Texto 1 - Metodologias abertas a iterâncias, interações e errâncias cotidianas alguns apontamentos - Edwiges Zaccur
Sobre a autora
Edwiges Zaccur é Doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1977), tendo realizado doutorado sanduiche na Université Paris VII sob orientação de Julia Kristeva. Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal Fluminense. Tem larga experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da linguagem, Leitura e Produção Textual, Cultura e Comunicação, Oralidade e Escrita, Ensino e Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: formação da professora-pesquisadora, ser-leitor, pedagogia dialógica, cultura oral e escrita.
Sobre a obra
Nesta obra a autora discorre sobre o cotidiano, enfatizando que a pesquisa nesse contexto exige dos pesquisadores em educação outras possibilidades teórico-metodológicas, mais flexíveis, abertas a iterâncias, interações e errâncias cotidianas. Nesse sentido, enfatiza algumas características dessa abordagem, estabelecendo um contraponto aos modelos fechados, ‘engessados’, herdados da modernidade, tendo em vista superar o aprisionamento do cotidiano em categorias prévias e assegurar a pluralidade no tratamento da diversidade que se manifesta na vida.