TÓPICOS ESPECIAIS: CURRÍCULO E DOCÊNCIA - 2021-2

Ementa: 

Globalismos, localismos e normatividade em políticas de currículo e formação de professores. Globalização e Localismo numa leitura pós-estrutural. Neoliberalismo como normatividade. Políticas de identidade e diferença no currículo e na formação de professores. Performatividade e responsabilização na formação de professores. Didática e a fabricação da docência. A linguagem da responsabilidade na educação e na docência.

Bibliografia:

GATTI, Bernardete Angelina. Professores do Brasil: novos cenários de formação / Bernardete Angelina Gatti, Elba Siqueira de Sá Barretto, Marli Eliza Dalmazo Afonso de André e Patrícia Cristina Albieri de Almeida. – Brasília: UNESCO, 2019. Cap. I – História e contemporaneidade: formação e trabalho de professores e professoras. (p. 15 a 45) e Capítulo IX - (p. 303 a 317) Complementar: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA EDUCACIONAL, Aula Magna 2020.2 DATA: 26/02/2021 – 10h LINK:

DIAS, Rosanne E. Demandas das políticas curriculares para a formação de professores no espaço ibero-americano. Revista e-Curriculum, São Paulo, n.11 v.02 ago.2013, p.461-478. BHABHA, Homi. Nuevas minorias, nuevos derechos: Notas sobre cosmopolitismos vernáculos. Buenos Aires: Siglo Vientiuno Editores, 2013. (cap. 1, 2 ) Complementar: Lynn Mario de Sousa (Associação de Linguística Aplicada) entrevista BHABHA BALL, Stephen J. Educação Global S. A.: novas redes de políticas e o imaginário neoliberal. Tradução de Janete Bridon. Ponta Grossa: UEPG, 2014. (Cap. 2 e 3) Complementar: LOPES, Alice. Normatividade e intervenção política: em defesa de um investimento radical. In: LOPES, Alice C., MENDONCA, Daniel (org.) A teoria do discurso de Ernesto Laclau: ensaios críticos e entrevistas. São Paulo: Annablume, p.117-147, 2015. HALL, Stuart. A questão multicultural. In: HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora da UFMG, p.51-94, 2003. APPADURAI, Arjun. Dimensões culturais da Globalização. Lisboa, Editorial Teorema, 2004. (cap.2) Obs.: A página de Appadurai dá acesso a textos mais recentes com análises da identidade em tempos de globalização. Para quem ler em inglês, pode trocar a leitura. GOODSON, Ivor. Todas as pessoas solitárias. A LUTA PELO SIGNIFICADO PRIVADO E PELO PROPÓSITO PÚBLICO NA EDUCAÇÃO. In: GOODSON, Ivor. Currículo, Narrativa e Futuro Social. Tradução Henrique Carvalho Calado. Campinas, SP: Editora Unicamp, 2019. p.195-226. GARCIA, Maria Manuela A.; HYPOLITO, Álvaro M. & VIEIRA, Jarbas S. As identidades docentes como fabricação da docência. Educação e Pesquisa, , v. 31, n. 1, p. 45-56, jan./abr. 2005. SOUTHWELL, Myriam. Política y educación: ensayos sobre la fijación del significado. Colaboración Especial para el libro Cruz Ofelia y Echevarría Laura (Coord.) El Análisis Político de Discurso: usos y variaciones en la investigación educativa. México: Casa editorial Juan Pablos; PAPDI, México D.F., 2008 MACEDO, Elizabeth, RANNIERY, Thiago. POLÍTICAS PÚBLICAS DE CURRÍCULO: diferença e a ideia de público. Currículo sem Fronteiras, v. 18, n. 3, p. 739-759, set./dez. 2018. BURBULES, Nicholas. Uma gramática da diferença: algumas formas de repensar a diferença e a diversidade como tópicos educacionais. In: GARCIA, Regina Leite; MOREIRA, Antonio Flávio. Currículo na contemporaneidade: incertezas e desafios. São Paulo: Cortez, 2012. p. 175-206. BALL, Stephen. Performatividades e Fabricações na Economia Educacional: rumo a uma sociedade performativa. Educação & Realidade. 35(2): 37-55 maio/ago.2010. HYPÓLITO, Alvaro e IVO, Andressa A. Políticas curriculares e sistemas de avaliação: efeitos sobre o currículo. Revista e Curriculum, São Paulo, n.11 v.02 ago.2013, Programa de Pós-graduação Educação: Currículo – PUC/SP http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum BUTLER, Judith. Introdução – Sobre a vulnerabilidade linguística. In: BUTLER, Judith. Discurso do ódio: uma política do performativo. São Paulo: Editora UNESP, p. 11-75, 2021. LYOTARD. Jean-François. O ensino e sua legitimação pelo desempenho. Condição Pós- Moderna. Rio de Janeiro: José Olympio, 2002, pp.88-98.

Oferecida em: 2021-2

Idiomas: Português

Última atualização: sexta, 3 Fev 2023, 09:49