PENSAMENTO CURRICULAR - 2021-1

Ementa: 

Teorias progressivistas: centralidade no aluno. Teorias curriculares instrumentais: foco no planejamento. Teorias curriculares críticas: teorias da correspondência, teorias da resistência, currículo oculto, foco no conhecimento, no poder, na política e na ideologia. Teorias pós-estruturalistas no campo do currículo: centralidade da cultura e da diferença, foco no discurso e na contingência.

Bibliografia:

Alves, N. (org); Macedo Elizabeth; Oliveira, Inês; Manhães, Luiz Carlos. Criar currículo no cotidiano. São Paulo: Cortez, 2002.
Apple, M. Educação e Poder. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989
Apple, M. Ideologia e Currículo. São Paulo: Brasiliense, 1982
Barreto, R. G. Formação de professores, tecnologias e linguagens. São Paulo, Loyola, 2002.
Giroux, H. Os professores como intelectuais – rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
Giroux, H. Cruzando as fronteiras do discurso educacional – novas políticas em educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
Leite, M. S. Recontextualização e transposição didática - Introdução à leitura de Basil Bernstein e Yves Chevallard. Araraquara: Junqueira e Marin Editores, 2007. v. 1. 95 p.
Lopes, A. C.; Macedo, E. (Org.). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002.
Lopes, A. C.; Macedo, E. (Org.). Políticas de Currículo em múltiplos contextos. São Paulo: Cortez, 2006.
Lopes, A. C.; Macedo, E. (Org.). Currículo sem Fronteiras, v. 9, 2009.
Lopes, A. C.; Macedo, E. (Org.). Currículo sem Fronteiras, v. 6, 2006.
Moreira, A. F. B. Currículos e Programas no Brasil. Campinas: Papirus, 1990
Popkewitz, T. Reforma educacional – uma política sociológica. Porto Alegre, Artes Médicas, 1997.
Silva, T. T. (Org.) O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 1994.
Tura, M. L. R. O olhar que não quer ver: histórias da escola.. 1. ed. Petrópolis: Vozes, 2000. v. 1. 211 p.
Veiga-Neto, A. (org.) Crítica pós-estruturalista e educação. Porto Alegre: Sulina, 1995.
Young, M. F. D. (ed.) Knowledge and control: new directions for the sociology of education Londres: Collier-Macmillan, 1971.

Oferecida em: 2021-1

Idiomas: Português

Última atualização: segunda, 30 Jan 2023, 12:24