
Thayra Fernandes Pereira é uma egressa do curso de Pedagogia da UERJ-FEBF (Faculdade de Educação da Baixada Fluminense). Durante sua formação acadêmica, aprofundou seus estudos na arte literária, principalmente, na leitura que devir-outro. Movida por sentidos, buscou desatar os nós das subjetividades capitalísticas e, a partir disso, procurou práticas micropolíticas de libertação. Em sua trajetória acadêmica, trilhou o caminho dos afectos: da potência de agir ou de paralisar. Atuou como bolsista Depext (2021) e na Iniciação Científica PIBIC (2022). Seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), orientado pela Profa. Dra. Leila Mendes, resultou no artigo "Navegar, explorar, cartografar: é possível que os perfis de leitura do Instagram afetem os leitores?". Em 2023, foi bolsista Proatec N4, integrando um projeto da Profa.
Dra. Rosemary dos Santos. Atualmente (2025), é integrante do grupo de pesquisa EduCiber, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd/UERJ), na Linha de Pesquisa Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais, e bolsista CAPES. Em sua pesquisa, desenvolve uma investigação sobre a escrita-poética como dispositivo epistemológico e sensível na formação de professores na cibercultura, explorando seu trânsito entre a materialidade do papel e o digital em rede. O estudo mobiliza epistemologias dos cotidianos e referenciais da literatura, da filosofia e da cibercultura para problematizar a normatização da escrita no campo acadêmico, ampliando os sentidos entre ciência e poesia