017v29172186
Bagno, M. (2016). O impacto das línguas bantas na formação do português brasileiro. Cadernos De Literatura Em Tradução, (16), 19-32. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5388.i16p19-32
BRUNER, J. (1986) Actual minds, possible worlds. Cambridge/MS: Harvard University Press. Acesso: https://www.senna.pro.br/moodle/textos/bruner_1986.pdf
Correia, Mônica F. B.A constituição social da mente: (re)descobrindo Jerome Bruner e construção de significados. Estudos de Psicologia (Natal) [online]. 2003, v. 8, n. 3 [Acessado 9 Outubro 2022] , pp. 505-513. Disponível em:. Epub 28 Maio 2004. ISSN 1678-4669. https://doi.org/10.1590/S1413-294X2003000300018.
Danfá, Lassana. (2020). Violência Civilizacional e Colonial no Olhar de Frantz Fanon e Sigmund Freud. Psicologia: Ciência e Profissão, 40(spe), e230245. Epub March 15, 2021.https://doi.org/10.1590/1982-3703003230245
Góis, M. L. S., & Martins, A. M. S.. (2019). O TUPI ANTIGO NO PORTUGUÊS: ALGUMAS QUESTÕES SOBRE HISTÓRIA, IDENTIDADE E ENSINO DE LÍNGUAGEM. Trabalhos Em Linguística Aplicada, 58(1), 422–440. https://doi.org/10.1590/010318138653638439601
Gondin, J. S., & Pinezi, A. K. M. (2020). Língua, identidade e alteridade: um estudo sobre as relações entre alunos brasileiros e bolivianos em uma escola paulistana. erspectiva, 38(4), 1–17. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e65980
HALL, S. (2001[1992]) The questions of cultural identity. Tradução portuguesa: A identidade cultural na pós-modernidade. Porto Alegre: DP&A.
HENFRIQUEZ, Ruy. 2009 Fundamentación del pensamiento científico moderno y los orígenes del concepto cartesiano de lo mental. In: Revista de Filosofía (34). Acesso: https://revistas.ucm.es/index.php/RESF/article/view/RESF0909220089A/8945
HILLER; ALLGAYER (2021) As fontes do self (...). In: Revista Intern. De Filosofia. V. 12(2). Acesso: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/problemata/article/view/54391/34831
João, Renato Bastos e Ribeiro, Jorge PoncianoCorporeidade/subjetividade na psicologia clínica: tecendo fios teórico-epistemológicos para bordar um complexo objeto de estudo. Psicologia USP [online]. 2019, v. 30 [Acessado 7 Abril 2022] , e190103. Disponível em:. Epub 09 Dez 2019. ISSN 1678-5177. https://doi.org/10.1590/0103-6564e190103.
LISBOA (2013) O conceito de identidade narrativa e alteradade na obra de Paulo Ricoeur: aproximações. In: Revista Impulso. V. 23(56). Acesso: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/impulso/article/view/1089/1133
MAGALHÃES; OLIVEIRA (2011) ygotsky e Bakhtin/ Volochinov: dialogia e alteridade. In: Bakhtiniana. V. 5. Acesso: https://revistas.pucsp.br/bakhtiniana/article/view/4749
Miranda, Luiz Francisco Albuquerque de. (2006). A razão ilustrada e a diversidade humana. Educação & Sociedade, 27(95), 341-360. https://doi.org/10.1590/S0101-73302006000200002
OLIVEIRA; PIASSA (2017) O CURRÍCULO ESCOLAR OFICIAL COMO EXPRESSÃO OBJETIVA DA RAZÃO SUBJETIVA. Revista eCurriculum. V. 15 (1). Acesso: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/26589/22377
SENNA. L. A. G. (2019) Text production, representation of thought and discursive genders in elementary school classes. In: Social sciences & humanities open. V. 1(1). Acesso: Text production, representation of thought and discursive genders in elementary school classes - ScienceDirect
SILVA, N F; FERREIRA, E (2014) Reflexões sobre língua e identidade: possíveis diálogos entre J Derrida e S Hall. In: Ver escrita. V. 19. Acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/23775/23775.PDF
SODRE M (2002) O terreiro e a cidade - A forma social negro-brasileira. Salvador: Fund Cultura da Bahia; Imago Ed.
Soneghet, Lucas FaialA subjetividade corporificada nos marcos da sociologia existencial. Civitas - Revista de Ciências Sociais [online]. 2021, v. 21, n. 1 [Acessado 7 Abril 2022] , pp. 23-34. Disponível em:. Epub 28 Maio 2021. ISSN 1984-7289. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2021.1.38992.
