PROCESSOS DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO ESCOLAR - 2021-1

Ementa: 

Caracterização e construção teórico-conceitual dos processos de inclusão / exclusão na Educação, confrontando a política educacional com a cultura e as práticas de educação formal, no que se refere ao percurso escolar de alunos com diferentes condições de marginalização social e educacional. Análise das dimensões pedagógicas, socioculturais, psicossociais e filosóficas de uma Educação para a Diversidade, e sua intersecção com a construção da cidadania.

Bibliografia:

BARROSO, J. Factores organizacionais da exclusão escolar à inclusão exclusiva. In: RODRIGUES, D. (org.) Perspectivas sobre a inclusão: da educação à sociedade. Porto, Portugal: Porto Editora, 2003, p 13-24.
BUENO, J. G. Processos de inclusão/exclusão escolar, desigualdades sociais e deficiência. In: JESUS, D. M., BAPTISTA, C. R., VICTOR, S. L. Pesquisa e educação especial: mapeando produções. Vitória: Editora da Universidade Federal do Espírito Santo, 2006, p. 105-125.
DUBET, F. A escola e a exclusão. Cadernos de Pesquisa. n. 119, p. 29-45, 2003.
FÁVERO, O., FERREIRA, W., IRELAND, T., BARREIROS, D. (orgs.). Tornar a educação inclusiva. Brasília: Unesco, 2009.
GLAT, R. (org.). Educação inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007.
LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar nos meios populares. As razões do improvável. Tradução Ramon Américo Vasques e Sonia Goldfeder. São Paulo: Ática, 2008.
MARTINS, José de Souza. Exclusão social e a nova desigualdade. 4. ed. São Paulo: Paulus, 2009.
OMOTE, S. Diversidade, educação e sociedade inclusiva. In: OLIVEIRA, A. A. S., OMOTE, S. E. C. R., GIROTO, C. R. (orgs.). Inclusão escolar: as contribuições da educação especial. São Paulo: FUNDEPE/Cultura Acadêmica, 2008, p. 15-32.
PATTO, M. H. Políticas atuais de inclusão escolar: reflexão a partir de um recorte conceitual. In: BUENO, J. G., MENDES, G. L., SANTOS, R. (orgs.). Deficiência e escolarização: novas perspectivas de análise . Araraquara: Junqueira & Marin, 2008, p. 25-42.
SAWAIA, B. (org.). As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis: Vozes, 2007.
STOER, S., MAGALHÃES, A. M. A. Reconfiguração do contrato social moderno. Novas cidadanias e educação. In: RODRIGUES, D. (org.). Perspectivas sobre a inclusão: da educação à sociedade. Porto, Portugal: Porto Editora, 2003, p 13-24.
STOER, S., MAGALHAES, A. M., RODRIGUES, D. Os lugares da exclusão social: um dispositivo de diferenciação pedagógica. In: RODRIGUES, D. (org.). Perspectivas sobre a inclusão: da educação à sociedade. Porto, Portugal: Porto Editora, 2003, p 13-24.

Oferecida em: 2021-1

Idiomas: Português

Última atualização: sexta, 3 Fev 2023, 10:16