Alice: Políticas de currículo e cultura

Alice: Políticas de currículo e cultura

Ementa: Lorem ipsum dolor sit amet. Sit enim dolores id omnis voluptatum ad ipsa tempora et quibusdam obcaecati 33 numquam corrupti At vero deleniti et enim aliquid. Non maiores voluptatem 33 distinctio accusamus cum earum facilis. Qui sint voluptatem id doloremque atque a consequatur iste. Ut possimus fugit 33 aperiam quisquam nam quia enim aut odit quia ad fugit galisum est nihil dolores.

Bibliografia: Sed dolor quaerat sit maxime doloremque sed facilis illo qui aliquid exercitationem eum ducimus Quis. Est sint blanditiis aut fugit nemo ut quaerat pariatur.

Est ratione maiores aut sequi omnis ex quia quaerat 33 pariatur repellendus id voluptatem assumenda sed mollitia laboriosam eum aspernatur fugiat. Et consequuntur asperiores ex excepturi porro non accusamus sunt.

Oferecida em: 2022.2

Elizabeth: Giros Curriculares - Currículo, cultura e diferença

Elizabeth: Giros Curriculares - Currículo, cultura e diferença

Ementa: Pesquisas com inflexões pós-estruturais e neomateriais na educação. Experimentações teóricas e metodológicas na pesquisa em currículo e diferença. A pesquisa fantasmática desenvolvida no grupo de pesquisa e nas teses em andamento.

Course Description: Post-structural and new material inflexted research in Education. Theoretical and methodological experimentations in research on curriculum and difference. The phantasmatic reserach developed by Giros Curriculares [Curriculum Spinnings].

Bibliografia (Required readings):

Os textos base para o início das atividades anuais são listados abaixo. Ao longo do ano, serão acrescentados outros que permitem aprofundar as leituras e relacioná-las com os temas de pesquisa de cada estudante.

The initial readings are listed below. Throughout the year, others will be added in order to deepen the topics as they relate to the research topics of each student.

BRASILEIRO, Castiel Vitorino. Tornar-se imensurável. Qualificação Mestrado, Psicologia. São Paulo: PUC-SP, 2021.

HARAWAY, D.  Staying with the trouble: Making kin in the Chthulucene. Durham: Duke University Predss, 2016.

HARAWAY, D. Manifesto das espécies companheiras. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.

MAZZEI, L.A. Speculative Inquiry: Thinking whitehead. Qualitative Inquiry, v. 27, n. 5, p. 554-566, 2021.

ST. PIERRE, E.A. Post Qualitative Inquiry in an Ontology of Immanence. Qualitative Inquiry, v. 25, n.1, p. 3-16, 2019.

ST. PIERRE, E.A. Why Post Qualitative Inquiry? Qualitative Inquiry, v. 27, n. 2, p. 163-166, 2021.

ULMER, J. B. Posthumanism as research methodology: Inquiry in the Anthropocene. International Journal of Qualitative Research in Education, v. 30, n. 9, p. 832‒848, 2017.

Oferecida em: 2023.1 e 2023.2
Offered in: 2023.1 and 2023.2

A ementa de seminário de pesquisa é desenvolvida ao longo dos dois semestres letivos do ano, na medida em que não há entrada de novos estudantes no segundo semestre.

Idiomas/Languages: Português; English




Guilherme: Itinerários autobiográficos em reflexões curriculares

Guilherme: Itinerários autobiográficos em reflexões curriculares

Ementa: Lorem ipsum dolor sit amet. Sit enim dolores id omnis voluptatum ad ipsa tempora et quibusdam obcaecati 33 numquam corrupti At vero deleniti et enim aliquid. Non maiores voluptatem 33 distinctio accusamus cum earum facilis. Qui sint voluptatem id doloremque atque a consequatur iste. Ut possimus fugit 33 aperiam quisquam nam quia enim aut odit quia ad fugit galisum est nihil dolores.

Bibliografia: Sed dolor quaerat sit maxime doloremque sed facilis illo qui aliquid exercitationem eum ducimus Quis. Est sint blanditiis aut fugit nemo ut quaerat pariatur.

Est ratione maiores aut sequi omnis ex quia quaerat 33 pariatur repellendus id voluptatem assumenda sed mollitia laboriosam eum aspernatur fugiat. Et consequuntur asperiores ex excepturi porro non accusamus sunt.

