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Educação continuada: da inclusão ao aprender por toda a vida
Ementa: Caracterização da educação continuada sob fundamentos epistemológicos e teóricopráticos. Percurso histórico do conceito, confrontando marcos internacionais com políticas educacionais, com cultura e práticas em espaços que educam na sociedade brasileira. Compreensão multirreferencial de sentidos da inclusão segundo a diversidade de sujeitos e de processos de aprendizado ao longo da vida. Fundamentos epistemológicos do aprender por toda a vida.
Objetivos
▪ Caracterizar educação continuada sob fundamentos epistemológicos e teórico-práticos; sob os documentos Marco de Ação de Marrakech (VII CONFINTEA), de Belém (VI CONFINTEA) e Declaração de Hamburgo (V CONFINTEA); sob políticas educacionais nacionais; sob contextos culturais e sob práticas que ocorrem em espaços que educam na sociedade brasileira;
▪ Discutir o conceito de inclusão e seus sentidos no direito à EJA em sociedades democráticas de modo multirreferencial, segundo a diversidade de sujeitos e de processos de aprendizado ao longo da vida;
▪ Apreender o pensamento complexo como subsídio para a compreensão das dimensões supraestruturais dos processos e práticas educativas e como fundamento epistemológico do aprender por toda a vida;
▪ Operar com os conceitos para compreender formulações de projetos e programas na área de EJA.
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