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Feminização da profissão docente
EMENTA
Perspectivas de estudo acerca da memória e história da feminização da profissão docente. Análise sócio-histórica do trabalho e da profissão dos professores. Instituições de formação, corporações, associativismo e conhecimentos especializados. Fontes para o estudo da feminização da profissão docente no Brasil: a imprensa periódica educacional: jornais, revistas e manuais pedagógicos, documentos memorialísticos e autobiográficos. Relações de gênero e história da profissão docente no Brasil. As políticas de formação de um "corpo" docente como agentes do Estado.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: Editora UNESP, 1999.
DEL PRIORE, M. Histórias da gente brasileira. Império, v.2. São Paulo: Leya, 2016.
DUARTE, C. L. Imprensa feminina e feminista no Brasil: século XIX: dicionário ilustrado. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.
CAMPOS, R. D. de. A educação entre a ética e a estética: os álbuns ilustrados paulistas (1915-1929). Uberlândia: Edufu, 2023.
CAMURÇA, Z. S. V. Mulheres viajantes no Brasil, século XIX. Fortaleza: Gráfica e Editora Pouchain Ramos, 2012.
CANO, S. M. De Evas, Marías y otras mujeres: arte, cristianismo y género. Madrid: Editora PPC, 2022.
ESTRELA, M. T. (org.) Viver e construir a profissão docente. Porto: Porto Editora, Colecção Ciências da Educação, 1997.
FERNANDES, R. Os caminhos do ABC. Porto: Porto Editora, Colecção Mundo de Saberes 7, 1994.
FONTANA, R. A. C. Como nos tornamos professoras? Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
FRANCO, G. História da Pedagogia. São Paulo: Editora UNESP, 1999.
GÓMEZ, A. C. Grafias no cotidiano: escrita e sociedade na história (séculos XVI e XX). Rio de Janeiro: Eduerj; Niterói: Eduff, 2020.
GALLO, S. (Org.) A formação de professores na sociedade do conhecimento. Bauru, SP: Edusc, 2004.
GOUVEIA, M. C. Mestre: profissão professor(a) – processo de profissionalização docente na província mineira no período imperial. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, SP. Editora Autores Associados, 2001.
LEBRUM, F. et al. Histoire de I’enseignement et de l’éducation II. 1480-1789. Collection tempus. Nouvelle Librairie de France, Éditions Perrin, 2003.
LOURO, G. L. Mulheres na sala de aula. In: DEL PRIORI, M. História das mulheres no Brasil. 9 ed. São Paulo: Contexto, 2008.
MALERBA, J. Almanaque do Brasil nos tempos da Independência. São Paulo: Ática, 2022.
MANACORDA, M. A. História da Educação: da antiguidade aos nossos dias. 10. Ed. São Paulo: Cortez, 2002.
MARTÍNEZ BOOM, Alberto. Verdades y mentiras sobre la escuela. Bogotá: Editorial Aula de Humanidades, 2015.
MAYEUR, F. Histoire de I’enseignement et de l’éducation III. 1789-1930. Collection tempus. Nouvelle Librairie de France, Éditions Perrin, 2004.
MENEZES, L. M. Francesas no Rio imperial: a “França antártica” no feminino plural. Rio de Janeiro: Editora Ayran, 2024.
MUZART, Z. L. (Org.) Escritoras brasileiras do século XIX. Florianópolis: Editora Mulheres, 2000.
NÓVOA, A. Vidas de Professores. Porto: Porto Ed., 1992.
NÓVOA, António & POPKEWITZ, Thomas S. (Eds). Reformas Educativas e Formação de Professores. Lisboa: Educa. 1992.
NÓVOA, António. Le Temps des Professeurs. Lisboa: INIC, 1987, 2 vols.
NÓVOA, A. (Org.) Profissão professor. Porto: Porto Editora, Colecção Ciências da Educação, 1995.
PERROT, Michelle. As mulheres ou os silêncios da história. Bauru, SP: EDUSC, 2005.
PESTALOZZI, J. H. Como Gertrudes ensina suas crianças. São Paulo: Edutora Unesp/ SBHE, 2023.
PETITAT, A. Produção da escola/produção da sociedade: análise sócio-histórica de alguns momentos decisivos da evolução escolar no ocidente. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
RAMOS, L. M. P. C. (Org.) Igreja, Estado e Educação no Brasil. Rio de Janeiro: Papel Virtual Editora, 2005.
SAMSON, A.T. Um parisiense no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Capivara, 2003.
SOUSA, Cynthia P. e CATANI, Denice B. Práticas educativas, culturas escolares, profissão docente. São Paulo, Escrituras Editora, 1998.
VASCONCELOS, M. C. C. Um estudo sobre a gênese da profissão docente. Revista do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Goiás. Campus de Catalão. v.2, n.2, jan./dez. 2004.
VASCONCELOS, M. C. C. A casa e os seus mestres: a educação no Brasil de Oitocentos. E-book: 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Gryphus, 2020.
VASCONCELOS, M. C. C. Preceptoras estrangeiras para educar meninas nas casas brasileiras do século XIX. Cadernos de História da Educação, v. 17, 2018, p. 285-308.
VEIGA, C. G. Escola pública, processo civilizador, modernidade eurocêntrica e exclusão sociorracial: diálogos com Anibal Quijano e Norbert Elias. In: VEIGA, C. G. & OLIVEIRA, M. A. T. de. Historiografia da educação: abordagens teóricas e metodológicas. Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2019, p. 49-100.
VICENTINI, Paula Perin; LUGLI, Rosario Genta. História da profissão docente no Brasil: representações em disputa. São Paulo: Cortez, 2009.