Oferecida em: 2022.2

Isabel: Políticas de Avaliação, Desigualdades e Educação Matemática

Isabel: Políticas de Avaliação, Desigualdades e Educação Matemática

Ementa: Lorem ipsum dolor sit amet. Sit enim dolores id omnis voluptatum ad ipsa tempora et quibusdam obcaecati 33 numquam corrupti At vero deleniti et enim aliquid. Non maiores voluptatem 33 distinctio accusamus cum earum facilis. Qui sint voluptatem id doloremque atque a consequatur iste. Ut possimus fugit 33 aperiam quisquam nam quia enim aut odit quia ad fugit galisum est nihil dolores.

Bibliografia: Sed dolor quaerat sit maxime doloremque sed facilis illo qui aliquid exercitationem eum ducimus Quis. Est sint blanditiis aut fugit nemo ut quaerat pariatur.

Est ratione maiores aut sequi omnis ex quia quaerat 33 pariatur repellendus id voluptatem assumenda sed mollitia laboriosam eum aspernatur fugiat. Et consequuntur asperiores ex excepturi porro non accusamus sunt.

Oferecida em: 2022.2

Raquel: Educação & Comunicação

Raquel: Educação & Comunicação

Ementa: Lorem ipsum dolor sit amet. Sit enim dolores id omnis voluptatum ad ipsa tempora et quibusdam obcaecati 33 numquam corrupti At vero deleniti et enim aliquid. Non maiores voluptatem 33 distinctio accusamus cum earum facilis. Qui sint voluptatem id doloremque atque a consequatur iste. Ut possimus fugit 33 aperiam quisquam nam quia enim aut odit quia ad fugit galisum est nihil dolores.

Bibliografia: Sed dolor quaerat sit maxime doloremque sed facilis illo qui aliquid exercitationem eum ducimus Quis. Est sint blanditiis aut fugit nemo ut quaerat pariatur.

Est ratione maiores aut sequi omnis ex quia quaerat 33 pariatur repellendus id voluptatem assumenda sed mollitia laboriosam eum aspernatur fugiat. Et consequuntur asperiores ex excepturi porro non accusamus sunt.

Oferecida em: 2022.2

Rita Frangella: Currículo, cultura e infância

Rita Frangella: Currículo, cultura e infância

Ementa: Lorem ipsum dolor sit amet. Sit enim dolores id omnis voluptatum ad ipsa tempora et quibusdam obcaecati 33 numquam corrupti At vero deleniti et enim aliquid. Non maiores voluptatem 33 distinctio accusamus cum earum facilis. Qui sint voluptatem id doloremque atque a consequatur iste. Ut possimus fugit 33 aperiam quisquam nam quia enim aut odit quia ad fugit galisum est nihil dolores.

Bibliografia: Sed dolor quaerat sit maxime doloremque sed facilis illo qui aliquid exercitationem eum ducimus Quis. Est sint blanditiis aut fugit nemo ut quaerat pariatur.

Est ratione maiores aut sequi omnis ex quia quaerat 33 pariatur repellendus id voluptatem assumenda sed mollitia laboriosam eum aspernatur fugiat. Et consequuntur asperiores ex excepturi porro non accusamus sunt.

Oferecida em: 2022.2

Rosanne: Políticas de currículo e docência

Rosanne: Políticas de currículo e docência

Ementa: Lorem ipsum dolor sit amet. Sit enim dolores id omnis voluptatum ad ipsa tempora et quibusdam obcaecati 33 numquam corrupti At vero deleniti et enim aliquid. Non maiores voluptatem 33 distinctio accusamus cum earum facilis. Qui sint voluptatem id doloremque atque a consequatur iste. Ut possimus fugit 33 aperiam quisquam nam quia enim aut odit quia ad fugit galisum est nihil dolores.

Bibliografia: Sed dolor quaerat sit maxime doloremque sed facilis illo qui aliquid exercitationem eum ducimus Quis. Est sint blanditiis aut fugit nemo ut quaerat pariatur.

Est ratione maiores aut sequi omnis ex quia quaerat 33 pariatur repellendus id voluptatem assumenda sed mollitia laboriosam eum aspernatur fugiat. Et consequuntur asperiores ex excepturi porro non accusamus sunt.

