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Verônica: Políticas de Currículo e Formação de Professores
Ementa:
Políticas curriculares de Formação de Professores. Abordagens teórico-estratégicas a partir de perspectivas discursivas com vistas a investigar políticas de formação docente no cenário brasileiro. Categorias investigadas: Discurso, Sujeito/subjetividade, o político, a política.
Referências Bibliográficas:
BIESTA, Gert. Para além da aprendizagem: educação democrática para um futuro humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
BIGLIERI, Paula; PERELLÓ, Gloria. Los usos del psicoanálisis em la teoria de la hegemonia
de Ernesto Laclau. Buenos Aires: Grama Ediciones, 2012.
FREITAS, Helena Costa Lopes de. 30 Anos da Constituição: avanços e retrocessos na formação de professores. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 12, n. 24, p. 511-527, nov./dez. 2018. Disponível em: <http//www.esforce.org.br>. Acesso em: Agosto de 2021.
GLYNOS, Jason; HOWARTH, David. Logics of Critical Explanation in Social and Political
Theory. LONDON/ NEW YORK: Routledge, 2007.
LACLAU, Ernesto; MOUFFE, Chantal. Hegemonia e Estratégia Socialista: por uma política
democrática radical. Tradução de Joanildo A. Burity, Josias de Paula Jr e Aécio Amaral – SãoPaulo: Intermeios; Brasília: CNPQ, 2015. (Coleção Contrassensos)
LOPES, Alice Casimiro. Políticas de currículo em um enfoque discursivo: notas de pesquisa.
In: LOPES, Alice Casimiro, et al. (Orgs.). A Teoria do Discurso na Pesquisa em Educação.
Recife: Editora UFPE, 2018, p. 133-167.
______ . Políticas de currículo: questões teórico-metodológicas. In: LOPES, Alice Casimiro,
et al. (Orgs.). Discursos nas Políticas de Currículo. Apoio Editorial Faperj. - Rio de Janeiro:
Quartet, 2011, p. 19-45.
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“marxismo cultural.”. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 27, n. 109, p. 1-21,
jul./ago., 2019. Disponível em:<https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/download/4881/2303/19895>. Acesso em:
Março de 2022.
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análise a partir da perspectiva da Teoria do Discurso. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, n. 20, p. 135-145, jun. 2003. Disponível em: < https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/3637 > .Acesso em: Abril de 2022.
______ . Antagonismo como Identificação Política. Revista Brasileira de Ciência Política,
Brasília, n. 9, p. 205-228, set./jul., 2012. Disponível em:
<https://www.scielo.br/j/rbcpol/a/vVSJcvg3S4ZxqPWGYPsCMBF/?lang=pt> . Acesso em:
Novembro de 2021.
______ . O Limite da Normatividade na Teoria Política de Ernesto Laclau. Lua Nova, São
Paulo, n. 91, p.135-167, 2014. Disponível em <https://www.scielo.br/j/ln/a/B36tLYVLnzjVNYYCXq96w9J/?format=pdf&lang=pt> .
Acesso em: Maio de 2022.
MOUFFE, Chantal. Identidade Democrática e Política Pluralista. In: MENDES, Candido
(coordenador); SOARES, Luiz Eduardo (editor). Pluralismo Cultural, identidades e
globalização. Rio de Janeiro: Record, 2001, p. 410-430.
RETAMOZO, Martín. Las demandas sociales y el estudio de los movimientos sociales. Cinta
de Moebio:Revista de Epistemología de Ciencias Sociales, Santiago, v. 35, p. 110-127,
abr./jul., 2009. Disponível em: <https://www.moebio.uchile.cl/35/retamozo.html> . Acesso
em: Março de 2022.
Oferecida em: 2022.2Referências Bibliográficas:
BIESTA, Gert. Para além da aprendizagem: educação democrática para um futuro humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
BIGLIERI, Paula; PERELLÓ, Gloria. Los usos del psicoanálisis em la teoria de la hegemonia
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Acesso em: Maio de 2022.
MOUFFE, Chantal. Identidade Democrática e Política Pluralista. In: MENDES, Candido
(coordenador); SOARES, Luiz Eduardo (editor). Pluralismo Cultural, identidades e
globalização. Rio de Janeiro: Record, 2001, p. 410-430.
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abr./jul., 2009. Disponível em: <https://www.moebio.uchile.cl/35/retamozo.html> . Acesso
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