Opções de inscrição
Elizabeth Macedo: Giros Curriculares - Currículo, cultura e diferença
Ementa: Feminismos de inflexão pós-estrutural. Neomaterialismo e currículo. Demandas das políticas de identidade e diferença em si. Teorias de currículo e subjetividade. Política e teoria curriculares comprometidas com a diferença. Relação dos temas com as pesquisas do grupo e as teses em desenvolvimento.
Course Description: Post-structural inflected feminisms. New materialism and curriculum. Identity politics demands and difference. Curriculum theories and subjectivity. Curriculum politicies and theories committed to difference. The relationship among these themes and the research and dissertations developed by Giros Curriculares [Curriculum Spinnings].
Bibliografia (Required readings):
Os textos base para o início das atividades anuais são listados abaixo. Ao longo do ano, serão acrescentados outros que permitem aprofundar as leituras e relacioná-las com os temas de pesquisa de cada estudante.
The initial readings are listed below. Throughout the year, others will be added in order to deepen the topics as they relate to the research topics of each student.
BARAD, Karen. Troubling time/s and ecologies of nothingness: On the im/possibilities of living and dying in the void. In Fritsch, M.; Lynes, P; Wood, D. (Eds.). Eco-Deconstruction: Derrida and Environmental Philosophy. London: Fordham University Press, 2018.
CROCKETT, Clayton. Derrida after the End of Writing: Political
Theology and New Materialism. Nova York: Fordham University Press, 2017.
DUNK, Richard A. Diffracting the “Quantum” and the “Social”: Meeting the Universe Halfway in Social Science. Cultural Studies, Critical Methodologies, v.20, n.3, p. 225-234, 2020.
FISCHER, Clara; DOLEZAL, Luna (orgs.). New feminist perspectives on embodiment. New York: Palgrave, 2018.
PINAR, William F. A praxis of presence in curriculum theory. New York: Routledge, 2022.
ST. PIERRE, E.A. Writing Post Qualitative Inquiry. Qualitative Inquiry, v.24, n.9, p. 603-608, 2018.
ST. PIERRE, E.A.
Why Post Qualitative Inquiry? Qualitative Inquiry, v. 27, n. 2, p. 163-166,
2021.
Oferecida em: 2023.1 e 2023.2
Offered in: 2023.1 and 2023.2
A ementa de seminário de pesquisa é desenvolvida ao longo dos dois semestres letivos do ano, na medida em que não há entrada de novos estudantes no segundo semestre.
Idiomas/Languages: Português; English