Geral - Pesquisas, conhecimentos, afetos e sentidos em educação

Geral - Pesquisas, conhecimentos, afetos e sentidos em educação

Obrigatória para os ingressantes no Mestrado e para ingressantes no doutorado que não tenho graduação e/ou mestrado em Educação.

Ementa: 

Contextos socioeconômico e político-institucionais da produção do conhecimento educacional. Constituição do objeto de Pesquisa. Caracterização do campo da Educação: Pesquisas e enfoques epistemológicos. Principais enfoques teórico/metodológicos no campo da Educação.


Bibliografia: 

AZANHA, José Mário Pires. Uma ideia de pesquisa educacional. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2011.

BORBA, Siomara. A disciplina “pesquisa em educação”. Exercício teórico para um exercício prático. Revista Teias. v. 13, n. 27, p. 259-278, jan./abr. 2012.

BOURDIEU, Pierre. O campo científico. In: ORTIZ, Renato (1983). Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática, 1983. p. 122-155.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 1989. p. 17-58.

CARDOSO, Miriam Limoeiro. Para o conhecimento dos objetos históricos: questões metodológicas. Cadernos da EIAP, n. 1. Série Desenvolvimento Agrícola. Rio de Janeiro, 1979.

DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. Tradução de Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo, 2016.

FANON, Frantz. Peau noire, masques blancs (Pele negra, máscaras brancas). Salvador, Bahia: Ed. Universidade Federal da Bahia, 2008.

KRENAK, Ailton. O futuro ancestral. São Paulo: Cia. das Letras, 2022.

LÖWY, Michael Löwy, As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Münchhausen. Marxismo e positivismo na sociologia do conhecimento, 8.ed. São Paulo: Cortez, 2009.

OYEWÙMÍ, Oyèrónké. A invenção das mulheres. Construindo um sentido africano para os discursos ocidentais de gênero. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.


Oferecida em: 2023.1

Idiomas: Português - Inglês - Espanhol - Francês

inha de Pesquisa Instituições, Práticas Educativas e História: Estudos avançados em História da Educação I

inha de Pesquisa Instituições, Práticas Educativas e História: Estudos avançados em História da Educação I

EMENTA

Analisar aspectos da historiografia da educação brasileira, centrando-se em reflexões relativas à organização do campo e suas relações com a produção de conhecimento em História da Educação.


BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ALVES, Claudia. (2001) Acervos bibliográficos para a história da educação. Niterói: EDUFF.

  . Os resumos das comunicações e as possibilidades esboçadas no II Congresso Luso- Brasileiro de História da Educação. In: CATANI, Denice, SOUZA, Cynthia Pereira de (orgs.). Práticas educativas, culturas escolares, profissão docente. São Paulo: Escrituras, 1998.

ARAUJO, Marta, (2003). Tempo de balanço: o organização do campo educacional e a produção histórico-educacional brasileira e da região nordeste. Revista Brasileira de História da Educação, nº 5, jan/jun. 2003.

BARREIRA, Luís Carlos. História e historiografia. As escritas recentes da história da educação brasileira (1971-1988). Doutorado, Faculdade de Educação, UNICAMP, 1995.

BASTOS, Maria Helena, BENCOSTA, Marcus Levy e CUNHA, Maria Teresa S., (2004). Uma cartografia da pesquisa em história da educação na região sul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (1980-2000). Pelotas: Seiva.

BLOCH, Marc. (2001). Apologia da história ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. BONTEMPI JR., Bruno. “A educação brasileira e sua periodização”: vestígio de uma identidade disciplinar. Revista Brasileira de História da Educação, nº 5, jan/jun. 2003.

BURKE, Peter, (1991). A escola dos Annales (1929-1989): a revolução francesa da historiografia. 3ª edição. São Paulo: UNESP.

CARVALHO, Laerte Ramos de. “A educação brasileira e sua periodização”. Revista Brasileira de História da Educação, nº. 2, jul. dez. 2001, p.137-151.

CARVALHO, Marta Maria Chagas de. “L’histoire de l’éducation au Brésil: traditions historiographiques et processus de rénovation de la discipline”. Paedagogica Historica – Internacional; Journal of the History of Education, v. 36, nº 3, 2000, p.909-933.

  . “A configuração da historiografia educacional brasileira”. In: FREITAS, Marcos Cezar (org.) Historiografia brasileira em perspectiva. São Paulo: Contexto, Bragança Paulista: EDUSF, 1998, p. 329- 353.

CASPARD, Pierre. O Estado e o indivíduo na história da educação: problemas de fontes e de método. In Seminário História da educação brasileira: a ótica dos pesquisadores. Brasília: INEP, Série Documental: Eventos, nº 6, abr. 1995.

CATANI, D. Bárbara & FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Um lugar de produção e a produção de um lugar: a história e a historiografia divulgadas no GT História da Educação da ANPEd (1985-2000).

Revista Brasileira de Educação, 19, jan/Abr. 2002, p. 113-128.

CAVALCANTE, Maria Juraci M. (org.), (2002). História e memória da educação no Ceará. Fortaleza: Imprensa Universitária.

CAVALCANTE, Maria Juraci M. & BEZERRA, José Arimatea B. (orgs.), (2003). Biografias, instituições, idéias, experiências e políticas educacionais. Fortaleza: Educação. UFC.

CERTEAU, Michel de (1982). A escrita da história. Trad. Maria de Lourdes Menezes. Rio de Janeiro: Forense Universitária.

DELACROIX, DOSSE, GARCIA & TREBITSCH (orgs.) (2002). Michel de Certeau – Les chemins d’histoire. Paris: Éditions complexe.

DOSSE, François, (1992). A história em migalhas: dos Annales à Nova História. Campinas: Editora da UNICAMP.

ESCOLANO, Agustín B. La investigación en Historia de la Educación en España: tradiciones e nuevas tendencias. In NÓVOA, Antònio & BERRIO, J. Ruiz (orgs.), (1993). A história da educação em Espanha e Portugal – investigações e actividades. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.

GOMES, Joaquim Ferreira. A investigação em História da Educação em Portugal. In NÓVOA, Antònio & BERRIO, J. Ruiz (orgs.), (1993). A história da educação em Espanha e Portugal – investigações e actividades. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.

GOMES, Joaquim, FERNANDES, Rogério & GRÁCIO, Rui, (1998) História da educação em Portugal. Lisboa: Livros Horizontes

LE GOFF, Jacques & NORA, Pierre. (1987). Fazer história. 3 vol. 2ª edição. Lisboa: Bertrand.

  . (1996) História e memória. 4ª edição. Campinas: EDUNICAMP.

LOPES, Eliane Marta & GALVÃO, Ana Maria. História da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. MARROU, H-I, (s/d). Do conhecimento histórico. 3ª edição. Tradução Ruy Bello. São Paulo: EPU. MIGNOT, Ana Chrystina V. & CUNHA, Maria Teresa (orgs.) (2003). Práticas de memória docente. São Paulo: Cortez.

MIGUEL, Elizabeth (2000). Coletânea da documentação educacional paranaense no período de 1854 a 1889. Campinas: Autores associados/SBHE/INEP.

MORAES, Carmen Sylvia V. & ALVES, Júlia F. Inventário de fontes documentais. São Paulo: Centro Paula Souza.

NADAI, Elza. A investigação em História da Educação no Brasil: as associações e sociedades de História da Educação. In NÓVOA, Antònio & BERRIO, J. Ruiz (orgs.), (1993). A história da educação em Espanha e Portugal – investigações e actividades. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.

NUNES, Clarice, (1998). I Congresso Luso-brasileiro de História da Educação – Leitura e escrita em Portugal e no Brasil (1500-1970). In FARIA FILHO, Luciano (org.), (1998). Modos de ler, formas de escrever. Belo Horizonte: Autentica.

  . História da educação – espaço do desejo. Em aberto, nº 47, ano IX, jul/set, 1990. Brasília: INEP.

NUNES, Clarice & CARVALHO, Marta (1993). Historiografia da educação e fontes. Porto Alegre: Cadernos ANPEd, 5.

PERES, Eliane.; BASTOS, Maria H. C. Associação Sul-rio-grandense de Pesquisadoras em História da Educação(ASPHE): a trajetória de uma rede de pesquisadores. Educação em Revista, n. 34, dez/2001, p. 121-127.

SBHE. Educação no Brasil: história e historiografia.(2001) Campinas: Autores associados.

SÁ, Nicanor & SIQUEIRA, Elizabeth (2000). Leis e regulamentos da instrução pública do Império em Mato Grosso. Campinas: Autores Associados/SBHE/INEP.

  . Educação e memória – catálogo de documentos relativos à história da educação de Mato Grosso (período imperial). Cuiabá: EdUFMT.

SANFELICE, José, SAVIANI, Dermeval & LOMBARDI, José (orgs), (1999). História da Educação – perspectivas para um intercâmbio internacional. Campinas: Autores Associados.

SAVIANI, Dermeval. O debate teórico e metodológico no campo da história e sua importância para a pesquisa educacional. In: SAVIANI, Dermeval; LOMBARDI, José C.; SANFELICE, José L. (Orgs.) (1998). História e história da educação: o debate teórico-metodológico atual. Campinas:Autores Associados/HISTEDBR, p. 7-15.

SAVIANI, Dermeval; LOMBARDI, José C. Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR): histórico e situação atual. Educação em Revista, nº. 34, dez/2001, p. 135-146.

TANURI, Leonor. “Historiografia da educação brasileira; contribuição para o seu estudo na década anterior à instalacão dos cursos de pós-graduação”. História da educação, nº. 3, abr. 1998, p. 139-153. TAVARES, Luís Henrique Dias. Fontes para o estudo da educação no Brasil. Bahia: Editora da UNEB. VEIGA, Cynthia G. & PINTASSILGO, Joaquim, (2000). Pesquisas em história da educação no Brasil e em Portugal: caminhos da polifonia, (mimeo).

VEIGA, Cynthia & FONSECA, Thais (orgs.) (2003). História e historiografia da educação no Brasil. Belo Horizonte: Autentica.

VIDAL, Diana & FARIA FILHO, Luciano (2004). História da educação no Brasil: a constituição histórica do campo (1880-1970). Revista Brasileira de História, Nº 45, V. 23, P. 27-70.

WARDE, Mirian Jorge. “Contribuição da História para a Educação”. Em aberto, ano IX, nº 47, jul. set. 1990, p. 3-11.

  . “Questões teóricas e de método: a história da educação nos marcos de uma história das disciplinas”. In: SAVIANI, Dermeval et al. (1998) História e história da educação. O debate teórico- metodológico atual. Campinas: Autores Associados, p. 88-99.

WARDE, Mirian e CARVALHO, Marta. “Política e cultura na produção da história da educação no Brasil”. Contemporaneidade e educação, ano V, nº. 7, 1º. Sem. 2000, p.9-33.

XAVIER, Libânia Nacif, (2001). Particularidades de um campo disciplinar em consolidação: balanço do I Congresso Brasileiro de História da Educação (RJ/2000). In: Sociedade Brasileira de História da Educação, (org.). Educação no Brasil: história e historiografia. Campinas: SBHE & Autores Associados.



Periódicos:

. Cadernos de Pesquisa (FCC). Campinas: Autores Associados.

. Revista Brasileira de Educação (ANPEd). Campinas: Autores Associados.

. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. (MEC/INEP) – Brasília

. Revista Brasileira de História da Educação (SBHE). Campinas: Autores Associados.

. Revista História da Educação (ASPHE) – Pelotas: UFPEl



Linha de Pesquisa Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais: Questões teórico-epistemológicas de pesquisas nosdoscom os cotidianos2

Linha de Pesquisa Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais: Questões teórico-epistemológicas de pesquisas nosdoscom os cotidianos2

Ementa: Processos educativos e culturais: redes de conhecimentos, práticas sociais e formação identitária. Vida cotidiana, conhecimentos e processos de organização curricular: a indissociabilidade das políticas e práticas nos currículos. Identidades culturais e conhecimentos locais: estudos pós-coloniais, processos e redes educativos nos currículos. Currículos, cotidiano escolar e outras redes educativas: conteúdos de ensino, relações culturais e relações sociais de poder dentro e fora da escola.

Bibliografia: 

ALVES, N. Tecer conhecimento em rede. In ALVES, N & GARCIA, R. L. (orgs). O sentido da escola. Petrópolis/RJ: DP et Alii, 2008.

________. Decifrando o pergaminho o cotidiano das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In OLIVEIRA, I. B. de & ALVES, N. (orgs). Pesquisa nos/dos/ com os cotidianos das escolas: sobre redes de saberes. Petrópolis/RJ: DP et Alii, 2008

________. A experiência da diversidade no cotidiano e suas consequências na formação de professoras. In VICTORIO FILHO, A. e MONTEIRO, S. C. F. Cultura e conhecimento de professores. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

________. Cultura e cotidiano escolar. Revista Brasileira de Educação. nº 23. Rio de Janeiro/Campinas: ANPEd/Autores Associados, maio/agosto 2003, p. 62-74.

BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano 1. Artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

DELEUZE G. & GUATTARI, F. Mil platôs capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Ed.34. (Coleção TRANS), 1995.

ELIAS, N. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1994.

FERRAÇO, C. E. Currículos e conhecimentos em rede. In: ALVES, Nilda e GARCIA, Regina Leite (org) O sentido da escola. Rio de Janeiro: DP&A:SEPE, 1999.

GINZBURG, C. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

HALL, Stuart. Da diáspora identidades e mediações. Belo Horizonte: Editora. UFMG, 2002.

LARROSA, J. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Porto Alegre: Contrabando, 1998.

LATOUR, B. (1994). Jamais fomos modernos. RJ: Ed. 34, 1994.

__________. A Esperança de Pandora. São Paulo: EDUSC, 2002.

LEFEBVRE, H. A vida cotidiana no mundo moderno. São Paulo: Ática, 1991.

LÉVY, P. Cibercultura. S. Paulo: Editora 34, 1999.

MAFFESOLI, Michel. La Conquête du présent. Pour une sociologie de la vie quotidienne. Parri, PUF. 1979

MATURANA, H. A ontologia da realidade. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1997.

________. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001.

MORIN, E. A inteligência da complexidade. São Paulo: Petrópolis, 2000.

_________. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 1990. OLIVEIRA, Inês B. Currículos praticados: entre a regulação e a emancipação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

_________. (org.) Alternativas emancipatórias em currículo. São Paulo: Cortez, 2004.

_________. Aprendendo nos/dos/com os cotidianos a ver/ler/ouvir/sentir o mundo. Educação e Sociedade n. 98, v. 28. jan./abr. 2007, Campinas: CEDES, 2007.

_________. O campo de estudos do cotidiano e sua contribuição para a pesquisa em educação. In. SCHWARTZ, C. M., CARVALHO, J. M., SIMÕES, R. H. S. e ARAUJO, V. C. (orgs.) Desafios da educação básica: a pesquisa em educação. Vitória: EDUFES, 2007b.

OLIVEIRA, I. B. e SGARBI, P. Redes educativas, diversidades e educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

PINAR, William. Multiculturalismo malicioso. Currículo sem Fronteiras, v.9, n.2, pp.149-168, Jul/Dez 2009

SANTOS, B.S. Um discurso sobre as ciências. Porto: Edições Afrontamento, 1989.

________. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 1995.

________. Introdução a uma ciência pós-moderna. 5. ed. Porto: Edições Afrontamento, 1998.

________. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2000. _

_______. A Gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo, Cortez, 2006.

Oferecida em: 2023.2

Linha de Pesquisa Currículo: sujeitos, conhecimento e cultura: Pensamento curricular

Linha de Pesquisa Currículo: sujeitos, conhecimento e cultura: Pensamento curricular

EMENTA

Teorias curriculares instrumentais: planejamento e eficientismo. Teorias progressivistas: centralidade no aluno. Teorias curriculares críticas: teorias reprodutivistas, teorias da resistência, currículo oculto, foco no conhecimento, no poder, na política e na ideologia. Teorias pós-estruturalistas no campo do currículo: centralidade da cultura e da diferença, foco no discurso e na contingência. Políticas de currículo. Currículo como produção de sentidos.


BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ALVES, N. G. (Org.); LIBÂNEO, J. C. (Org.). Temas de Pedagogia - diálogos entre a didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012. 

APPLE, M. Educação e Poder. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

APPLE, M.  Official Knowledge: Democratic Education in a Conservative Age. New York:          Routledge, 1993.

APPLE, M. Cultural Politics and Education. New York: Teachers College Press, 1996. 

APPLE, M. Ideologia e Currículo. São Paulo: Brasiliense, 1982.

BALL, S. J. Education reform – a critical and post-structural approach. Buckinghan: Open University, 1994.

BARRETO, R. G. Formação de professores, tecnologias e linguagens. São Paulo: Loyola, 2002.

BERNSTEIN, B. A estruturação do discurso pedagógico: classe, códigos e controle. Petrópolis: Vozes, 1996a.

BERNSTEIN, B. Pedagogía, control simbólico e identidad. Madrid: Morata, 1996b.

