Enrolment options

Linha de Pesquisa Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais: Questões teórico-epistemológicas de pesquisas Nos/Dos/Com os cotidianos
EMENTA
Fundamentos epistemológicos, políticos e metodológicos das pesquisas nosdoscom os cotidianos. As dimensões dos atos educativos cotidianos: éticas, estéticas, políticas e poéticas. ‘Espaçostempos’ dos acontecimentos cotidianos. Processos metodológicos das pesquisas nosdoscom os cotidianos. Os movimentos necessários às pesquisas nosdoscom os cotidianos. Possibilidades e especificidades das pesquisas nosdoscom os cotidianos em sua pluralidade constitutiva
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ALVES, Nilda. Sobre as redes educativas que formamos e que nos formam. In Alves, Nilda. Práticas pedagógicas em imagens e narrativas – memórias de processos didáticos e curriculares para pensar as escolas hoje. S. Paulo: Cortez, 2019: 115 – 133.
______. Ainda disciplinas? Por quê? – Pensar essas questões com os cotidianos. Práxis educativa. Ponta Grossa/PR: vol.19,2024: 01-11.
ANDRADE, Nívea; CALDAS, Alessandra Nunes; ALVES, Nilda. Os movimentos necessários às pesquisas com os cotidianos. In OLIVEIRA, Inês Barbosa de; SUSSUKIND, Maria Luiza; PEIXOTO, Leonardo (orgs). Estudos do cotidiano, currículo e formação docente - questões metodológicas, políticas e epistemológicas. Curitiba: CRV, 2019: 19-46.
ALVES, Nilda; CALDAS, Alessandra Nunes; Romanholli, Lúcia Tereza. Pensar as escolas como ‘ espaçostempos’ nos quais se desenvolve ações com dimensões éticas, estéticas, políticas e poéticas - redes educativas e processos curriculares cotidianos, na beleza e com a razão. In CARVALHO, Janete Magalhães; SILVA, Sandra Kretli da; DELBONI, Tânia Mara Zanotti Guerra Frizzera (orgs). Currículos e artistagens – política, ética e estética para uma educação inventiva. Curitiba: CRV, 2022: 193 – 205.
MASSCHELEIN, Jan. Uma história educacional da caverna (sobre os animais que vão à ‘escola). Juiz de Fora/MG: Educação em foco. Vol. 26, 2021: 01-17.
CERTEAU, M. de A invenção do cotidiano – 1. Artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
CERTEAU, M. de; GIARD, L. e MAYOL, P. A invenção do cotidiano – 2. Habitar, cozinhar. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
D IDI-HUBERMAN. Georges. Sobrevivência dos Vaga-lumes. Belo Horizonte: UFMG, 2014.
GARCIA, Regina Leite (org.) Método: pesquisa com o cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
RODRIGUES, Alexsandro; CAETANO, Marcio. Número temático “A escola e a pesquisa com o seu cotidiano: pensamentos de Nilda Alves e Regina Leite Garcia”. Momentos: diálogos em educação. Rio Grande/RS: FURG, v. 25, n. 1. 2016.