Oferecida em: 2022.2

Siomara: Episteme - Núcleo de Estudo e Pesquisa em Epistemologia e Metodologia das Ciências

Siomara: Episteme - Núcleo de Estudo e Pesquisa em Epistemologia e Metodologia das Ciências

Ementa: Lorem ipsum dolor sit amet. Sit enim dolores id omnis voluptatum ad ipsa tempora et quibusdam obcaecati 33 numquam corrupti At vero deleniti et enim aliquid. Non maiores voluptatem 33 distinctio accusamus cum earum facilis. Qui sint voluptatem id doloremque atque a consequatur iste. Ut possimus fugit 33 aperiam quisquam nam quia enim aut odit quia ad fugit galisum est nihil dolores.

Bibliografia: Sed dolor quaerat sit maxime doloremque sed facilis illo qui aliquid exercitationem eum ducimus Quis. Est sint blanditiis aut fugit nemo ut quaerat pariatur.

Est ratione maiores aut sequi omnis ex quia quaerat 33 pariatur repellendus id voluptatem assumenda sed mollitia laboriosam eum aspernatur fugiat. Et consequuntur asperiores ex excepturi porro non accusamus sunt.

Oferecida em: 2022.2

Talita: Conhecimento, Currículo e Avaliação

Talita: Conhecimento, Currículo e Avaliação

Ementa: Perspectivas discursivas de investigação de políticas em Educação. Sentidos de Democracia e de Comum articulados em projetos educacionais. Significações de conhecimento e suas implicações sobre projetos de formação de sujeitos. As contribuições dos operadores teóricos de Jacques Derrida.

Bibliografia: 

BUTLLER, J. Quadros de guerra. Quando a vida é passível de luto? Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.

COSTA, H. H. C.; LOPES, A. C. O conhecimento como resposta curricular. Revista Brasileira de Educação, v. 27, p. 01-23. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782022270024

DERRIDA, J. Notas sobre desconstrucción y pragmatismo. In: MOUFFE, C. (Org.). Desconstrução e pragmatismo. Buenos Aires: Paidós, 2005. p. 151-170.

DERRIDA, J. Torres de Babel. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

DERRIDA, J. Gramatologia. Trad. Miriam Schnaiderman e Renato J. Ribeiro. São Paulo: Perspectiva, 2008.

DERRIDA, J. Uma certa possibilidade impossível de dizer o acontecimento. Cerrados, Brasília, Universidade de Brasília, v. 21, n. 33, p. 229-251, 2012. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/26148/22967.

DERRIDA, J. A universidade sem condiçãoEstação Liberdade. São Paulo: 2003

LACLAU, E.; MOUFFE, C. Post-Marxism without apology. New Left Review, v. 166, p. 79-106, nov./dez. 1987. Disponível em: https://newleftreview.org/issues/I166/articles/ernesto-laclau-chantal-mouffe-post-marxism-without-apologies

LACLAU, E.; MOUFFE, C. Hegemonía y estrategia socialista. Hacia una radicalización de la democracia. 3. ed. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2010.

LEMOS, G. A. R.; PEREIRA, T. V. Sobre a arbitrariedade das decisões pedagógicas: currículo e economía como campo semântico. In: PEREIRA, T. V. (Org.) Avaliação Pedagógica. Limites e possibilidades. Curitiba: CRV, 2021, p. 109- 127.

PEREIRA, T. V. Gramática e Lógica: jogo de linguagem que favorece sentidos de conhecimento como coisa. Currículo sem Fronteiras, v. 17, n. 3, p. 600-616, 2017. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol17iss3articles/pereira.pdf

Oferecida em: 2023.1

Verônica: Currículo - conhecimento & cultura

Verônica: Currículo - conhecimento & cultura

Ementa: Lorem ipsum dolor sit amet. Sit enim dolores id omnis voluptatum ad ipsa tempora et quibusdam obcaecati 33 numquam corrupti At vero deleniti et enim aliquid. Non maiores voluptatem 33 distinctio accusamus cum earum facilis. Qui sint voluptatem id doloremque atque a consequatur iste. Ut possimus fugit 33 aperiam quisquam nam quia enim aut odit quia ad fugit galisum est nihil dolores.

Bibliografia: Sed dolor quaerat sit maxime doloremque sed facilis illo qui aliquid exercitationem eum ducimus Quis. Est sint blanditiis aut fugit nemo ut quaerat pariatur.

Est ratione maiores aut sequi omnis ex quia quaerat 33 pariatur repellendus id voluptatem assumenda sed mollitia laboriosam eum aspernatur fugiat. Et consequuntur asperiores ex excepturi porro non accusamus sunt.

Oferecida em: 2022.2