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Linha de Pesquisa Educação Inclusiva e Processos Educacionais: Fundamentos e crítica da educação: diversidade na perspectiva inclusiva

Linha de Pesquisa Educação Inclusiva e Processos Educacionais: Fundamentos e crítica da educação: diversidade na perspectiva inclusiva

EMENTA

Promover o desenvolvimento de massa crítica no campo dos fundamentos gerais da pesquisa e da formação de professores para o desenvolvimento de políticas e processos de educação escolar inclusiva. Analisar a situação do conceito de inclusão subjacente à cultura escolar tradicional moderna e às políticas de educação popular entre o século XIX e as primeiras décadas do século XX. Caracterizar a figura do sujeito escolar sob risco de fracasso de aprendizagem ou de evasão em face de seu enquadramento à noção tradicional de “aluno”, ou sujeito padrão do processo de ensino-aprendizagem. Analisar a tensão entre as noções de “formação escolar” e “desenvolvimento humano” no âmbito das políticas e doutrinas de educação especial e de educação de jovens e adultos no Brasil. Discutir a natureza da expressão “professor pesquisador” no contexto das doutrinas, concepções éticas e morais que caracterizam o campo teórico-acadêmico da educação inclusiva.

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