GIROUX, H. Atos impuros: a prática política dos estudos culturais. Porto Alegre: Artmed, 2003.

GIROUX, H. Cruzando as fronteiras do discurso educacional – novas políticas em educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

GIROUX, H. Os professores como intelectuais – rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

GIROUX, H. Placeres inquietantes – aprendiendo la cultura popular. Barcelona: Paidós, 1996.

GIROUX, H. Teoria e resistência em Educação: para além das teorias da reprodução. Petrópolis: Vozes, 1983.

GIROUX, H. & MCLAREN, P. (eds) Pedagogía crítica y cultura depredadora – políticas de oposición en la era posmoderna. Barcelona: Paidós, 1997. 

GOODSON I.  A construção social do currículo. Lisboa: Educa, 1997.

GOODSON, I. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 1995.

GOODSON, I. Learning, curriculum and life politics. The selected works of Ivor Goodson. Nova Iorque: Routledge, 2005.

GOODSON, I. School subjects and curriculum change: case studies in curriculum history. Londres: Croom Helm, 1983.

GOODSON, I. & MARSH, C. J. Studying school subjects: a guide. London: Falmer Press, 1996.

KRIDEL, C. Encyclopedia of Curriculum Studies. Los Angeles: Sage, 2010.

LOPES, Alice Casimiro. Políticas de integração curricular. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008.

LOPES, Alice Casimiro. Por que somos tão disciplinares? ETD. Educação Temática Digital, v. 1, p. 201-212, 2008.

LOPES, A.C. & MACEDO, E. (orgs). Currículo: debates contemporâneos, v. 2. São Paulo: Cortez, 2002a. 

LOPES, A.C & MACEDO, E. (orgs). Disciplinas e integração curricular: história e políticas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002b.

LOPES, A.C & MACEDO, E. (orgs). Currículo de ciências em debate. Campinas: Papirus, 2004.

LOPES, A.C; MACEDO, E.; PAIVA, E. Mapping Researches on Curriculum in Brazil. JAAACS, Wisconsin, EUA, v. 2, n.1, p. 1-30, 200.

MACEDO, E. Como a  diferença passa do centro à margem nos currículos: o caso dos PCN. Educação e Sociedade, v. 106, p. 23-43, 2009. Disponível em www.scielo.br. Acesso em: 14/8/10.

MACEDO, E. Currículo e hibridismo: para politizar o currículo como cultura. Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 8, n. 1 e 2, mar/2003-fev/2004.

MOREIRA, A. F. (org.). Currículo: políticas e práticas. Campinas: Papirus, 1999.

MOREIRA, A. F. (org.). Currículo: questões atuais. Campinas: Papirus, 1997b.

MOREIRA, A. F. & CANEN, A. (org.). Ênfases e omissões no currículo. Campinas: Papirus, 2001.

MOREIRA, A. F. & MACEDO, E. Currículo, práticas pedagógicas e identidades. Porto: Porto, 2002.

MOREIRA, A. F. & SILVA, T. T. (orgs). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 1994.

OLIVEIRA, I. B. Currículos praticados: entre a regulação e a emancipação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

PÉREZ GÓMEZ, A. I. A cultura escolar na sociedade neoliberal. Porto Alegre: ArtMed, 2001.

PINAR, W. International handbook of curriculum research. New Jersey: Lawrence Erlbaum, 2003.

PINAR, W.; REYNOLDS, W. M.; SLATTERY, P. & TAUBMANN, P. M (eds). Understanding curriculum. New York: Peter Lang, 1995.

POPKEWITZ, T. Reforma educacional – uma política sociológica. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

ROPO, E & AUTIO, T. International conversations on curriculum studies, Boston: Sense Publishers, 2009.

SILVA, T. T. da (org.). Teoria educacional crítica em tempos pós-modernos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

SILVA, T. T. (org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 1994.

SILVA, T. T. & MOREIRA, A. F. B. (orgs). Territórios contestados: o currículo e os novos mapas políticos culturais. Petrópolis: Vozes, 1995. 

TURA, M. L. R. Curricular and Educational Practice Policies. TRANSNATIONAL CURRICULUM INQUIRY, v. 8, p. 40-52, 2011.

VEIGA-NETO, A. (org.). Crítica pós-estruturalista e educação. Porto Alegre: Sulina, 1995.

YOUNG, M. F. D. (ed.). Knowledge and control: new directions for the sociology of education. Londres: Collier-Macmillan, 1971.

Linha de Pesquisa Educação Inclusiva e Processos Educacionais: Processos de inclusão / exclusão escolar

Linha de Pesquisa Educação Inclusiva e Processos Educacionais: Processos de inclusão / exclusão escolar

EMENTA

Caracterização e construção teórico-conceitual dos processos de inclusão / exclusão na Educação, observando a política educacional com a cultura e as práticas de educação formal, no que se refere ao percurso escolar de estudantes com diferentes condições de marginalização social e educacional. Análise das dimensões pedagógicas, socioculturais, psicossociais e filosóficas de uma Educação para a Diversidade e sua intersecção com a construção da cidadania.


BIBLIOGRAFIA BÁSICA


AMADEO, Javier. Identidade, Reconhecimento e Redistribuição: uma análise crítica do pensamento de Charles Taylor, Axel Honneth e Nancy Fraser. Política & Sociedade - Florianópolis - Vol. 16 - Nº 35 - Jan./Abr. de 2017.

ARAUJO, Susana Lima de Queiroz Pontes, DI BLASI, Felipe, DUTRA, Flávia Barbosa da Silva. A Responsabilidade Social da Universidade Observada a Partir da Trajetória Educacional de Pessoas com Deficiência. Educação, Sociedade & Culturas, nº 58, 2021, 115-135.

BARROSO, J. Factores organizacionais da exclusão escolar à inclusão exclusiva. In: RODRIGUES, D. (org.) Perspectivas sobre a inclusão: da educação à sociedade. Porto, Portugal: Porto Editora, 2003, p 13-24.

BUENO, J. G. Processos de inclusão/exclusão escolar, desigualdades sociais e deficiência. In: JESUS, D. M., BAPTISTA, C. R., VICTOR, S. L. Pesquisa e educação especial: mapeando produções. Vitória: Editora da Universidade Federal do Espírito Santo, 2006, p. 105-125.

DUBET, F. A escola e a exclusão. Cadernos de Pesquisa. n. 119, p. 29-45, 2003.

DUTRA, F. B. ; BLASI, F. ; OLIVEIRA, M. M. ; REDIG, Annie Gomes. Documento norteador para implementação do Plano de Acessibilidade Básica - PAB: primeiros passos. 1. ed. Ponta Grossa: Atena Editora, 2024. 37p 

ESTEF, S.; REDIG, Annie Gomes. Documento norteador para implementação do Planejamento de Acessibilidade na Avaliação - PAA: primeiros passos. 1. ed. Ponta Grossa: Atena Editora, 2024. 49p .

FÁVERO, O., FERREIRA, W., IRELAND, T., BARREIROS, D. (orgs.). Tornar a educação inclusiva. Brasília: Unesco, 2009.

FRASER, NANCY. Da redistribuição ao reconhecimento. Cadernos de campo, São Paulo, n. 14/15, p. 231-239, 2006.

FUMES, Neiza de Lourdes Frederico. CARMO, Bruno Cleiton Macedo. Deficiência, educação e pandemia [recurso eletrônico]: a desigualdade. Maceió, AL : EDUFAL, 2021.

GLAT, R. (org.). Educação inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007.
LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar nos meios populares. As razões do improvável. Tradução Ramon Américo Vasques e Sonia Goldfeder. São Paulo: Ática, 2008.

GOFFMAN, E. Estigma – Notas sobre a Manipulação de Identidade Deteriorada. Rio de Janeiro. Zahar Editores, 1980.

MASCARO, C. A. A. C. ; REDIG, Annie Gomes . Documento norteador para implementação do Plano Educacional Individualizado - PEI para o alfaletramento: primeiros passos. 1. ed. Ponta Grossa - PR: Atena Editora, 2024. 48p.

MARTINS, José de Souza. Exclusão social e a nova desigualdade. 4. ed. São Paulo: Paulus, 2009.

OMOTE, S. Diversidade, educação e sociedade inclusiva. In: OLIVEIRA, A. A. S., OMOTE, S. E. C. R., GIROTO, C. R. (orgs.). Inclusão escolar: as contribuições da educação especial. São Paulo: FUNDEPE/Cultura Acadêmica, 2008, p. 15-32.

GOFFAMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1980.

