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Diversidade no Processo Educacional
EMENTA
Cultura escolar e processos formativos; dimensões da educação no desenvolvimento humano e ensino; processos formativos na educação escolar e a noção de métodos universais; tensões entre formação, instrução e diversidade: discussões sobre dinâmicas e culturas de currículo na educação básica.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ALMEIDA, R. B. de; MOHN, R. F. F.; SOUZA, R. P. de. POLÍTICAS SOCIAIS E EDUCACIONAIS NA VIRADA DO SÉCULO XXI: ESTADO, NEOLIBERALISMO E EDUCAÇÃO. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 29, n. 1, p. 27–42, 2019. DOI: 10.18224/frag.v29i1.7150. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/7150. Acesso em: 25 jun. 2024.
Back, R. (2023). Compreensão e aprendizagem: uma abordagem hermenêutica . Educação E Pesquisa, 49, e256358. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349256358
Barreto, André Valente de Barros, & Pelbart, Peter Pal. (2023). Educação para a potência ou a arte dos bons encontros: três ou quatro ideias sobre Espinosa e educação. Revista Brasileira de Educação, 28, e280032. Acesso: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782023000100232
Basil, C; Coll, C. (1996[1993]) A construção de um modelo prescritivo da instrução: A teoria da aprendizagem cumulativa. In: Coll; Palacios; Marchesi. Desenvolvimento, psicologia e educação. V. 2. Trad. port.: Porto Alegre: Artes Médicas.
BOLSANELLO, M A (1996) Darwinismo social, eugenia e racismo “cientifico”: sua repercussão na sociedade e na educação brasileira. Educ em Revista. V. 12. Acesso: https://www.scielo.br/j/er/a/sNH6RP4vvMk6wtPSZztNDyt/?lang=pt
CADAVIZ, A (2010) Proletários de todo o mundo, higienizai-vos! [... ...]. Dissertação de mestrado: Porto Alegre: PUCRS. Acesso: https://repositorio.pucrs.br/dspace/handle/10923/3810#preview
CAMACHO, G. (2005) Sociedad racional y educación: la génesis de la racionalidad educativa modernista. Revista Electrónica Educare, 8, 11-47. https://doi.org/10.15359/ree.2005-8.1
del Rio, M. (1996[1993]) Comportamento e aprendizagem: Teorias e aplicações escolares. In: Coll; Palacios; Marchesi. Desenvolvimento, psicologia e educação. V. 2. Trad. port.: Porto Alegre: Artes Médicas.
FORLIN. E. (2011) A concepção cartesiana de sujeito: a alma e o animal racional. Edu e Filosofia. V. 25(espec.). Acesso: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30010
GALVÃO, A M (2022) Analfabetismo, práticas de cura e população negra: uma análise da produção discursiva da imprensa brasileira na década de 1850. In: Praxis Educacional. V. 18 (49). Acesso: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/10768
GÓES Jr, E (2008) Higienismo e positivismo no Brasil: unidos e separados nas campanhas sanitárias (1900 - 1930). Dialogias. V. 1. Acesso: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/839
GOUVEIA, M C (2007) A escolarização da criança brasileira no século XIX: apontamentos para uma re-escrita. In: Ver Educação em Questão. V. 14. Acesso: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4467/3658
LEAL; SALES (2021) METODOLOGIAS ATIVAS: EFEITOS DE VERDADE ACERCA DA INOVAÇÃO NO ENSINO DENTRO DA RACIONALIDADE NEOLIBERAL. Eccos Ver. Cient. v. 51. Acesso: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/10725/8970
Macedo, E.. (2015). Base Nacional Comum para Currículos: direitos de aprendizagem e desenvolvimento para quem?. Educação & Sociedade, 36(133), 891–908. https://doi.org/10.1590/ES0101-73302015155700
Marinho-Araujo, C. M., & Almeida, L. S.. (2016). Abordagem de competências, desenvolvimento humano e educação superior. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 32(spe). https://doi.org/10.1590/0102-3772e32ne212