VIDAL, D. G. et al. A memória e a sombra - a escola brasileira entre o Império e a República. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
Perspectivas de estudo acerca da memória e história da feminização da profissão docente. Análise sócio-histórica do trabalho e da profissão dos professores. Instituições de formação, corporações, associativismo e conhecimentos especializados. Fontes para o estudo da feminização da profissão docente no Brasil: a imprensa periódica educacional: jornais, revistas e manuais pedagógicos, documentos memorialísticos e autobiográficos. Relações de gênero e história da profissão docente no Brasil. As políticas de formação de um "corpo" docente como agentes do Estado.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: Editora UNESP, 1999.
DEL PRIORE, M. Histórias da gente brasileira. Império, v.2. São Paulo: Leya, 2016.
DUARTE, C. L. Imprensa feminina e feminista no Brasil: século XIX: dicionário ilustrado. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.
CAMPOS, R. D. de. A educação entre a ética e a estética: os álbuns ilustrados paulistas (1915-1929). Uberlândia: Edufu, 2023.
CAMURÇA, Z. S. V. Mulheres viajantes no Brasil, século XIX. Fortaleza: Gráfica e Editora Pouchain Ramos, 2012.
CANO, S. M. De Evas, Marías y otras mujeres: arte, cristianismo y género. Madrid: Editora PPC, 2022.
ESTRELA, M. T. (org.) Viver e construir a profissão docente. Porto: Porto Editora, Colecção Ciências da Educação, 1997.
FERNANDES, R. Os caminhos do ABC. Porto: Porto Editora, Colecção Mundo de Saberes 7, 1994.
FONTANA, R. A. C. Como nos tornamos professoras? Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
FRANCO, G. História da Pedagogia. São Paulo: Editora UNESP, 1999.
GÓMEZ, A. C. Grafias no cotidiano: escrita e sociedade na história (séculos XVI e XX). Rio de Janeiro: Eduerj; Niterói: Eduff, 2020.
GALLO, S. (Org.) A formação de professores na sociedade do conhecimento. Bauru, SP: Edusc, 2004.
GOUVEIA, M. C. Mestre: profissão professor(a) – processo de profissionalização docente na província mineira no período imperial. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, SP. Editora Autores Associados, 2001.
LEBRUM, F. et al. Histoire de I’enseignement et de l’éducation II. 1480-1789. Collection tempus. Nouvelle Librairie de France, Éditions Perrin, 2003.
LOURO, G. L. Mulheres na sala de aula. In: DEL PRIORI, M. História das mulheres no Brasil. 9 ed. São Paulo: Contexto, 2008.
MALERBA, J. Almanaque do Brasil nos tempos da Independência. São Paulo: Ática, 2022.
MANACORDA, M. A. História da Educação: da antiguidade aos nossos dias. 10. Ed. São Paulo: Cortez, 2002.
MARTÍNEZ BOOM, Alberto. Verdades y mentiras sobre la escuela. Bogotá: Editorial Aula de Humanidades, 2015.
MAYEUR, F. Histoire de I’enseignement et de l’éducation III. 1789-1930. Collection tempus. Nouvelle Librairie de France, Éditions Perrin, 2004.
MENEZES, L. M. Francesas no Rio imperial: a “França antártica” no feminino plural. Rio de Janeiro: Editora Ayran, 2024.
MUZART, Z. L. (Org.) Escritoras brasileiras do século XIX. Florianópolis: Editora Mulheres, 2000.
NÓVOA, A. Vidas de Professores. Porto: Porto Ed., 1992.
NÓVOA, António & POPKEWITZ, Thomas S. (Eds). Reformas Educativas e Formação de Professores. Lisboa: Educa. 1992.
NÓVOA, António. Le Temps des Professeurs. Lisboa: INIC, 1987, 2 vols.
NÓVOA, A. (Org.) Profissão professor. Porto: Porto Editora, Colecção Ciências da Educação, 1995.
PERROT, Michelle. As mulheres ou os silêncios da história. Bauru, SP: EDUSC, 2005.
PESTALOZZI, J. H. Como Gertrudes ensina suas crianças. São Paulo: Edutora Unesp/ SBHE, 2023.
PETITAT, A. Produção da escola/produção da sociedade: análise sócio-histórica de alguns momentos decisivos da evolução escolar no ocidente. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
RAMOS, L. M. P. C. (Org.) Igreja, Estado e Educação no Brasil. Rio de Janeiro: Papel Virtual Editora, 2005.
SAMSON, A.T. Um parisiense no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Capivara, 2003.
SOUSA, Cynthia P. e CATANI, Denice B. Práticas educativas, culturas escolares, profissão docente. São Paulo, Escrituras Editora, 1998.
VASCONCELOS, M. C. C. Um estudo sobre a gênese da profissão docente. Revista do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Goiás. Campus de Catalão. v.2, n.2, jan./dez. 2004.
VASCONCELOS, M. C. C. A casa e os seus mestres: a educação no Brasil de Oitocentos. E-book: 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Gryphus, 2020.
VASCONCELOS, M. C. C. Preceptoras estrangeiras para educar meninas nas casas brasileiras do século XIX. Cadernos de História da Educação, v. 17, 2018, p. 285-308.
VEIGA, C. G. Escola pública, processo civilizador, modernidade eurocêntrica e exclusão sociorracial: diálogos com Anibal Quijano e Norbert Elias. In: VEIGA, C. G. & OLIVEIRA, M. A. T. de. Historiografia da educação: abordagens teóricas e metodológicas. Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2019, p. 49-100.
VICENTINI, Paula Perin; LUGLI, Rosario Genta. História da profissão docente no Brasil: representações em disputa. São Paulo: Cortez, 2009.
VIDAL, D. G. et al. A memória e a sombra - a escola brasileira entre o Império e a República. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
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