PATTO, M. H. Políticas atuais de inclusão escolar: reflexão a partir de um recorte conceitual. In: BUENO, J. G., MENDES, G. L., SANTOS, R. (orgs.). Deficiência e escolarização: novas perspectivas de análise . Araraquara: Junqueira & Marin, 2008, p. 25-42.

REDIG, Annie Gomes. Documento norteador para implementação do Plano Individualizado de Transição - PIT: primeiros passos. 1. ed. Ponta Grossa: Atena Editora, 2024. 53

SASSAKI, R. K. As sete dimensões da Acessibilidade. Larvatus Prodeo Editora. 2017.

SAWAIA, B. (org.). As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis: Vozes, 2007.

LIMA, FRANCISCO JOZIVAN GUEDES DE. PARA ALÉM DO DILEMA REDISTRIBUIÇÃO-RECONHECIMENTO: NANCY FRASER E A CONCEPÇÃO BIDIMENSIONAL DE JUSTIÇA. Ethic@ - Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, v.15, n.1, p.126-141, Jul. 2016.  

STOER, S., MAGALHÃES, A. M. A. Reconfiguração do contrato social moderno. Novas cidadanias e educação. In: RODRIGUES, D. (org.). Perspectivas sobre a inclusão: da educação à sociedade. Porto, Portugal: Porto Editora, 2003, p 13-24.

STOER, S., MAGALHAES, A. M., RODRIGUES, D. Os lugares da exclusão social: um dispositivo de diferenciação pedagógica. In: RODRIGUES, D. (org.). Perspectivas sobre a inclusão: da educação à sociedade. Porto, Portugal: Porto Editora, 2003, p 13-24.



Linha de Pesquisa Infância, Juventude e Educação: Estudos da Infância e da Juventude I

Linha de Pesquisa Infância, Juventude e Educação: Estudos da Infância e da Juventude I

Ementa: O curso tem por objetivo proporcionar às/aos mestrandas/os e doutorandas/os acesso aos temas e abordagens teórico-metodológicas das pesquisas desenvolvidas na Linha Infância, Juventude e Educação.

Bibliografia:

