Programação
EduCiber
O Grupo de Pesquisa Educação e Cibercultura investiga como a Educação, a Cultura e a Comunicação podem potencializar práticas docentes em redes educativas no contexto formal/informal da Universidade e da Escola Básica, contribuindo para a formação de professores na atual fase da cibercultura. Optamos pela metodologia da ciberpesquisa-formação multirreferencial com as pesquisas com os Cotidianos por contemplar como campo de pesquisa os espaços de atuação profissional do professor-pesquisador e de seus colaboradores.
O Grupo pretende:
a) Privilegiar a docência na Educação Básica nas áreas de Periferias Urbanas;
b) Pensar a formação de professores na cibercultura articulando a prática pedagógica com a pesquisa acadêmica;
c) Contribuir com a formação e com a produção científica nos campos da Educação, da Cultura e da Comunicação.

- *(Em breve um vídeo sobre nossas apresentações)
Integrantes
Conheça os integrantes do grupo com fotos e resumos do Lattes.
Líder do grupo
Rosemary dos Santos
Formada em Letras e Pedagogia. Doutora e Mestre em Educação pela UERJ. Professora Adjunta do Departamento de Formação de Professores da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF-UERJ). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC) na Linha de Pesquisa: Educação, Comunicação e Cultura. Editora-chefe da Revista Periferia ( publicação semestral, voltada para a publicação de textos inéditos na área de Educação, Ciências Humanas e Sociais.) Vice-coordenadora do GPDOC – Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura. Líder do EduCiber ( Grupo de Pesquisa Educação e Cibercultura) Parecerista Ad Hoc do GT 16, Educação e Comunicação, da ANPED. Parecerista Ad Hoc do ENDIPE ( Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino). Atuou 26 anos como professora da Educação Básica no Município de Duque de Caxias, RJ. Atua na área de Educação, com destaque nas seguintes áreas: Educação, Pesquisa, Cibercultura, Formação de Professores, Currículo. Educação Online, Educação Básica. Currículo Lattes
E-mail: rose.brisaerc@gmail.com
Alexandra Barbosa
Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – PROPED/UERJ (2018). Possui licenciatura e bacharelado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2010) e especialização em Supervisão Escolar pelo Centro Universitário Augusto Motta – UNISUAM (2013). Atualmente é Professora Substituta no Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino (Faculdade de Educação/UERJ) e Pedagoga na Pró-reitoria de Graduação (UERJ/PR1), sendo responsável pela coordenação do Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação (LaTIC). Membro do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura – GPDOC (UFRRJ) e do Grupo de Pesquisa Educação e Cibercultura – EDUCIBER (FEBF/UERJ). Currículo Lattes
E-mail: b.s.alexsandra@gmail.com
Carolina Carvalho
Carolina Carvalho de Sá Só Machado, graduanda em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ) e bolsista de Extensão no Grupo de Pesquisa EduCiber, coordenado pela Prof. Dra. Rosemary dos Santos. Atua como professora, buscando articular a docência às implicações do uso das tecnologias digitais no mundo contemporâneo. Desenvolve pesquisa voltada à produção de materiais audiovisuais no contexto da prática docente, com foco nas práticas pedagógicas mediadas por tecnologias
Charles de Jesus
Charles de Jesus, gastrólogo formado pela UNESA - Completei minha especialização lato sensu em "Docência do Ensino Superior" na UCAM de Niterói, também realizei outra especialização em formato de EAD na Faculdade UNYLEYA de "Cannabis Medicinal" -Pensando na formação continuada, trabalho dando aulas de Gastronomia, ingressei no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia na FEBF-UERJ, sou bolsista do Proped, na Linha de Pesquisa Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais. Com a liderança da professora Rosemary dos Santos do Grupo de Pesquisa Educação e Cibercultura EduCiber.
