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História do Ensino de Matemática
Ementa: A disciplina abordará referências teórico-metodológicas de pesquisas atuais relativamente à matemática presente nos ensinos escolares e à matemática da formação de professores em perspectiva histórica. Diferentes autores internacionais terão seus textos estudados à luz das pesquisas sobre o saber profissional do professor que ensina matemática. (vide ementa detalhada abaixo junto à bibliografia)
Tema 1:
André Chervel, Dominique Julia e o conceito de cultura escolar: a matemática como disciplina escolar.
Tema 2:
Roger Chartier e os conceitos de representação e apropriação. Diferentes pesquisas que mobilizam os conceitos.
Tema 3:
Pirre Bourdieu, Rita Hofstetter e Bernard Schneuwly e os conceitos de campos científicos e disciplinares: as tensões na produção da matemática para a formação de professores e para o ensino. Convidado: David Antonio da Costa (UFSC)
Tema 4: Raymond Bourdoncle, Maurice Tardif e o conceito de profissionalização docente: o saber como tema, a matemática no ofício docente. Convidada: Neuza Bertoni Pinto (REAMEC)
Tema 5:
Rita Hofstetter e Bernard Schneuwly e os conceitos de saber a ensinar e saber para ensinar: a matemática a ensinar e a matemática para ensinar. Convidado: Wagner Valente-(UNIFESP)
Tema 6:
Peter Burke e a construção histórica de um saber: aspectos metodológicos da pesquisa sobre o saber profissional do professor que ensina matemática. Convidada: Luciane de Fatima Bertini (UNIFESP)
Tema 7:
A matemática do ensino como saber profissional do professor de matemática Todos os docentes convidadosBibliografia:
BERTINI, L. F.; VALENTE, W. R. Os problemas aritméticos e as articulações entre o ensino e a formação de professores: elementos da matemática do ensino. Cadernos CEDES, 41, 115, no prelo.
BOURDIEU, P. Um mundo à parte. In: BOURDIEU, P. Para uma sociologia da ciência. Lisboa: Ed. 70, 2001, p. 51-117. Ver em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219589
BOURDIEU, P. Meditações pascalianas. Bertrand Brasil, 2001.
BOURDIEU, P. O campo científico. In: ORTIZ, R (Org.). A sociologia de Pierre Bourdieu. São Paulo: Olho D'Água , 2013. p. 112-143.
BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: UNESP, 2004.
BOURDIEU, P. Razões práticas: sobre a teoria da ação. 11ed. Campinas, SP: Papirus, 2011BOURDONCLE, Raymond. Profissionnalisation, formes et dispositifs. Recherche & Formation/Année 2000/35/pp.117-132.Disponível em: https://www.persee.fr/doc/refor_0988-1824_2000_num_35_1_1674
BURKE, P. O que é história do conhecimento? São Paulo: Editora Unesp, 2016
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, 2, 1990. p. 177-229. Disponível em: https://docero.com.br/doc/nsvxc51. Acesso em: 20 out. 2020.
FRANÇA, D. M. Matemática nas séries iniciais: o que mudou? (2019). Curitiba: Appris
FRANÇA, Denise Medina e SANTOS, Edilene Simões Costa dos. SANGIORGI: A sistematização de saberes docentes na formação de professores. Cadernos CEDES [online]. 2021, v. 41, n. 115 [Acessado 20 setembro 2021], pp. 215-229. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/CC245626>. Epub 17 Set 2021. ISSN 1678-7110. https://doi.org/10.1590/CC245626.
FRANÇA, D. M.; SANTOS, E. . Knowledge of “Pre mathematics” in Times of the Modern Mathematics Movement (1960-1980). Pedagogical Research, 2020, 5(3), em0071 e-ISSN: 2468-4929.Disponivel em: https://www.pedagogicalresearch.com/article/knowledge-of-pre-mathematics-in-times-of-the-modern-mathematics-movement-1960-1980-8282. Acesso: 18 out. 2022
HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Disciplinarização e disciplinação: as ciências da educação e as didáticas das disciplinas sob análise. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W.R. Saberes em (trans)formação. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017, p. 21-54.
HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. "Profissionalização" e formação de professores: uma tipologia dos saberes de referência para a docência. In: VALENTE, W.R. (Org.) Ciências da educação, campos disciplinares e profissionalização: Saberes em debate para a formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017, p. 17-62
JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, v. 1, n. 1, p. 9-43, jan./jun. 2001. Disponível ehttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38749. Acesso em 20 out. 2020.
MORAIS, R. Theoretical and Methodological Approach of Research on the Production of New Mathematical Knowledge by Education Experts.; Pedagogica Research, 2020. Disponível em: https://www.pedagogicalresearch.com/download/theoretical-methodological-approach-of-research-on-the- production-of-new-mathematical-knowledge-by-8272.pdf )
MORAIS, R Intellectual? No", expert. In: Revista Acta Scientiae, 2019, p. 3-12) Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/5169/0
MORAIS, R . Os experts e o saber profissional do professor que ensina matemática. Morais, R. S.; Valente, W. R., 2020, In: Revista Ciências & Educação, v. 26, e20029.
PINTO, N. B. História das disciplinas escolares: reflexão sobre aspectos teórico-metodológicos de uma prática historiográfica. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 14, n. 41, p. 125-142, jan./abr. 2014.
PINTO, Neuza Bertoni. Transformações dos saberes para ensinar matemática nos primeiros anos escolares em tempos da escola ativa e do trabalho docente como um ofício (1920-1960). ACERVO – Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT -SP. v. 3, p. 1-18, 2021. Disponível em: http://acervo.ghemat.com.br/index.php/ACERVO-GHEMAT/index.
TARDIF, Maurice. Os professores diante do saber: esboço de uma problemática do saber docente. In: Saberes Docentes e formação profissional. Editora Vozes, Petrópolis, RJ: Vozes, 2002, pp. 31-55.
VALENTE, W. R. Considerações sobre a matemática escolar numa abordagem histórica. Cadernos de História da Educação (UFU), Uberlândia, MG, v. 3, n.1, p. 77-82, 2005. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160367. Acesso em 19 jun. 2021
VALENTE, Wagner Rodrigues. Saber objetivado e formação de professores: reflexões pedagógico-epistemológicas. Revista História da Educação (Online), 2019, v.33: e 77747, p. 1-22. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/77747/pdf
VALENTE, Wagner Rodrigues; BERTINI, L. F. ; MORAIS, R. S. Saber profissional do professor que ensina matemática: discussões teórico-metodológicas de uma pesquisa coletiva em perspectiva histórica. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 21, p. 1-20, 2021.
VALENTE, Wagner Rodrigues. A pesquisa sobre história do saber profissional do professor que ensina matemática: interrogações metodológicas. PARADIGMA (MARACAY), v. XLI, p. 900-911, 2020.
VALENTE, Wagner Rodrigues. Ciências da Educação, Campos Disciplinares e Profissionalização: saberes em debate para a formação de professores. 1. ed. São Paulo: L F Editorial, 2020. v. 1. 245pOferecida em: 2022.2
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