MARTINS, Marcos Francisco. TODOS EDUCAM PARA A CIDADANIA. Cadernos de Pesquisa, v. 26, n. 1, p. 149–166, 29 Mar 2019 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11102
Meira, M. E. M.. (2012). Para uma crítica da medicalização na educação. Psicologia Escolar E Educacional, 16(1), 136–142. https://doi.org/10.1590/S1413-85572012000100014
MELO, A. (2011) DA ANTIGUIDADE AO RENASCIMENTO: OS EXEMPLA E A PROMOÇÃO DE UM IDEAL DE PERFEIÇÃO HUMANA. Anuário de Estudios Filológicos. V. 34. Acesso: https://dehesa.unex.es/bitstream/10662/663/4/0210-8178_34_125.pdf
Mori, N. N. R. (2016). https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i1.26236
NAXARA, M (1994) Brasil e brasileiros: interpretações cientificistas/ensaios de caracterização. Ver. História. V. 129-131. Acesso: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/18718/20781
Palacios; Coll, Marchesi. (1996[1993]) Desenvolvimento psicológico e processos educacionais. In: Desenvolvimento, psicologia e educação. V. 1. Trad. port.: Porto Alegre: Artes Médicas.
REBOUÇAS, G. M. (2015) O avesso do sujeito: provocações de Foucault para pensar os direitos humanos. In: Rev. Opinión Jurídica. V. 14(2). Acesso: https://revistas.udem.edu.co/index.php/opinion/article/view/1548/1592
SANTOS, R. (2020) Às voltas com a questão do sujeito: da transparência à encarnação. Educ. e Filosofia. V. 34(72). Acesso: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/51907
Vargas, V. do C. C. de ., Selig, P. M., Andrade, D. F. de ., & Ribeiro, J. L. D.. (2008). Avaliação dos intangíveis: uma aplicação em capital humano. Gestão & Produção, 15(3), 619–634. https://doi.org/10.1590/S0104-530X2008000300015
XAVIER (2919) História e historiografia da Educação de Jovens e Adultos no Brasil - inteligibilidades, apagamentos, necessidades, possibilidades. Ver Bras de História da Educação. V. 19. Acesso: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/46924
Cultura escolar e processos formativos; dimensões da educação no desenvolvimento humano e ensino; processos formativos na educação escolar e a noção de métodos universais; tensões entre formação, instrução e diversidade: discussões sobre dinâmicas e culturas de currículo na educação básica.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ALMEIDA, R. B. de; MOHN, R. F. F.; SOUZA, R. P. de. POLÍTICAS SOCIAIS E EDUCACIONAIS NA VIRADA DO SÉCULO XXI: ESTADO, NEOLIBERALISMO E EDUCAÇÃO. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 29, n. 1, p. 27–42, 2019. DOI: 10.18224/frag.v29i1.7150. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/7150. Acesso em: 25 jun. 2024.
Back, R. (2023). Compreensão e aprendizagem: uma abordagem hermenêutica . Educação E Pesquisa, 49, e256358. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349256358
Barreto, André Valente de Barros, & Pelbart, Peter Pal. (2023). Educação para a potência ou a arte dos bons encontros: três ou quatro ideias sobre Espinosa e educação. Revista Brasileira de Educação, 28, e280032. Acesso: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782023000100232
Basil, C; Coll, C. (1996[1993]) A construção de um modelo prescritivo da instrução: A teoria da aprendizagem cumulativa. In: Coll; Palacios; Marchesi. Desenvolvimento, psicologia e educação. V. 2. Trad. port.: Porto Alegre: Artes Médicas.
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CADAVIZ, A (2010) Proletários de todo o mundo, higienizai-vos! [... ...]. Dissertação de mestrado: Porto Alegre: PUCRS. Acesso: https://repositorio.pucrs.br/dspace/handle/10923/3810#preview
CAMACHO, G. (2005) Sociedad racional y educación: la génesis de la racionalidad educativa modernista. Revista Electrónica Educare, 8, 11-47. https://doi.org/10.15359/ree.2005-8.1
del Rio, M. (1996[1993]) Comportamento e aprendizagem: Teorias e aplicações escolares. In: Coll; Palacios; Marchesi. Desenvolvimento, psicologia e educação. V. 2. Trad. port.: Porto Alegre: Artes Médicas.
