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Tópicos Especiais: Estudos Culturais e Fracasso Escolar
Ementa: A construção social e científica do Fracasso Escolar: O que e quem define Sucesso Escolar/Fracasso Escolar. A (in)definição de Fracasso Escolar: O estado da arte da pesquisa sobre Fracasso Escolar. Uma introdução ao conceito de sujeito do Fracasso Escolar: A formação do povo brasileiro, a Escola e o Homem que se deseja ter e formar. O sujeito do Fracasso Escolar: a Educação Inclusiva e a dialética Inclusão x Exclusão. Processo Saúde e Doença e a Medicalização da Educação: A cultura naturalística e biologizante na abordagem das questões sobre o sujeito, a linguagem e os processos de ensino e de aprendizagem. Desconstruindo o conceito biológico do Fracasso Escolar: uma crítica à noção de Distúrbio de Aprendizagem. A experiência sociocultural da mente em Vygotsky: a aprendizagem enquanto processo de elaboração da cultura. Experiência, complexidade de representações e modos do pensamento: Bilinguismo cultural na alfabetização. O resgate da condição cognoscente entre os sujeitos marginais: Modos autorais, contextuais e diversificados de aprender e de ensinar. Por uma educação verdadeiramente inclusiva: Identidade, subjetividade e diferença.
Bibliografia:
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