Opções de inscrição

Geral - Produção do conhecimento em Educação

Geral - Produção do conhecimento em Educação

Ementa: 

Contextos socioeconômico e político-institucionais da produção do conhecimento educacional. Constituição do objeto de Pesquisa. Caracterização do campo da Educação: Pesquisas e enfoques epistemológicos. Principais enfoques teórico/metodológicos no campo da Educação.


Bibliografia: 

AZANHA, José Mário Pires. Uma ideia de pesquisa educacional. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2011.

BORBA, Siomara. A disciplina “pesquisa em educação”. Exercício teórico para um exercício prático. Revista Teias. v. 13, n. 27, p. 259-278, jan./abr. 2012.

BOURDIEU, Pierre. O campo científico. In: ORTIZ, Renato (1983). Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática, 1983. p. 122-155.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 1989. p. 17-58.

CARDOSO, Miriam Limoeiro. Para o conhecimento dos objetos históricos: questões metodológicas. Cadernos da EIAP, n. 1. Série Desenvolvimento Agrícola. Rio de Janeiro, 1979.

DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. Tradução de Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo, 2016.

FANON, Frantz. Peau noire, masques blancs (Pele negra, máscaras brancas). Salvador, Bahia: Ed. Universidade Federal da Bahia, 2008.

KRENAK, Ailton. O futuro ancestral. São Paulo: Cia. das Letras, 2022.

LÖWY, Michael Löwy, As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Münchhausen. Marxismo e positivismo na sociologia do conhecimento, 8.ed. São Paulo: Cortez, 2009.

OYEWÙMÍ, Oyèrónké. A invenção das mulheres. Construindo um sentido africano para os discursos ocidentais de gênero. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.


Oferecida em: 2023.1

Idiomas: Português - Inglês - Espanhol - Francês

Autoinscrição (Docente Proped)
Autoinscrição (Estudante)