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Geral - Produção do conhecimento em Educação
Ementa:
Contextos socioeconômico e político-institucionais da produção do conhecimento educacional. Constituição do objeto de Pesquisa. Caracterização do campo da Educação: Pesquisas e enfoques epistemológicos. Principais enfoques teórico/metodológicos no campo da Educação.
Bibliografia:
AZANHA, José Mário Pires. Uma ideia de pesquisa educacional. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2011.
BORBA, Siomara. A disciplina “pesquisa em educação”. Exercício teórico para um exercício prático. Revista Teias. v. 13, n. 27, p. 259-278, jan./abr. 2012.
BOURDIEU, Pierre. O campo científico. In: ORTIZ, Renato (1983). Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática, 1983. p. 122-155.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 1989. p. 17-58.
CARDOSO, Miriam Limoeiro. Para o conhecimento dos objetos históricos: questões metodológicas. Cadernos da EIAP, n. 1. Série Desenvolvimento Agrícola. Rio de Janeiro, 1979.
DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. Tradução de Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo, 2016.
FANON, Frantz. Peau noire, masques blancs (Pele negra, máscaras brancas). Salvador, Bahia: Ed. Universidade Federal da Bahia, 2008.
KRENAK, Ailton. O futuro ancestral. São Paulo: Cia. das Letras, 2022.
LÖWY, Michael Löwy, As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Münchhausen. Marxismo e positivismo na sociologia do conhecimento, 8.ed. São Paulo: Cortez, 2009.
OYEWÙMÍ, Oyèrónké. A invenção das mulheres. Construindo um sentido africano para os discursos ocidentais de gênero. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.
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