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Redes sociotécnicas e práticas curriculares on-line

Redes sociotécnicas e práticas curriculares on-line

Ementa: Cibercultura: conceitos, práticas, fenômenos. Fundamentos e princípios históricos e epistemológicos. Fases da Cibercultura (internet, Web 2.0, 3,0... mobilidade, ubiquidade, convergência, mídias locativas, jogos digitais, plataformas de streaming, TV e rádio digitais). Currículo e Formação de professores mediados pelas tecnologias digitais em rede. Educação online. Aprendizagem ubíqua. Metodologias de pesquisa na e com a internet. Redes educativas e espaços multirreferenciais de aprendizagem.  Pesquisa-formação na cibercultura. Usos cotidianos dos docentes/discentes dos ambientes virtuais de aprendizagem, das redes sociais, do ciberespaço. A docência/discencia na cibercultura.  As tecnologias digitais como artefatos culturais de aprendizagem.

Bibliografia: 

CASTELLS, M. Redes de Indignação e Esperança: movimentos sociais na era da Internet. Trad. Carlos Alberto Medeiros. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

LEMOS, A.; CUNHA, P. (Orgs.). Olhares sobre a cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2003.

LÉVY. P. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.

SANTAELLA, L. O homem e as máquinas. In: DOMINGUES, D. (org.). A arte no sec. XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo:UNESP, 1997.

SANTOS, E. Pesquisa-formação na cibercultura. Santo Tirso, Editora: Whitebooks, 2014.

SANTOS, R.  A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA CIBERCULTURA E A ATUAÇÃO DOCENTE UNIVERSITÁRIA. EDUCAÇÃO EM FOCO (JUIZ DE FORA), v. 23, p. 153-174, 2018.

SANTOS, R.; AMARAL, M. M.; SANTOS, E. O. Diários online como dispositivos de pesquisa-formação: uma conversa com o filme Avatar. PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE), v. 33, p. 1-24, 2022.

SANTOS, R.; RIBEIRO, Y. V. AS TÁTICAS DA PERIFERIA PARA OS DESAFIOS DA MOBILIDADE URBANA: TRABALHO DE CAMPO NA CIBERCULTURA. InterSaberes Revista Científica, v. 15, p. 7-21, 2020.

SANTOS, R.; COUTO JUNIOR, D. R.; VELLOSO, Luciana. OS MOVIMENTOS CIBERATIVISTAS DE (RE)EXISTÊNCIA NAS REDES SOCIAIS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO. Teias (Rio de Janeiro), v. 21, p. 91-108, 2020.

SIEMENS, G. ¿Qué tiene de original el conectivismo? Disponível em: http://humanismoyconectividad.wordpress.com/2009/01/14/conectivismo-siemens/; Acesso em 26/10/2014.

UNESCO. Policy Guidelines for Mobile Learning. Unesco, Paris, 2013. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/

images/0021/002196/219641E.pdf


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