Enrolment options

Cibercultura e Educação

Cibercultura e Educação

EMENTA
Cibercultura: conceitos, práticas e movimentos. O currículo na cibercultura. Formação de professores. Educação online. Redes sociais. Metodologias de pesquisa na e com a internet. Redes educativas. Interfaces. Pesquisa-formação na cibercultura.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ALMEIDA, Wallace; SANTOS, Rosemary dos. Memes como Proposição de Autoria, Interlocução e Colaboração em Rede. Revista E-curriculum, São Paulo, v. 22, n. 1, p. 1-27, jun./dez. 2024. Disponível em:
AMARAL, Mirian Maia; VELLOSO, Luciana. Itinerâncias metodológicas da pesquisa e da formação: dialogando com a obra de Roberto Sidnei Macedo. Teias, Rio de Janeiro, v. 25, n. 76, p. 153-166, jan./mar. 2024. Disponível em:
CASTELLS, Manuel. Redes de Indignação e Esperança. Movimentos sociais na era da Internet. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 271 páginas, 2013.
COUTO JUNIOR, Dilton. ; SANTOS, Rosemay. dos . Tem cientista na rede! Práticas formativas na cibercultura. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 75, p. 18–32, 2019. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2019.182. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/182.
CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: 1: artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
DE CASTRO, Luis Henrique Monteiro; DOS SANTOS, Rosemary. Ambiências formativas em tempo de novas educações: o que aprendemosensinamos com a pandemia. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, p. 379–397, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.52284. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/52284.
DOS SANTOS, Rosemary; MADDALENA, Tania Lucía. Os fenômenos da cibercultura e suas redes de docência e aprendizagem. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 14–26, 2023.
FREIRE, P. Educação na cidade. São Paulo: Editora Cortez, 2000.

FREIRE, P. Educar com a mídia: novos diálogos sobre educação. São Paulo: Paz e Terra,
2011.

LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea.Porto Alegre: Sulina, 2002.

LEMOS, André; LÉVY, Pierre. O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária.São Paulo: Paulus, 2010.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.

SANTAELLA, Lucia. Diagnóstico do contemporâneo. Estudos Avançados, São Paulo, v. 38, n. 110, p. 7-18, 2024. Disponível em: < https://is.gd/ogz2Vb >. Acesso em: 9 maio 2024.

SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação na cibercultura.Teresina:EDUFPI, 2019.

SANTOS, Rosemary dos. Formação de formadores e educação superior na cibercultura:itinerâncias de grupos de pesquisa no Facebook. 2015. Tese (Doutorado em Educação) -Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.Shifman,Limor.Memesindigitalculture. MIT press, 2014.

SILVA, M. Sala de Aula Interativa. Sétima edição. São Paulo, Loyola, 2014.

VELLOSO, Luciana. ; SANTANA, Leila ; VERAS, Pâmela ; MACHADO, Laís. Sociabilidades forjadas nas relações contemporâneas na cibercultura. EVOCATIO: Revista luso-brasileira de Filosofia, Artes e Cultura, v. 2, p. 51-70, 2022.

Guests cannot access this course. Please log in.