QUESTÕES TEÓRICO-EPISTEMOLÓGICAS EM PESQUISA NOS/DOS/COM OS COTIDIANOS - 2021-1

Ementa: 

Nos tempos presentes, é necessário (entendendo a carga filosófica deste termo) compreender o papel dos ‘conhecimentossignificações’ científicos na solução de crises, em especial da atual pandemia. Também se faz necessário compreendermos as ideologias que surgem negando o progresso científico e sua importância em especial para os setores sociais, com destaque para as ações educativas, ‘dentrofora’ das escolas, nas inúmeras redes educativas que formamos e nas quais nos formamos. Nesse sentido, reconhecer as universidades públicas como ‘espaçostempos’ de resistência ao retrógrado e de criação do novo, passa por conhecermos a organização do ProPed e como se organiza por linhas de pesquisa, com diferentes enfoques epistemológico- teórico-práticos na compreensão e propostas de soluções às questões educacionais pesquisadas. Indica também a importância de conversas em torno de textos que problematizam essas questões em seus vários enfoques.

Bibliografia:

ALVES, Nilda. Sobre as redes educativas que formamos e que nos formam. IN ALVES, Nilda. Práticas educativas em imagens e narrativas – memórias de processos didáticos e curriculares para pensar as escolas hoje. S. Paulo: Cortez, 2019: 115 – 133. ANDRADE, Nívea; CALDAS, Alessandra Nunes; ALVES, Nilda. Os movimentos necessários às pesquisas com os cotidianos – após muitas conversas acerca deles. IN OLIVEIRA, Inês Barbosa de; SUSSEKIND, Maria Luiza; PEIXOTO, Leonardo Ferreira. Cutitiba: CRV, 2019. BEIGUELMAN, Giselle. Minha casa, meu cenário. Rio de Janeiro: Revista Piauí, Ed 165, junho 2020 https://piaui.folha.uol.com.br/materia/minha-casa-meu-cenario/ Acesso em 11.07.2020 BELINASO, Leandro; CODES, Davi de (orgs). Na pele do mundo – educações ambientais. Florianópolis: Tecendo/LABJOR/INCT/UFSC/Casa Três, 2020. KRENAK, Ailton. Conversas para adiar o fim do mundo. S. Paulo: Cia das Letras, 2019. SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Rio de Janeiro: Boi tempo, 2019. KRENAK, Ailton. O amanhã não está à venda. S. Paulo: Cia das Letras, 2020. NOLASCO-SILVA, Leonardo; LO BIANCO, Vittorio; SOARES, Conceição. Artesanias docentesdiscentes com/nos aplicativos. IN SANTOS, Edméa; PORTO, Cristiane (orgs). App-Education: fundamentos, contextos e práticas educativas luso- brasileiras na cibercultura. Salvador: EDUFBa, 2019: 55-70. SOARES, Maria da Conceição Silva; NOLASCO-SILVA, Leonardo. Diferença, identidade e ficção: tecer currículos em redes, narrar os cotidianos e inventar o presente. Currículos sem fronteiras. Pelotas: v. 15, n. 3, set./dez. 2015: 588 -598.

Oferecida em: 2021-1

Idiomas: Português

Última atualização: sexta, 3 Fev 2023, 10:06