Opções de inscrição
Processos Formativos e Currículos nos cotidianos
Ementa: Aborda questões contemporâneos dos debates no campo da s Pesquisas com os cotidianos e da pesquisa com narrativas para pensar os Currículos, a formação e as redes de saberes nos cotidianos educativos, em especial, escolas e licenciaturas. Tem como temas de interesse: Processos formativos. Redes de conhecimentos e 'fazeressaberes' docentes; dimensões estéticas e ficcionais da narrativa; 'políticaspráticas' curriculares e cotidiano; os diálogos escolas-universidade.
Objetivos: Tematizar sobre dispositivos teóricos e metodológicos na pesquisa narrativa (auto)biográfica e seus possíveis diálogos com a Literatura e a Arte.
Metodologia: O curso será desenvolvido com base em princípios de autonomia, compromisso com a produção de conhecimentos na relação pesquisa-sociedade, valorização do magistério e escolas-universidade; O percurso será entendido como produção coletiva e solidária de conhecimentos, recorrendo à aprofundamentos e produções comuns ao grupo e individuais.
Avaliação: A avaliação será realizada ao longo do curso através das seguintes atividades: participação efetiva das aulas e das atividades propostas, Produção de um processófolio ou similar com experiências da turma sobre sua produção de conhecimento na disciplina, elaboração de narrativa de formação ou artigo que articule trajetórias de formação às discussões da disciplina e ao projeto de pesquisa.Bibliografia:
ALVES, Nilda. Práticas pedagógicas em imagens e narrativas: memórias de processos didáticos e curriculares para pensar as escolas hoje. São Paulo: Cortez, 2019.
CERTEAU, Michel de. História e Psicanálise: entre ciência e ficção. Trad. de Guilherme. J. de Freitas Teixeira. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
H. SUAREZ, Daniel; ARGNANI, Agustina. Nuevas formas de organización colectiva y producción de saber pedagógico: la Red de Formación Docente y Narrativas Pedagógicas. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador , v. 20, n. 36, p. 43-56, dez. 2011 . Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-
Moreira, M. A. (2022). Social justice teacher education and culturally democratic pedagogy: ‘El camino se hace caminando’. Aula de Encuentro, Vol. Extraordinário (1): Democracia cultural y justicia social en el aula, 192-214. https://doi.org/10.17561/ae.vextra1.7344
Moreira, M. A., Moraes Anunciato, R. M., & Viana, M. A. P. (2021). Qualidade da/na educação: Narrativas de professoras sobre o trabalho docente. Em Aberto, 33(109), 149-164. http://dx.doi.org/10.24109/emaberto.v34i109.4526
RAMOS do Ó, J “Ouvir falar o pensamento, aprender a falar o pensamento no interior da universidade: o testemunho dos “professores” Michel Certeau, Gilles Deleuze, Michel Foucault e Roland Barthes”, DOI: 10.1590/s1413-24782019240021, publicado no periódico Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 24, e240021, 2019. Epub May 30, 2019.
SAMPAIO, C. S. Redes de Formação Docente: pensar por si é pensar com o outro. In: RIOS, P. V. Adriana Jane (org.) Profissão Docente em questão! Salvador: Edufba, 2021.
KRENAK, Ailton. A vida não é útil. São Paulo: Mercado de Letras, 2020.
Referência adicional:
Encontros do “GIRO” disponíveis em: