Alice Casimiro Lopes: Políticas de currículo e cultura

Alice Casimiro Lopes: Políticas de currículo e cultura

Ementa: Lorem ipsum dolor sit amet. Sit enim dolores id omnis voluptatum ad ipsa tempora et quibusdam obcaecati 33 numquam corrupti At vero deleniti et enim aliquid. Non maiores voluptatem 33 distinctio accusamus cum earum facilis. Qui sint voluptatem id doloremque atque a consequatur iste. Ut possimus fugit 33 aperiam quisquam nam quia enim aut odit quia ad fugit galisum est nihil dolores.

Bibliografia: Sed dolor quaerat sit maxime doloremque sed facilis illo qui aliquid exercitationem eum ducimus Quis. Est sint blanditiis aut fugit nemo ut quaerat pariatur.

Est ratione maiores aut sequi omnis ex quia quaerat 33 pariatur repellendus id voluptatem assumenda sed mollitia laboriosam eum aspernatur fugiat. Et consequuntur asperiores ex excepturi porro non accusamus sunt.

Oferecida em: 2022.2

Elizabeth Macedo: Giros Curriculares - Currículo, cultura e diferença

Elizabeth Macedo: Giros Curriculares - Currículo, cultura e diferença

Ementa: Feminismos de inflexão pós-estrutural. Neomaterialismo e currículo. Demandas das políticas de identidade e diferença em si. Teorias de currículo e subjetividade. Política e teoria curriculares comprometidas com a diferença. Relação dos temas com as pesquisas do grupo e as teses em desenvolvimento.

Course Description: Post-structural inflected feminisms. New materialism and curriculum. Identity politics demands and difference. Curriculum theories and subjectivity. Curriculum politicies and theories committed to difference. The relationship among these themes and the research and dissertations developed by Giros Curriculares [Curriculum Spinnings].

Bibliografia (Required readings):

Os textos base para o início das atividades anuais são listados abaixo. Ao longo do ano, serão acrescentados outros que permitem aprofundar as leituras e relacioná-las com os temas de pesquisa de cada estudante.

The initial readings are listed below. Throughout the year, others will be added in order to deepen the topics as they relate to the research topics of each student.

BARAD, Karen. Troubling time/s and ecologies of nothingness: On the im/possibilities of living and dying in the void. In Fritsch, M.; Lynes, P; Wood, D. (Eds.). Eco-Deconstruction: Derrida and Environmental Philosophy. London: Fordham University Press, 2018.

CROCKETT, Clayton. Derrida after the End of Writing: Political Theology and New Materialism. Nova York: Fordham University Press, 2017.

DUNK, Richard A. Diffracting the “Quantum” and the “Social”: Meeting the Universe Halfway in Social Science. Cultural Studies, Critical Methodologies, v.20, n.3, p. 225-234, 2020.

FISCHER, Clara; DOLEZAL, Luna (orgs.). New feminist perspectives on embodiment. New York: Palgrave, 2018.

PINAR, William F. A praxis of presence in curriculum theory. New York: Routledge, 2022.

ST. PIERRE, E.A. Writing Post Qualitative Inquiry. Qualitative Inquiry, v.24, n.9, p. 603-608, 2018.

ST. PIERRE, E.A. Why Post Qualitative Inquiry? Qualitative Inquiry, v. 27, n. 2, p. 163-166, 2021.


Oferecida em:
 2023.1 e 2023.2
Offered in:  2023.1 and 2023.2
A ementa de seminário de pesquisa é desenvolvida ao longo dos dois semestres letivos do ano, na medida em que não há entrada de novos estudantes no segundo semestre.

Idiomas/Languages: Português; English

Guilherme Lemos: Itinerários autobiográficos em reflexões curriculares

Guilherme Lemos: Itinerários autobiográficos em reflexões curriculares

Ementa: Lorem ipsum dolor sit amet. Sit enim dolores id omnis voluptatum ad ipsa tempora et quibusdam obcaecati 33 numquam corrupti At vero deleniti et enim aliquid. Non maiores voluptatem 33 distinctio accusamus cum earum facilis. Qui sint voluptatem id doloremque atque a consequatur iste. Ut possimus fugit 33 aperiam quisquam nam quia enim aut odit quia ad fugit galisum est nihil dolores.

Bibliografia: Sed dolor quaerat sit maxime doloremque sed facilis illo qui aliquid exercitationem eum ducimus Quis. Est sint blanditiis aut fugit nemo ut quaerat pariatur.

Est ratione maiores aut sequi omnis ex quia quaerat 33 pariatur repellendus id voluptatem assumenda sed mollitia laboriosam eum aspernatur fugiat. Et consequuntur asperiores ex excepturi porro non accusamus sunt.

Oferecida em: 2022.2

Isabel Ortigão: Políticas de Avaliação, Desigualdades e Educação Matemática

Isabel Ortigão: Políticas de Avaliação, Desigualdades e Educação Matemática

Ementa: Lorem ipsum dolor sit amet. Sit enim dolores id omnis voluptatum ad ipsa tempora et quibusdam obcaecati 33 numquam corrupti At vero deleniti et enim aliquid. Non maiores voluptatem 33 distinctio accusamus cum earum facilis. Qui sint voluptatem id doloremque atque a consequatur iste. Ut possimus fugit 33 aperiam quisquam nam quia enim aut odit quia ad fugit galisum est nihil dolores.

Bibliografia: Sed dolor quaerat sit maxime doloremque sed facilis illo qui aliquid exercitationem eum ducimus Quis. Est sint blanditiis aut fugit nemo ut quaerat pariatur.

Est ratione maiores aut sequi omnis ex quia quaerat 33 pariatur repellendus id voluptatem assumenda sed mollitia laboriosam eum aspernatur fugiat. Et consequuntur asperiores ex excepturi porro non accusamus sunt.

Oferecida em: 2022.2

Raquel: Educação & Comunicação

Raquel: Educação & Comunicação

Ementa: Lorem ipsum dolor sit amet. Sit enim dolores id omnis voluptatum ad ipsa tempora et quibusdam obcaecati 33 numquam corrupti At vero deleniti et enim aliquid. Non maiores voluptatem 33 distinctio accusamus cum earum facilis. Qui sint voluptatem id doloremque atque a consequatur iste. Ut possimus fugit 33 aperiam quisquam nam quia enim aut odit quia ad fugit galisum est nihil dolores.

Bibliografia: Sed dolor quaerat sit maxime doloremque sed facilis illo qui aliquid exercitationem eum ducimus Quis. Est sint blanditiis aut fugit nemo ut quaerat pariatur.

Est ratione maiores aut sequi omnis ex quia quaerat 33 pariatur repellendus id voluptatem assumenda sed mollitia laboriosam eum aspernatur fugiat. Et consequuntur asperiores ex excepturi porro non accusamus sunt.

Oferecida em: 2022.2

Rita Frangella: Currículo, cultura e infância

Rita Frangella: Currículo, cultura e infância

Ementa: Lorem ipsum dolor sit amet. Sit enim dolores id omnis voluptatum ad ipsa tempora et quibusdam obcaecati 33 numquam corrupti At vero deleniti et enim aliquid. Non maiores voluptatem 33 distinctio accusamus cum earum facilis. Qui sint voluptatem id doloremque atque a consequatur iste. Ut possimus fugit 33 aperiam quisquam nam quia enim aut odit quia ad fugit galisum est nihil dolores.

Bibliografia: Sed dolor quaerat sit maxime doloremque sed facilis illo qui aliquid exercitationem eum ducimus Quis. Est sint blanditiis aut fugit nemo ut quaerat pariatur.

Est ratione maiores aut sequi omnis ex quia quaerat 33 pariatur repellendus id voluptatem assumenda sed mollitia laboriosam eum aspernatur fugiat. Et consequuntur asperiores ex excepturi porro non accusamus sunt.

Oferecida em: 2022.2

Rosanne: Políticas de currículo e docência

Rosanne: Políticas de currículo e docência

Ementa: Lorem ipsum dolor sit amet. Sit enim dolores id omnis voluptatum ad ipsa tempora et quibusdam obcaecati 33 numquam corrupti At vero deleniti et enim aliquid. Non maiores voluptatem 33 distinctio accusamus cum earum facilis. Qui sint voluptatem id doloremque atque a consequatur iste. Ut possimus fugit 33 aperiam quisquam nam quia enim aut odit quia ad fugit galisum est nihil dolores.

