TÓPICOS ESPECIAIS: ETNOGRAFIAS E AUDIOVISUALIDADES NAS PESQUISAS COM CRIANÇAS - 2021-1

Ementa: Embora as imagens sejam velhas conhecidas da antropologia, a produção teórico- metodológica das pesquisas com registro técnico de imagem é mais recente (MATHIAS, 2016). Porém, quanto mais comuns forem os usos de fotografias, filmes e outras imagens nas pesquisas, maior o desafio de pensá-los, inclusive na Educação, e nos Estudos da Infância, já que a fotoetnografia (ACHUTTI, 2004) também não é exclusiva da antropologia. As imagens são conhecimentos que envolvem disputas, dominações, enfrentamentos, resistências. Estética e Imagem são centrais nos processos cognitivos e nas muitas maneiras de narrar a vida e nossas pesquisas. Para nós que pesquisamos com crianças, fotografar, filmar, editar, expor, compartilhar, é cada vez mais frequente. Se é assim, a reflexão de como lidamos com essa profícua produção de imagens e suas circulações, também precisa avançar, ser mais frequente e profunda. É com as crianças, portanto, que buscamos fazer o que chamamos de Fotoetnografia Miúda (CAPUTO, 2018). Uma etnografia que sente, subjetiva, interpreta, experencia, compartilha as culturas infantis (SARMENTO, 2007) com as fotografias e filmes produzidos com elas. O objetivo de nossa disciplina é refletir sobre todos esses desafios.

Bibliografia:

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Última atualização: terça, 31 Jan 2023, 12:32