Opções de inscrição

Linha de Pesquisa Currículo: sujeitos, conhecimento e cultura: Pensamento curricular
EMENTA
Teorias curriculares instrumentais: planejamento e eficientismo. Teorias progressivistas: centralidade no aluno. Teorias curriculares críticas: teorias reprodutivistas, teorias da resistência, currículo oculto, foco no conhecimento, no poder, na política e na ideologia. Teorias pós-estruturalistas no campo do currículo: centralidade da cultura e da diferença, foco no discurso e na contingência. Políticas de currículo. Currículo como produção de sentidos.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ALVES, N. G. (Org.); LIBÂNEO, J. C. (Org.). Temas de Pedagogia - diálogos entre a didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012.
APPLE, M. Educação e Poder. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.
APPLE, M. Official Knowledge: Democratic Education in a Conservative Age. New York: Routledge, 1993.
APPLE, M. Cultural Politics and Education. New York: Teachers College Press, 1996.
APPLE, M. Ideologia e Currículo. São Paulo: Brasiliense, 1982.
BALL, S. J. Education reform – a critical and post-structural approach. Buckinghan: Open University, 1994.
BARRETO, R. G. Formação de professores, tecnologias e linguagens. São Paulo: Loyola, 2002.
BERNSTEIN, B. A estruturação do discurso pedagógico: classe, códigos e controle. Petrópolis: Vozes, 1996a.
BERNSTEIN, B. Pedagogía, control simbólico e identidad. Madrid: Morata, 1996b.
GIROUX, H. Atos impuros: a prática política dos estudos culturais. Porto Alegre: Artmed, 2003.
GIROUX, H. Cruzando as fronteiras do discurso educacional – novas políticas em educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
GIROUX, H. Os professores como intelectuais – rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
GIROUX, H. Placeres inquietantes – aprendiendo la cultura popular. Barcelona: Paidós, 1996.
GIROUX, H. Teoria e resistência em Educação: para além das teorias da reprodução. Petrópolis: Vozes, 1983.
GIROUX, H. & MCLAREN, P. (eds) Pedagogía crítica y cultura depredadora – políticas de oposición en la era posmoderna. Barcelona: Paidós, 1997.
GOODSON I. A construção social do currículo. Lisboa: Educa, 1997.
GOODSON, I. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 1995.
GOODSON, I. Learning, curriculum and life politics. The selected works of Ivor Goodson. Nova Iorque: Routledge, 2005.
GOODSON, I. School subjects and curriculum change: case studies in curriculum history. Londres: Croom Helm, 1983.
GOODSON, I. & MARSH, C. J. Studying school subjects: a guide. London: Falmer Press, 1996.
KRIDEL, C. Encyclopedia of Curriculum Studies. Los Angeles: Sage, 2010.
LOPES, Alice Casimiro. Políticas de integração curricular. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008.
LOPES, Alice Casimiro. Por que somos tão disciplinares? ETD. Educação Temática Digital, v. 1, p. 201-212, 2008.
LOPES, A.C. & MACEDO, E. (orgs). Currículo: debates contemporâneos, v. 2. São Paulo: Cortez, 2002a.
LOPES, A.C & MACEDO, E. (orgs). Disciplinas e integração curricular: história e políticas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002b.
LOPES, A.C & MACEDO, E. (orgs). Currículo de ciências em debate. Campinas: Papirus, 2004.
LOPES, A.C; MACEDO, E.; PAIVA, E. Mapping Researches on Curriculum in Brazil. JAAACS, Wisconsin, EUA, v. 2, n.1, p. 1-30, 200.
MACEDO, E. Como a diferença passa do centro à margem nos currículos: o caso dos PCN. Educação e Sociedade, v. 106, p. 23-43, 2009. Disponível em www.scielo.br. Acesso em: 14/8/10.
MACEDO, E. Currículo e hibridismo: para politizar o currículo como cultura. Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 8, n. 1 e 2, mar/2003-fev/2004.
MOREIRA, A. F. (org.). Currículo: políticas e práticas. Campinas: Papirus, 1999.
MOREIRA, A. F. (org.). Currículo: questões atuais. Campinas: Papirus, 1997b.
MOREIRA, A. F. & CANEN, A. (org.). Ênfases e omissões no currículo. Campinas: Papirus, 2001.
MOREIRA, A. F. & MACEDO, E. Currículo, práticas pedagógicas e identidades. Porto: Porto, 2002.
MOREIRA, A. F. & SILVA, T. T. (orgs). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 1994.
OLIVEIRA, I. B. Currículos praticados: entre a regulação e a emancipação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
PÉREZ GÓMEZ, A. I. A cultura escolar na sociedade neoliberal. Porto Alegre: ArtMed, 2001.
PINAR, W. International handbook of curriculum research. New Jersey: Lawrence Erlbaum, 2003.
PINAR, W.; REYNOLDS, W. M.; SLATTERY, P. & TAUBMANN, P. M (eds). Understanding curriculum. New York: Peter Lang, 1995.
POPKEWITZ, T. Reforma educacional – uma política sociológica. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
ROPO, E & AUTIO, T. International conversations on curriculum studies, Boston: Sense Publishers, 2009.
SILVA, T. T. da (org.). Teoria educacional crítica em tempos pós-modernos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
SILVA, T. T. (org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 1994.
SILVA, T. T. & MOREIRA, A. F. B. (orgs). Territórios contestados: o currículo e os novos mapas políticos culturais. Petrópolis: Vozes, 1995.
TURA, M. L. R. Curricular and Educational Practice Policies. TRANSNATIONAL CURRICULUM INQUIRY, v. 8, p. 40-52, 2011.
VEIGA-NETO, A. (org.). Crítica pós-estruturalista e educação. Porto Alegre: Sulina, 1995.
YOUNG, M. F. D. (ed.). Knowledge and control: new directions for the sociology of education. Londres: Collier-Macmillan, 1971.