  • ABRAMOWICZ, A. crianças e guerra: as balas perdidas! childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 16, p. 01- 14, jul. 2020.
  • ALANEN, L. ‘Intersectionality’ and other challenges to theorizing Childhood. Childhood, v. 23(2) 157–161, 2016.
  • BENJAMIN, W. A hora das crianças: narrativas radiofônicas de Walter Benjamin. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2015.
  • BENJAMIN, W. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Duas Cidades, 2004.
  • BENJAMIN, W. Obras escolhidas vol. II. Rua de mão única. São Paulo: Brasiliense, 1996.
  • BOURDIEU, P. A “juventude” é apenas uma palavra. Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, , p. 112-121, 1983.
  • CASTRO, L. R. de. Da invisibilidade à ação: crianças e jovens na construção da cultura. In: ______. Crianças e jovens na construção da cultura. Rio de Janeiro: NAU; Editora: FAPERJ, 2001, p. 19-46.
  • CASTRO, L. R. de (Org.). Infâncias do Sul Global: experiências, pesquisa e teoria desde a Argentina e o Brasil. Salvador: EDUFBA, 2021.
  • COLLADO, C. S. La vida de la infancia en la ciudad y su conflicto con el mundo adulto, ÀGORA, vol. 4, nº. 8, p. 149-168, 2017.
  • DaMATTA, R. “Você tem cultura?” Suplemento Cultural do Jornal da Embratel. Rio de Janeiro, 1981.
  • DAYRELL, J. O jovem como sujeito social. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n.º  24, p. 40-52, set./out./nov./dez., 2003.
  • FEIXA, C.; LECCARDI, C. O conceito de geração nas teorias da juventude. Revista Sociedade e Estado, v. 25, nº. 2, p. 185-204, maio/ago., 2010.
  • GOUVÊA, M. C.; CARVALHO, L. D.; FREITAS, F. A. de; BIZZOTTO, L. O protagonismo infantil no interior de movimentos sociais contemporâneos no Brasil. Sociedad e Infancias, v. 3,  p. 21-41, 2019.
  • GOUVÊA, M. C. S. Infantia: entre a anterioridade e a alteridade. Educação & Realidade, vol. 36, nº. 02, p. 547-567, maio/ago., 2011.
  • GEERTZ, C. A interpretação das culturas. RJ: LTC, 2008.
  • KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. SP: Companhia das Letras, 2019.
  • LIEBEL, M.; Muñoz, M. M. (Coords). Infância y derechos humanos. Hacia una ciudadanía participante y protagónica. Perú: IFEJANT, 2009.
  • LIEBEL, M. ¿Niños sin Niñez? Contra la conquista poscolonial de las infancias del Sur global. MILLCAYAC – Revista Digital de Ciencias Sociales, vol. III, n°. 5, p. 245-272, 2016.
  • LÓPEZ, M. V. Infância e colonialidade. In: VASCONCELLOS, Tânia de (Org.). Reflexões sobre infância e cultura.  Niterói: EdUFF, 2008.
  • MANNHEIM, K. El problema de las generaciones. Revista Española de Investigaciones Sociológicas – Reis. Madrid, nº. 62, p. 193-242, abr./jun., 1993
  • MARGULIS, M.; URRESTI, M. “La juventude es más que uma palavra”. In: MARGULIS, M. (editor). La juventude es más que uma palavra. Buenos Aires: Biblos, 1996, p. 13-30.
  • NUNES, M. D. F. “Você veio olhar a gente ou escrever?” Usos do caderno de campo em pesquisas com crianças numa escola de educação infantil. Zero a Seis, Florianópolis, v. 21, n. 40, p. 389-414, set./dez., 2019.
  • PEREIRA, R. R. A hora das crianças: narrativas radiofônicas de Walter Benjamin. In: JOBIM e SOUZA, S.; KRAMER, S. Política, cidade e educação: itinerários de Walter Benjamin. Rio de Janeiro: Contraponto, 2009.
  • PEREIRA, R. R.; MILANEZ, F. de A. Tornar a música mais alta que as bombas: guerra, refúgio e politização da infância. Revista Textura. v. 25, n. 61, p.110-127 jan./mar. 2023.
  • PÉTONNEL, C.. Observação flutuante: o exemplo de um cemitério parisiense. Antropolítica, Niterói, n. 25, 2º sem., p. 99-111, 2008.
  • PIRES, F. F.; SANTOS, P. O. S. dos. O uso de grupos focais na pesquisa etnográfica com crianças. Zero a Seis, Florianópolis, v. 21, n. 40, p. 318-342, set./dez., 2019.
  • QUIJANO, A. Colonialidad del poder, eurocentrismo y América Latina. In: LANDER, E. (ed.). La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciências sociales. Perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires: CLACSO, 2011. p. 219-264.
  • QVORTRUP, J. A infância enquanto categoria estrutural. In: Educação e Pesquisa. São Paulo, vol. 36, nº. 2, p. 631-643, maio/ago., 2010.
  • SARACENO, C. Età e corso della vita. Bologna: Il Mulino, 1986.
  • SALGADO, R. G.; SOUZA, L. L de. O desaparecimento social das diferenças nas políticas de exceção: vidas e memórias de crianças e mulheres para a reinvenção de uma educação democrática. Educar em Revista, v. 36, p. 1-20, 2020.
  • SGRITTA, G. B. La condizioni dell’infanzia: teoria, politiche, rappresentazioni sociali. Milano: Franco Angeli,  1988.
  • SILVA, H. R. S. A situação etnográfica: andar e ver. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 15, n. 32, p. 171-188, jul./dez. 2009.
  • SPINELLI, C. S.; QUINTEIRO, J. A criança na pesquisa educacional brasileira: da condição de “silenciada” à testemunha da “história”. In: REIS, M.; GOMES, L. O. (Orgs.). Infância: Sociologia e Sociedade. SP: Attar Editorial, 2015.
  • SOUZA, R. M. de. Protagonismo juvenil: o discurso da juventude sem voz. Revista Brasileira Adolescência e Conflitualidade, v. 1, n. 1, p. 1-28, 2009.
  • TRAPP, Caroline; PEREIRA, Rita. A casa, a rua, a luta: apontamentos de uma pesquisa com crianças. Revista Humanidades e Inovação, v.7, n.28, p. 30-41, 2020.
  • WEBER, F. A entrevista, a pesquisa e o íntimo, ou: por que censurar seu diário de campo? Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 15, n. 32, p. 157-170, jul./dez. 2009.
  • WELLER, W. A atualidade do conceito de gerações de Karl Mannheim. Revista Sociedade e Estado, v. 25, n. 2, p. 205- 224, maio-agosto 2010.

    Oferecida em: 2023.1