Bibliografia: Sed dolor quaerat sit maxime doloremque sed facilis illo qui aliquid exercitationem eum ducimus Quis. Est sint blanditiis aut fugit nemo ut quaerat pariatur.

Est ratione maiores aut sequi omnis ex quia quaerat 33 pariatur repellendus id voluptatem assumenda sed mollitia laboriosam eum aspernatur fugiat. Et consequuntur asperiores ex excepturi porro non accusamus sunt.

Oferecida em: 2022.2

Siomara: Episteme - Núcleo de Estudo e Pesquisa em Epistemologia e Metodologia das Ciências

Siomara: Episteme - Núcleo de Estudo e Pesquisa em Epistemologia e Metodologia das Ciências

Ementa: Lorem ipsum dolor sit amet. Sit enim dolores id omnis voluptatum ad ipsa tempora et quibusdam obcaecati 33 numquam corrupti At vero deleniti et enim aliquid. Non maiores voluptatem 33 distinctio accusamus cum earum facilis. Qui sint voluptatem id doloremque atque a consequatur iste. Ut possimus fugit 33 aperiam quisquam nam quia enim aut odit quia ad fugit galisum est nihil dolores.

Bibliografia: Sed dolor quaerat sit maxime doloremque sed facilis illo qui aliquid exercitationem eum ducimus Quis. Est sint blanditiis aut fugit nemo ut quaerat pariatur.

Est ratione maiores aut sequi omnis ex quia quaerat 33 pariatur repellendus id voluptatem assumenda sed mollitia laboriosam eum aspernatur fugiat. Et consequuntur asperiores ex excepturi porro non accusamus sunt.

Oferecida em: 2022.2

Talita Vidal: Conhecimento, Currículo e Avaliação

Talita Vidal: Conhecimento, Currículo e Avaliação

Ementa: Perspectivas discursivas de investigação em Educação. Significações de conhecimento e suas implicações sobre projetos de formação de sujeitos. As contribuições dos operadores teóricos de Jacques Derrida.

Bibliografia: 

BUTLLER, J. Quadros de guerra. Quando a vida é passível de luto? Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.

COSTA, H. H. C.; LOPES, A. C. O conhecimento como resposta curricular. Revista Brasileira de Educação, v. 27, p. 01-23. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782022270024

DERRIDA, J. Notas sobre desconstrucción y pragmatismo. In: MOUFFE, C. (Org.). Desconstrução e pragmatismo. Buenos Aires: Paidós, 2005. p. 151-170.

DERRIDA, J. Torres de Babel. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

DERRIDA, J. Gramatologia. Trad. Miriam Schnaiderman e Renato J. Ribeiro. São Paulo: Perspectiva, 2008.

DERRIDA, J. Uma certa possibilidade impossível de dizer o acontecimento. Cerrados, Brasília, Universidade de Brasília, v. 21, n. 33, p. 229-251, 2012. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/26148/22967.

DERRIDA, J. A universidade sem condição.  Estação Liberdade. São Paulo: 2003

LACLAU, E.; MOUFFE, C. Post-Marxism without apology. New Left Review, v. 166, p. 79-106, nov./dez. 1987. Disponível em: https://newleftreview.org/issues/I166/articles/ernesto-laclau-chantal-mouffe-post-marxism-without-apologies

LACLAU, E.; MOUFFE, C. Hegemonía y estrategia socialista. Hacia una radicalización de la democracia. 3. ed. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2010.

LEMOS, G. A. R.; PEREIRA, T. V. Sobre a arbitrariedade das decisões pedagógicas: currículo e economía como campo semântico. In: PEREIRA, T. V. (Org.) Avaliação Pedagógica. Limites e possibilidades. Curitiba: CRV, 2021, p. 109- 127.