Larissa Teixeira
Larissa Teixeira, graduanda em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ) e bolsista de Iniciação Científica no Grupo de Pesquisa Educiber, coordenado pela Prof Dr Rosemary Santos. Dedico-me ao estudo das práticas educativas contemporâneas e aos desafios do ensino-aprendizagem em contextos de periferia urbana, com uma paixão crescente por tecnologia e cibercultura.
Letícia Aires
Formada em Licenciatura em Química. Formação em andamento em Especialista em Ensino de Química, orientada pelo professor e doutor Mauro Braga França, no Colégio Pedro II. Mestranda em em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas, orientada pela professora doutora Rosemary dos Santos, na FEBF – UERJ ,Faculdade de Educação da Baixada Fluminense. Atuante na Linha de Pesquisa Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais. Projeto em andamento sobre Práticas Curriculares cotidianas e Formação de Professores de Química na Cibercultura. Currículo Lattes
E-mail: farias.laf@gmail.com
Luis Henrique Monteiro de Castro
Luis Henrique Monteio de Castro, doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com a tese "Ciberlab - Laboratório ubíquo em tempos de cibercultura: Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa" . Mestre em Ensino de Física pela UNIRIO com a dissertação "O uso do Arduino e do Processing no Ensino de Física", Graduado em Tecnologia em Sistemas da Computação pela UFF, Graduado em Licenciatura em Técnicas Industriais pela FABES. Atua profissionalmente como Professor efetivo e orientador de estágio na Escola Técnica Ferreira Viana (ETEFV - FAETEC). Pesquisador do EDUCIBER- Educação e Cibercultura, da UERJ.Também atua como diretor no liceu Literário Português, vinculado a Associação luis de Camões.Atuou no ensino de eletrônica direcionado a sistemas de áudio no Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação. Na Escola Técnica Ferreira Viana atuou como coordenador de curso técnico e como diretor técnico. Curriculo Lattes Email:
Michele Silva da Avelar
Michele Silva da Avelar, doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2019). Especialista em Educação a Distância pela Faculdade de Tecnologia SENAC Rio - FATEC (2012). Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2010). Técnica Universitária - Pedagoga na Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância, Tecnologia Educacional e Coordenação Pedagógica. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação e Cibercultura - EduCiber/UERJ. Currículo Lattes (Texto informado pelo autor) E-mail:
Mirian Maia do Amaral
Mirian Maia do Amaral, doutora e Mestre em Educação com concentração em Tecnologia da Informação e da Comunicação, pela Universidade Estácio de Sá. Pós-doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Especialista em Recursos Humanos e em Administração pela Fundação Getulio Vargas. Licenciada em Letras pela Universidade do Estado da Guanabara (atual UERJ) e em Pedagogia pela Universidade Sociedade Augusto Motta (UNISUAM). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura do Programa de Pós-graduação em Educação (PROPED GPDOC-UERJ, atual Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE e -UFRJ) , do Grupo de Pesquisa Educação e Cibercultura do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE- EDUCIBER-UERJ) e do Grupo de Pesquisa Sociabilidades, Cibercultura e Educação (SOCIb - FEBF-UERJ Possui experiência na área de Educação, em geral, particularmente no que se refere à Formação de professores, à Cibercultura, à Didática e à Educação Online. Ex-coordenador-acadêmico e executivo em diversos cursos de pós-graduação lato sensu da FGV (1986-2004). Co-orienta dissertações e teses na pós-graduação stricto sensu, e orienta e participa de bancas de Mestrado e de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Atua como docente, orientadora e avaliadora de TCC, de cursos MBA do Programa FGV Management. Sócio- diretor área de RH da Empresa Br Logística. Membro do corpo editorial das Revistas (Redoc, EAD em Foco - Revista de Educação a Distância. Educação e Tecnologia: parcerias e Educação e Cultura Contemporânea). Atua como palestrante e consultora, em instituições e empresas públicas e privadas. Autora de livro, capítulos de livro e artigos diversos em sua área de especialização e afins. Currículo Lattes E-mail:
