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Juventude, cibercultura e educação
EMENTA
O curso tem por objetivo proporcionar às/aos mestrandas/os e doutorandas/os acesso a discussões que contribuam para pensar a relação que as/os jovens estabelecem, dentro-fora da escola, com as tecnologias digitais em conexão com o ciberespaço. Em tempos de cibercultura, cabe olhar atentamente para as práticas culturais juvenis que vêm emergindo para além do espaço físico da sala de aula, encorajando que esses sujeitos participem, cada vez mais, de processos comunicacionais móveis e ubíquos na medida em que experienciam o ciberespaço e os territórios físicos.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ABRAMO, Helena Wendel. Considerações sobre a tematização social da juventude no Brasil. Revista Brasileira de Educação, n. 5-6, p. 25-36, 1997. Disponível em:. Acesso em: 10 fev. 2019.
CARRANO, Paulo César Rodrigues. A participação social e política de jovens no Brasil: considerações sobre estudos recentes. O social em questão, Ano XV, n. 27, p. 83-99, 2012. Disponível em:. Acesso em: 6 abr. 2019.
CARRANO, Paulo César Rodrigues. Juventude e cidades educadoras. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.
CARRANO, Paulo César Rodrigues. Jovens, escolas e cidades: desafios à autonomia e à convivência. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 12, n. 26, p. 7-22, set./dez. 2011. Disponível em:. Acesso em: 6 abr. 2019.
CARRANO, Paulo César Rodrigues. Juventudes: as identidades são múltiplas. Movimento: revista da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Niterói, n. 1, p. 11-27, maio 2000.
COUTO JUNIOR, Dilton Ribeiro; TEIXEIRA, Marcelle Medeiros; MADDALENA, Tania Lucía; SOARES, Reginaldo Rosa. Por que pesquisa online não é pesquisa remota emergencial? Particularidades e potencialidades investigativas na cibercultura. In: OSWALD, Maria Luiza; FERNANDES, Adriana Hoffmann; SILVA, Dagmar Mello; COUTO JUNIOR, Dilton Ribeiro; FERREIRA, Helenice Mirabelli Cassino (Orgs.). Metodologias de pesquisa online: investigando em/na rede com o outro. Rio de Janeiro: Ayvu, 2023, p. 404-429.
COUTO JUNIOR, Dilton Ribeiro; OSWALD, Maria Luiza Magalhães Bastos. Cibercultura, juventudes e heteronormatividade: ativismo e resistência no Facebook. Revista Debates, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 153-174, maio/ago. 2017. Disponível em:. Acesso em: 7 dez. 2018.
DAYRELL, Juarez. O jovem como sujeito social. Revista Brasileira de Educação, n. 24, p. 40-52, set./out./nov./dez. 2003. Disponível em:. Acesso em: 10 fev. 2019.
FERREIRA, Helenice Mirabelli Cassino. Jovens e jogos eletrônicos: práticas culturais e modos de subjetivação. 2008. 154f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2008. Disponível em:.
LEMOS, André; LÉVY, Pierre. O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus, 2010.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.
MILL, Daniel (Org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas, SP: Papirus, 2018.
NOLASCO-SILVA, Leonardo. As Redes Educativas de ‘Práticasteorias’ Cibercorporais. EaD em Foco, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, e2266, 2024. Disponível em:. Acesso em: 19 jun. 2024.
PRETTO, Nelson De Luca. A linguagem dos jovens na contemporaneidade: aplausos ou censura? In: Reflexões: ativismo, redes sociais e educação. Salvador: EDUFBA, 2013, p. 179-184.
PRETTO, Nelson De Luca. Redes sociais e educação: o que quer a geração alt+tab nas ruas? Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 344-350, maio 2014. Disponível em:. Acesso em: 15 jan. 2017.
SANTAELLA, Lucia. Diagnóstico do contemporâneo. Estudos Avançados, São Paulo, v. 38, n. 110, p. 7-18, 2024. Disponível em: < https://is.gd/ogz2Vb >. Acesso em: 9 maio 2024.
SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.
SANTOS, Edméa. Caminhar ubíquo como dispositivo de pesquisa-formação na cibercultura: a insurgência de práticas educativas na relação cidadeciberespaço. In: CRUZ, Giseli Barreto da; FERNANDES, Claudia Fernandes; FONTOURA, Helena Amaral da; MESQUITA, Silvana (Orgs.). Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas. Rio de Janeiro/Petrópolis: Faperj; CNPq; Capes; Endipe /DP et Alii, 2020, p. 482-498.
SANTOS, Edméa. A cibercultura e a educação em tempos de mobilidade e redes sociais: conversando com os cotidianos. In: FONTOURA, Helena Amaral; SILVA, Marco (Orgs.). Práticas pedagógicas, linguagem e mídias: desafios à Pós-graduação em Educação em suas múltiplas dimensões. Rio de Janeiro: ANPEd Nacional, 2011, p. 75-98.
