Opções de inscrição
Elizabeth: Giros Curriculares - Currículo, cultura e diferença
Ementa: Pesquisas com inflexões pós-estruturais e neomateriais na educação. Experimentações teóricas e metodológicas na pesquisa em currículo e diferença. A pesquisa fantasmática desenvolvida no grupo de pesquisa e nas teses em andamento.
Course Description: Post-structural and new material inflexted research in Education. Theoretical and methodological experimentations in research on curriculum and difference. The phantasmatic reserach developed by Giros Curriculares [Curriculum Spinnings].
Bibliografia (Required readings):
Os textos base para o início das atividades anuais são listados abaixo. Ao longo do ano, serão acrescentados outros que permitem aprofundar as leituras e relacioná-las com os temas de pesquisa de cada estudante.
The initial readings are listed below. Throughout the year, others will be added in order to deepen the topics as they relate to the research topics of each student.
BRASILEIRO, Castiel Vitorino. Tornar-se imensurável. Qualificação Mestrado, Psicologia. São Paulo: PUC-SP, 2021.
HARAWAY, D. Staying with the trouble: Making kin in the Chthulucene. Durham: Duke University Predss, 2016.
HARAWAY, D. Manifesto das espécies companheiras. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.
MAZZEI, L.A. Speculative Inquiry: Thinking whitehead. Qualitative Inquiry, v. 27, n. 5, p. 554-566, 2021.
ST. PIERRE, E.A. Post Qualitative Inquiry in an Ontology of Immanence. Qualitative Inquiry, v. 25, n.1, p. 3-16, 2019.
ST. PIERRE, E.A. Why Post Qualitative Inquiry? Qualitative Inquiry, v. 27, n. 2, p. 163-166, 2021.
ULMER, J. B. Posthumanism as research methodology: Inquiry in the Anthropocene. International Journal of Qualitative Research in Education, v. 30, n. 9, p. 832‒848, 2017.
Oferecida em: 2023.1 e 2023.2Offered in: 2023.1 and 2023.2
A ementa de seminário de pesquisa é
desenvolvida ao longo dos dois semestres letivos do ano, na medida em que não
há entrada de novos estudantes no segundo semestre.
Idiomas/Languages: Português;
English