PEREIRA, T. V. Gramática e Lógica: jogo de linguagem que favorece sentidos de conhecimento como coisa. Currículo sem Fronteiras, v. 17, n. 3, p. 600-616, 2017. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol17iss3articles/pereira.pdf

Oferecida em: 2023.1

Verônica: Políticas de Currículo e Formação de Professores

Verônica: Políticas de Currículo e Formação de Professores

Ementa: 

Políticas  curriculares de Formação de Professores.  Abordagens teórico-estratégicas a partir de perspectivas discursivas com vistas a investigar políticas de formação docente no cenário brasileiro.  Categorias investigadas: Discurso, Sujeito/subjetividade, o político, a política. 
Referências Bibliográficas:
BIESTA, Gert. Para além da aprendizagem: educação democrática para um futuro humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
BIGLIERI, Paula; PERELLÓ, Gloria. Los usos del psicoanálisis em la teoria de la hegemonia
de Ernesto Laclau. Buenos Aires: Grama Ediciones, 2012.
FREITAS, Helena Costa Lopes de. 30 Anos da Constituição: avanços e retrocessos na formação de professores. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 12, n. 24, p. 511-527, nov./dez. 2018. Disponível em: <http//www.esforce.org.br>. Acesso em: Agosto de 2021.
GLYNOS, Jason; HOWARTH, David. Logics of Critical Explanation in Social and Political
Theory. LONDON/ NEW YORK: Routledge, 2007.
LACLAU, Ernesto; MOUFFE, Chantal. Hegemonia e Estratégia Socialista: por uma política
democrática radical. Tradução de Joanildo A. Burity, Josias de Paula Jr e Aécio Amaral – SãoPaulo: Intermeios; Brasília: CNPQ, 2015. (Coleção Contrassensos)
LOPES, Alice Casimiro. Políticas de currículo em um enfoque discursivo: notas de pesquisa.
In: LOPES, Alice Casimiro, et al. (Orgs.). A Teoria do Discurso na Pesquisa em Educação.
Recife: Editora UFPE, 2018, p. 133-167.
______ . Políticas de currículo: questões teórico-metodológicas. In: LOPES, Alice Casimiro,
et al. (Orgs.). Discursos nas Políticas de Currículo. Apoio Editorial Faperj. - Rio de Janeiro:
Quartet, 2011, p. 19-45.
______ . Articulações de demandas educativas (im)possibilitadas pelo antagonismo ao
“marxismo cultural.”. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 27, n. 109, p. 1-21,
jul./ago., 2019. Disponível em:<https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/download/4881/2303/19895>;. Acesso em:
Março de 2022.
MENDONÇA, Daniel de. A noção de antagonismo na ciência política contemporânea: uma
análise a partir da perspectiva da Teoria do Discurso. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, n. 20, p. 135-145, jun. 2003. Disponível em: < https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/3637 > .Acesso em: Abril de 2022.
______ . Antagonismo como Identificação Política. Revista Brasileira de Ciência Política,
Brasília, n. 9, p. 205-228, set./jul., 2012. Disponível em:
<https://www.scielo.br/j/rbcpol/a/vVSJcvg3S4ZxqPWGYPsCMBF/?lang=pt>; . Acesso em:
Novembro de 2021.
______ . O Limite da Normatividade na Teoria Política de Ernesto Laclau. Lua Nova, São
Paulo, n. 91, p.135-167, 2014. Disponível em <https://www.scielo.br/j/ln/a/B36tLYVLnzjVNYYCXq96w9J/?format=pdf&lang=pt>; .
Acesso em: Maio de 2022.
MOUFFE, Chantal. Identidade Democrática e Política Pluralista. In: MENDES, Candido
(coordenador); SOARES, Luiz Eduardo (editor). Pluralismo Cultural, identidades e
globalização. Rio de Janeiro: Record, 2001, p. 410-430.
RETAMOZO, Martín. Las demandas sociales y el estudio de los movimientos sociales. Cinta
de Moebio:Revista de Epistemología de Ciencias Sociales, Santiago, v. 35, p. 110-127,
abr./jul., 2009. Disponível em: <https://www.moebio.uchile.cl/35/retamozo.html>; . Acesso
em: Março de 2022.
Oferecida em: 2022.2