SANTOS, Edméa; CARVALHO, Felipe da Silva Ponte de. Autorias partilhadas na interface cidade-redes digitais. Interfaces Científicas – Educação, Aracaju, v. 6, n. 3, p. 29-40, jun. 2018. Disponível em:. Acesso em: 20 jul. 2018.
SEFFNER, Fernando. Um espaço, uma cultura, um cotidiano e memórias de dois tempos: de aluno gay a docente gay. Revista Latino-americana de Geografia e Gênero, Ponta Grossa, v. 15, n. 1, p. 3051, jan./jun. 2024. Disponível em:. Acesso em: 2 out. 2024.
SEFFNER, Fernando. Sigam-me os bons: apuros e aflições nos enfrentamentos ao regime da heteronormatividade no espaço escolar. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 1, p. 145-159, jan./mar. 2013. Disponível em:. Acesso em: 20 abr. 2017.
SILVA, Bento; ALVES, Elaine Jesus. Aprendizagem na cibercultura: um novo olhar sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação digital no contexto educativo ubíquo. Interfaces Científicas – Educação, Aracaju, v. 6, n. 3, p. 17-28, jun. 2018. Disponível em:. Acesso em: 20 set. 2018.
O curso tem por objetivo proporcionar às/aos mestrandas/os e doutorandas/os acesso a discussões que contribuam para pensar a relação que as/os jovens estabelecem, dentro-fora da escola, com as tecnologias digitais em conexão com o ciberespaço. Em tempos de cibercultura, cabe olhar atentamente para as práticas culturais juvenis que vêm emergindo para além do espaço físico da sala de aula, encorajando que esses sujeitos participem, cada vez mais, de processos comunicacionais móveis e ubíquos na medida em que experienciam o ciberespaço e os territórios físicos.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ABRAMO, Helena Wendel. Considerações sobre a tematização social da juventude no Brasil. Revista Brasileira de Educação, n. 5-6, p. 25-36, 1997. Disponível em:
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FERREIRA, Helenice Mirabelli Cassino. Jovens e jogos eletrônicos: práticas culturais e modos de subjetivação. 2008. 154f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2008. Disponível em:
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NOLASCO-SILVA, Leonardo. As Redes Educativas de ‘Práticasteorias’ Cibercorporais. EaD em Foco, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, e2266, 2024. Disponível em:
PRETTO, Nelson De Luca. A linguagem dos jovens na contemporaneidade: aplausos ou censura? In: Reflexões: ativismo, redes sociais e educação. Salvador: EDUFBA, 2013, p. 179-184.
PRETTO, Nelson De Luca. Redes sociais e educação: o que quer a geração alt+tab nas ruas? Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 344-350, maio 2014. Disponível em:
SANTAELLA, Lucia. Diagnóstico do contemporâneo. Estudos Avançados, São Paulo, v. 38, n. 110, p. 7-18, 2024. Disponível em: < https://is.gd/ogz2Vb >. Acesso em: 9 maio 2024.
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SANTOS, Edméa. Caminhar ubíquo como dispositivo de pesquisa-formação na cibercultura: a insurgência de práticas educativas na relação cidadeciberespaço. In: CRUZ, Giseli Barreto da; FERNANDES, Claudia Fernandes; FONTOURA, Helena Amaral da; MESQUITA, Silvana (Orgs.). Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas. Rio de Janeiro/Petrópolis: Faperj; CNPq; Capes; Endipe /DP et Alii, 2020, p. 482-498.
SANTOS, Edméa. A cibercultura e a educação em tempos de mobilidade e redes sociais: conversando com os cotidianos. In: FONTOURA, Helena Amaral; SILVA, Marco (Orgs.). Práticas pedagógicas, linguagem e mídias: desafios à Pós-graduação em Educação em suas múltiplas dimensões. Rio de Janeiro: ANPEd Nacional, 2011, p. 75-98.
SANTOS, Edméa; CARVALHO, Felipe da Silva Ponte de. Autorias partilhadas na interface cidade-redes digitais. Interfaces Científicas – Educação, Aracaju, v. 6, n. 3, p. 29-40, jun. 2018. Disponível em:
SEFFNER, Fernando. Um espaço, uma cultura, um cotidiano e memórias de dois tempos: de aluno gay a docente gay. Revista Latino-americana de Geografia e Gênero, Ponta Grossa, v. 15, n. 1, p. 3051, jan./jun. 2024. Disponível em:
SEFFNER, Fernando. Sigam-me os bons: apuros e aflições nos enfrentamentos ao regime da heteronormatividade no espaço escolar. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 1, p. 145-159, jan./mar. 2013. Disponível em:
SILVA, Bento; ALVES, Elaine Jesus. Aprendizagem na cibercultura: um novo olhar sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação digital no contexto educativo ubíquo. Interfaces Científicas – Educação, Aracaju, v. 6, n. 3, p. 17-28, jun. 2018. Disponível em:
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