Linguagem e subjetividade no processo de representação de mundo; identidade e cultura como instâncias da linguagem de representação de mundo; linguagem, modos do pensamento e subjetivação dos sistemas de expressão; linguagens, modos de representação e ordenação dos espaços de cultura assim denominados textos.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ALBUQUERQUE, M. B.; BARBOSA, R. (2016) A religião como educação. Ver Educ. PUCCAMP. V. 21(1). Acesso: https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/2762/2246
Almeida, J. A. M. de .. (2017). IDENTIDADE E EMANCIPAÇÃO. Psicologia & Sociedade, 29, e170998. https://doi.org/10.1590/1807-0310/2017v29170998
Almeida, Mateus Ferreira de ; Pinto, Mike Alexander de Paula ; Cardoso, Luiz Felipe Viana (2021) OS IMPACTOS DA VULNERABILIDADE SOCIAL NA CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE. Psicologia, Saúde e Debate. V. 7(2). Acesso: https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/764/495
Alves, C. P.. (2017). POLÍTICAS DE IDENTIDADE E POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO: ESTUDO SOBRE IDENTIDADE. Psicologia & Sociedade, 29, e172186. https://doi.org/10.1590/1807-0310/2017v29172186
Bagno, M. (2016). O impacto das línguas bantas na formação do português brasileiro. Cadernos De Literatura Em Tradução, (16), 19-32. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5388.i16p19-32
BRUNER, J. (1986) Actual minds, possible worlds. Cambridge/MS: Harvard University Press. Acesso: https://www.senna.pro.br/moodle/textos/bruner_1986.pdf
Correia, Mônica F. B.A constituição social da mente: (re)descobrindo Jerome Bruner e construção de significados. Estudos de Psicologia (Natal) [online]. 2003, v. 8, n. 3 [Acessado 9 Outubro 2022] , pp. 505-513. Disponível em:
Danfá, Lassana. (2020). Violência Civilizacional e Colonial no Olhar de Frantz Fanon e Sigmund Freud. Psicologia: Ciência e Profissão, 40(spe), e230245. Epub March 15, 2021.https://doi.org/10.1590/1982-3703003230245
Góis, M. L. S., & Martins, A. M. S.. (2019). O TUPI ANTIGO NO PORTUGUÊS: ALGUMAS QUESTÕES SOBRE HISTÓRIA, IDENTIDADE E ENSINO DE LÍNGUAGEM. Trabalhos Em Linguística Aplicada, 58(1), 422–440. https://doi.org/10.1590/010318138653638439601
Gondin, J. S., & Pinezi, A. K. M. (2020). Língua, identidade e alteridade: um estudo sobre as relações entre alunos brasileiros e bolivianos em uma escola paulistana. erspectiva, 38(4), 1–17. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e65980
HALL, S. (2001[1992]) The questions of cultural identity. Tradução portuguesa: A identidade cultural na pós-modernidade. Porto Alegre: DP&A.
HENFRIQUEZ, Ruy. 2009 Fundamentación del pensamiento científico moderno y los orígenes del concepto cartesiano de lo mental. In: Revista de Filosofía (34). Acesso: https://revistas.ucm.es/index.php/RESF/article/view/RESF0909220089A/8945
HILLER; ALLGAYER (2021) As fontes do self (...). In: Revista Intern. De Filosofia. V. 12(2). Acesso: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/problemata/article/view/54391/34831
João, Renato Bastos e Ribeiro, Jorge PoncianoCorporeidade/subjetividade na psicologia clínica: tecendo fios teórico-epistemológicos para bordar um complexo objeto de estudo. Psicologia USP [online]. 2019, v. 30 [Acessado 7 Abril 2022] , e190103. Disponível em:
LISBOA (2013) O conceito de identidade narrativa e alteradade na obra de Paulo Ricoeur: aproximações. In: Revista Impulso. V. 23(56). Acesso: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/impulso/article/view/1089/1133
MAGALHÃES; OLIVEIRA (2011) ygotsky e Bakhtin/ Volochinov: dialogia e alteridade. In: Bakhtiniana. V. 5. Acesso: https://revistas.pucsp.br/bakhtiniana/article/view/4749
Miranda, Luiz Francisco Albuquerque de. (2006). A razão ilustrada e a diversidade humana. Educação & Sociedade, 27(95), 341-360. https://doi.org/10.1590/S0101-73302006000200002
OLIVEIRA; PIASSA (2017) O CURRÍCULO ESCOLAR OFICIAL COMO EXPRESSÃO OBJETIVA DA RAZÃO SUBJETIVA. Revista eCurriculum. V. 15 (1). Acesso: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/26589/22377
SENNA. L. A. G. (2019) Text production, representation of thought and discursive genders in elementary school classes. In: Social sciences & humanities open. V. 1(1). Acesso: Text production, representation of thought and discursive genders in elementary school classes - ScienceDirect
SILVA, N F; FERREIRA, E (2014) Reflexões sobre língua e identidade: possíveis diálogos entre J Derrida e S Hall. In: Ver escrita. V. 19. Acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/23775/23775.PDF
SODRE M (2002) O terreiro e a cidade - A forma social negro-brasileira. Salvador: Fund Cultura da Bahia; Imago Ed.
Soneghet, Lucas FaialA subjetividade corporificada nos marcos da sociologia existencial. Civitas - Revista de Ciências Sociais [online]. 2021, v. 21, n. 1 [Acessado 7 Abril 2022] , pp. 23-34. Disponível em:
Visitantes não podem acessar este curso. Por favor faça login.