Thayra Fernandes Pereira
Thayra Fernandes Pereira é uma egressa do curso de Pedagogia da UERJ-FEBF (Faculdade de Educação da Baixada Fluminense). Durante sua formação acadêmica, aprofundou seus estudos na arte literária, principalmente, na leitura que devir-outro. Movida por sentidos, buscou desatar os nós das subjetividades capitalísticas e, a partir disso, procurou práticas micropolíticas de libertação. Em sua trajetória acadêmica, trilhou o caminho dos afectos: da potência de agir ou de paralisar. Atuou como bolsista Depext (2021) e na Iniciação Científica PIBIC (2022). Seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), orientado pela Profa. Dra. Leila Mendes, resultou no artigo "Navegar, explorar, cartografar: é possível que os perfis de leitura do Instagram afetem os leitores?". Em 2023, foi bolsista Proatec N4, integrando um projeto da Profa. Dra. Rosemary dos Santos. Atualmente (2025), é integrante do grupo de pesquisa EduCiber, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd/UERJ), na Linha de Pesquisa Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais, e bolsista CAPES. Em sua pesquisa, desenvolve uma investigação sobre a escrita-poética como dispositivo epistemológico e sensível na formação de professores na cibercultura, explorando seu trânsito entre a materialidade do papel e o digital em rede. O estudo mobiliza epistemologias dos cotidianos e referenciais da literatura, da filosofia e da cibercultura para problematizar a normatização da escrita no campo acadêmico, ampliando os sentidos entre ciência e poesia. Currículo Lattes E-mail:
Yasmin Viana Ribeiro de Almeida
Yasmin Viana Ribeiro de Almeida, sou Doutoranda em Geografia (UERJ), Geógrafa (UERJ), Mestre em Geografia (PPGEO/UERJ) e Mestre em Educação (PPGECC/UERJ). Atualmente trabalho como Coordenadora de Geoprocessamento na Prefeitura de Duque de Caxias e Consultora de Análise espaciais para algumas empresas. Trabalho também como professora de Ensino Fundamental II no Município de Maricá. Meus estudos e trabalhos possuem ênfase em Estudos Urbanos, Geotecnologia, Planejamento Urbano, Cibercultura e Pesquisa-Formação. Sou Ex-professora Universitária em Geografia ministrando as matérias de Geoprocessamento, Geologia, Geomorfologia e Pedologia pela Fundação Educacional de Duque de Caxias (FEUDUC). Ex-Bolsista CAPES no mestrado. Ex-bolsista Estágio Interno do Grupo de Estudos Terciários do Rio de Janeiro (GETER). Ex-Diretora Presidente da Empresa Júnior de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Ex técnica administrativa com ênfase em gestões do Instituto de Geografia da UERJ. Técnica de Informática (FAETEC). Possuo MBA em Docência em Ensino Superior para o novo formato de aula do futuro e Especialização em Gestão, Supervisão e Orientação Educacional. Currículo Lattes E-mail:
Nome Integrante 2
Resumo do Lattes do Integrante 2...
nome
resumo
PROJETOS
Tipo Projeto Data Projeto de Pesquisa DOCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE: PRÁTICAS E PROCESSOS DA CIBERCULTURA COMO PROPOSIÇÃO/CRIAÇÃO DE AMBIÊNCIAS FORMATIVAS 2019-2022 Projeto de Extensão COLOCAR AQUI O TITULO DO PROJETO DATA DO PROJETO CONTATOS
Grupo de Pesquisa – educiber.uerj@gmail.com
Rosemary dos Santos – rose.brisaerc@gmail.com
Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas – PPG/ECC.
Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Rua General Manoel Rabelo, S/N – Vila São Luís – Duque de CaxiasPrograma de Pós-Graduação em Educação – ProPEd
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Rua São Francisco Xavier, 524 – 12.037/Bloco F – Maracanã – Rio de Janeiro (RJ)

