Opções de inscrição

Talita: Conhecimento, Currículo e Avaliação

Talita: Conhecimento, Currículo e Avaliação

Ementa: Perspectivas discursivas de investigação de políticas em Educação. Sentidos de Democracia e de Comum articulados em projetos educacionais. Significações de conhecimento e suas implicações sobre projetos de formação de sujeitos. As contribuições dos operadores teóricos de Jacques Derrida.

Bibliografia: 

BUTLLER, J. Quadros de guerra. Quando a vida é passível de luto? Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.

COSTA, H. H. C.; LOPES, A. C. O conhecimento como resposta curricular. Revista Brasileira de Educação, v. 27, p. 01-23. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782022270024

DERRIDA, J. Notas sobre desconstrucción y pragmatismo. In: MOUFFE, C. (Org.). Desconstrução e pragmatismo. Buenos Aires: Paidós, 2005. p. 151-170.

DERRIDA, J. Torres de Babel. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

DERRIDA, J. Gramatologia. Trad. Miriam Schnaiderman e Renato J. Ribeiro. São Paulo: Perspectiva, 2008.

DERRIDA, J. Uma certa possibilidade impossível de dizer o acontecimento. Cerrados, Brasília, Universidade de Brasília, v. 21, n. 33, p. 229-251, 2012. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/26148/22967.

DERRIDA, J. A universidade sem condiçãoEstação Liberdade. São Paulo: 2003

LACLAU, E.; MOUFFE, C. Post-Marxism without apology. New Left Review, v. 166, p. 79-106, nov./dez. 1987. Disponível em: https://newleftreview.org/issues/I166/articles/ernesto-laclau-chantal-mouffe-post-marxism-without-apologies

LACLAU, E.; MOUFFE, C. Hegemonía y estrategia socialista. Hacia una radicalización de la democracia. 3. ed. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2010.

LEMOS, G. A. R.; PEREIRA, T. V. Sobre a arbitrariedade das decisões pedagógicas: currículo e economía como campo semântico. In: PEREIRA, T. V. (Org.) Avaliação Pedagógica. Limites e possibilidades. Curitiba: CRV, 2021, p. 109- 127.

PEREIRA, T. V. Gramática e Lógica: jogo de linguagem que favorece sentidos de conhecimento como coisa. Currículo sem Fronteiras, v. 17, n. 3, p. 600-616, 2017. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol17iss3articles/pereira.pdf

Oferecida em: 2023.1

Autoinscrição (Docente Proped)
Autoinscrição (Estudante)