FORLIN. E. (2011) A concepção cartesiana de sujeito: a alma e o animal racional. Edu e Filosofia. V. 25(espec.). Acesso: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30010
GALVÃO, A M (2022) Analfabetismo, práticas de cura e população negra: uma análise da produção discursiva da imprensa brasileira na década de 1850. In: Praxis Educacional. V. 18 (49). Acesso: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/10768
GÓES Jr, E (2008) Higienismo e positivismo no Brasil: unidos e separados nas campanhas sanitárias (1900 - 1930). Dialogias. V. 1. Acesso: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/839
GOUVEIA, M C (2007) A escolarização da criança brasileira no século XIX: apontamentos para uma re-escrita. In: Ver Educação em Questão. V. 14. Acesso: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4467/3658
LEAL; SALES (2021) METODOLOGIAS ATIVAS: EFEITOS DE VERDADE ACERCA DA INOVAÇÃO NO ENSINO DENTRO DA RACIONALIDADE NEOLIBERAL. Eccos Ver. Cient. v. 51. Acesso: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/10725/8970
Macedo, E.. (2015). Base Nacional Comum para Currículos: direitos de aprendizagem e desenvolvimento para quem?. Educação & Sociedade, 36(133), 891–908. https://doi.org/10.1590/ES0101-73302015155700
Marinho-Araujo, C. M., & Almeida, L. S.. (2016). Abordagem de competências, desenvolvimento humano e educação superior. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 32(spe). https://doi.org/10.1590/0102-3772e32ne212
MARTINS, Marcos Francisco. TODOS EDUCAM PARA A CIDADANIA. Cadernos de Pesquisa, v. 26, n. 1, p. 149–166, 29 Mar 2019 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11102
Meira, M. E. M.. (2012). Para uma crítica da medicalização na educação. Psicologia Escolar E Educacional, 16(1), 136–142. https://doi.org/10.1590/S1413-85572012000100014
MELO, A. (2011) DA ANTIGUIDADE AO RENASCIMENTO: OS EXEMPLA E A PROMOÇÃO DE UM IDEAL DE PERFEIÇÃO HUMANA. Anuário de Estudios Filológicos. V. 34. Acesso: https://dehesa.unex.es/bitstream/10662/663/4/0210-8178_34_125.pdf
Mori, N. N. R. (2016). https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i1.26236
NAXARA, M (1994) Brasil e brasileiros: interpretações cientificistas/ensaios de caracterização. Ver. História. V. 129-131. Acesso: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/18718/20781
Palacios; Coll, Marchesi. (1996[1993]) Desenvolvimento psicológico e processos educacionais. In: Desenvolvimento, psicologia e educação. V. 1. Trad. port.: Porto Alegre: Artes Médicas.
REBOUÇAS, G. M. (2015) O avesso do sujeito: provocações de Foucault para pensar os direitos humanos. In: Rev. Opinión Jurídica. V. 14(2). Acesso: https://revistas.udem.edu.co/index.php/opinion/article/view/1548/1592
SANTOS, R. (2020) Às voltas com a questão do sujeito: da transparência à encarnação. Educ. e Filosofia. V. 34(72). Acesso: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/51907
Vargas, V. do C. C. de ., Selig, P. M., Andrade, D. F. de ., & Ribeiro, J. L. D.. (2008). Avaliação dos intangíveis: uma aplicação em capital humano. Gestão & Produção, 15(3), 619–634. https://doi.org/10.1590/S0104-530X2008000300015
XAVIER (2919) História e historiografia da Educação de Jovens e Adultos no Brasil - inteligibilidades, apagamentos, necessidades, possibilidades. Ver Bras de História da Educação. V. 19. Acesso: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/46924
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