Opções de inscrição

Linha de Pesquisa Instituições, Práticas Educativas e História : Estudos avançados em História da Educação II

Linha de Pesquisa Instituições, Práticas Educativas e História : Estudos avançados em História da Educação II

EMENTA

Refletir a respeito do debate proporcionado pela renovação historiográfica, privilegiando o exame de questões relativas à escrita da história da educação brasileira, sujeitos, instituições e saberes envolvidos nesta prática. Analisar produção historiográfica nacional, procurando observar homologias e diferenças com o que vem sendo produzido em termos de história da educação no Brasil e no exterior.


BIBLIOGRAFIA BÁSICA


ALBUQUERQUE JUNIOR, Durval. História – a arte de inventar o passado. Bauru: EDUSC, 2007.
BURGUIÈRE, Andre (org.). Dicionário das ciências históricas. Trad. Henrique Mesquita. Rio de Janeiro: Imago, 1993.
BURKE, Peter. A escola dos Annales (1929-1989) – a revolução francesa da historiografia. SP: UNESP, 1991.
_____ O que é história cultural? Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
CASTRO, Edgar. Vocabulário de Foucault. Belo Horizonte: Autentica, 2009.
CATANI, Denice. & FARIA FILHO, Luciano. Um lugar de produção e a produção de um lugar: a história e a historiografia divulgadas no GT de História da Educação da ANPEd (1985-2000) In GONDRA, José. Pesquisa em história da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
CERTEAU, Michel. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense, 1982.
CHARTIER, Roger. À beira da falésia - A história entre certezas e inquietudes. Trad. Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2002.
DOSSE, François. A história em migalhas. SP: EDUSC, 2003.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 2ª edição. São Paulo: Loyola, 1996.
_____. Arqueologia do saber. 4ª edição. Trad. Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense, 1995.
_____. O que é um autor? In: MOTTA, Manoel (org) Ditos & Escritos III. Rio de Janeiro: Forense, 2001.
_____. As monstruosidades da crítica. In: MOTTA, Manoel (org) Ditos & Escritos III. Rio de Janeiro: Forense, 2001.
FURLANETTO, Maria & SOUZA, Osmar (orgs). Foucault e a autoria. Florianópolis: Editora Insular, 2006.
HAHN, Lewis. A filosofia de Paul Ricoeur. Lisboa: Instituto Piaget, 1999.
LEAL, Ivanhoé. História e ação na teoria da narratividade de Paul Ricouer. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2002.
HUNT, Lynn. A nova história cultural. Trad. Jefferson Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
NUNES, Clarice. A instrução pública no Brasil e a libertinagem no Rio de Janeiro (uma leitura da primeira história sistematizada da educação brasileira). Cadernos de Pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas. n. 93, p. 51-59, 1995.
PELLAUER, David. Compreender Ricoeur. Petrópolis: Vozes, 2009
PROST, Antoine. Doze lições sobre a história. Belo Horizonte: Autentica, 2008.
REVEL, Jacques. Proposições – ensaios de história e historiografia. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2009.
REVEL, Jacques. Las construcciones francesas del pasado. Buenos Aires: Fondo de Cultura, 2002.
Revista História da Educação (1997-2004). Pelotas: UFPEl.
Revista Brasileira de História da Educação (2001-2004). Campinas: Autores Associados.
RICOEUR, Paul. História e verdade. Rio de Janeiro: Forense, 1968.
_____. Teoria da interpretação. Lisboa: Edições 70, 1987.
_____. Tempo e narrativa. Campinas: Papirus, 1994.
_____. Indivíduo e identidade pessoal. In: VEYNE, Paul et alli. Indivíduo e poder. Lisboa, Edições 70, 1987.
_____. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Editora UNICAMP, 2008.
GUIMARÃES, Manoel Luiz Salgado. Estudos sobre a escrita da História. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007.
SOUZA, Pedro. Michel Foucault – o trajeto da voz na ordem do discurso. Campinas: Editora RG, 2009.
TELLES, Norma. A escrita como prática de si. In: RAGO, Margareth & VEIGA-NETO, Alfredo (orgs.). Para uma vida não fascista. Belo Horizonte: Autentica, 2009.
VEYNE, Paul. Como se escreve a história. Brasília: EdUnB, 1998.
VIDAL, Diana. A difícil arte de escrever história das práticas. 2ª edição. In: FARIA FILHO, Luciano (org.) Pensadores sociais e história da educação. Belo Horizonte: Autentica, 2009.

Autoinscrição (Docente Proped)
Autoinscrição (Estudante)