Bloco 3
Objetivos
- entender o processo de especiação como mecanismo gerador de diversidade biológica e sua relação com árvores filogenéticas;
- discutir a ação das forças evolutivas no equilíbrio de Hardy-Weinberg e na evolução de populações naturais;
- ressaltar a importância da deriva gênica como força evolutiva primordial em um ponto de vista molecular.
Conceitos fundamentais
Deriva gênica, seleção natural, panmixia, endogamia, modos de especiação, espécie biológica, espécie nominal, migração, recombinação, mutação, isolamento reprodutivo, isolamento geográfico, cruzamento preferencial, raças.
Pré encontro (opcional)
- Como a teoria evolutiva na atualidade pretende explicar a origem e a inovação das características. Genética na Escola 16(2): 344-355 - LINK
- Evolução em ação: lições de uma pandemia. Genética na Escola 16(2): 368-379 - LINK
- Explore a página.
Evolução humana - LINK
- Atividade Pré1: V ou F sobre evolução
Horário
Descrição da atividade
Local
Pré-Encontro
Sala de Leitura
Explore a página
V ou F
AVA
Manhã
Atividade 1. Discussão sobre a atividade pré e forças evolutivas.
Atividade 2. Dinâmica das Joaninhas. Equilíbrio de Hardy-Weinberg.
Em sala
Tarde
Atividade 3. Jogo das forças. Simulação sobre uma pequena população evoluindo ao longo de gerações, identificando o papel das forças evolutivas ao longo do processo.
Em sala
Pós-Encontro
Avaliações Pós-Encontro
AVA
Horário
Descrição da atividade
Local
Manhã
Atividade 4inter. Discussão do resultado das atividades interblocos
Especiação na Ilha da Queimada Grande (15 min)
Atividade 5. Discussão sobre especiação. Discussão sobre especiação biológica e o papel das forças evolutivas neste processo.
Em sala
Tarde
Atividade 6. Discussão da atividade avaliativa sobre especiação.
Qual a raça do brasileiro? Átila Iamarino – Youtube (16 min)
Raças humanas “DNA, quem você realmente é” (5 min)
Atividade 7. Vídeo etnias e discussão geral
Debate sobre raças humanas, origem de Homo sapiens.
Atividade 8. Fechamento da aula.
Em sala
Material complementar:
Colley, E. e Fischer, M.L. 2013. Especiação e seus mecanismos: histórico conceitual e avanços recentes. História, Ciências, Saúde – Manguinhos 20(4) 1671-1694 - LINK
Garcia, M. 2012. O indivíduo, a história e a genética. Ciência Hoje. (publicado on-line). 19.06.2012 - LINK
Pena, S.D. 2006. E o que diabo vem a ser deriva genética? Ciência Hoje 10.02.2006 - LINK
Pena, S.D. 2006. Uma pequena história da individualidade genética humana. Ciência Hoje. (publicado on-line) 13.10.2006 - LINK
Pena, S.D. 2010. A revolução dos testes de DNA. Ciência Hoje. (publicado on-line) 09.07.2010 - LINK
Marques, O.A.V., Martins, M. e Sazima, I. 2002. A jararaca da Ilha da Queimada Grande. Ciência Hoje 31(186) - LINK
Paesi R.A. e Viscardi L.H. (2021) Evolução Humana: Dicas para evitar o antropocentrismo em sala de aula. (página 211 no link.
Objetivos
- entender o processo de especiação como mecanismo gerador de diversidade biológica e sua relação com árvores filogenéticas;
- discutir a ação das forças evolutivas no equilíbrio de Hardy-Weinberg e na evolução de populações naturais;
- ressaltar a importância da deriva gênica como força evolutiva primordial em um ponto de vista molecular.
Conceitos fundamentais
Deriva gênica, seleção natural, panmixia, endogamia, modos de especiação, espécie biológica, espécie nominal, migração, recombinação, mutação, isolamento reprodutivo, isolamento geográfico, cruzamento preferencial, raças.
Pré encontro (opcional)
- Como a teoria evolutiva na atualidade pretende explicar a origem e a inovação das características. Genética na Escola 16(2): 344-355 - LINK
- Evolução em ação: lições de uma pandemia. Genética na Escola 16(2): 368-379 - LINK
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Evolução humana - LINK
- Atividade Pré1: V ou F sobre evolução
Horário
Descrição da atividade
Local
Pré-Encontro
Sala de Leitura
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V ou F
AVA
Manhã
Atividade 1. Discussão sobre a atividade pré e forças evolutivas.
Atividade 2. Dinâmica das Joaninhas. Equilíbrio de Hardy-Weinberg.
Em sala
Tarde
Atividade 3. Jogo das forças. Simulação sobre uma pequena população evoluindo ao longo de gerações, identificando o papel das forças evolutivas ao longo do processo.
Em sala
Pós-Encontro
Avaliações Pós-Encontro
AVA
Horário
Descrição da atividade
Local
Manhã
Atividade 4inter. Discussão do resultado das atividades interblocos
Especiação na Ilha da Queimada Grande (15 min)
Atividade 5. Discussão sobre especiação. Discussão sobre especiação biológica e o papel das forças evolutivas neste processo.
Vídeo: Especiação na Ilha da Queimada Grande (15 min)
Em sala
Tarde
Atividade 6. Discussão da atividade avaliativa sobre especiação.
Atividade 7. Vídeo etnias e discussão geral
Vídeo 1: Qual a raça do brasileiro? Átila Iamarino – Youtube (16 min)
Vídeo 2: Raças humanas “DNA, quem você realmente é” (5 min)
Debate sobre raças humanas, origem de Homo sapiens.
Vídeo 3: A descoberta do fogo. (2 min)
https://amara.org/en/videos/itbd3MPxXKJV/pt-br/2134849/
Atividade 8. Fechamento da aula.
Em sala
Material complementar:
Colley, E. e Fischer, M.L. 2013. Especiação e seus mecanismos: histórico conceitual e avanços recentes. História, Ciências, Saúde – Manguinhos 20(4) 1671-1694 - LINK
Garcia, M. 2012. O indivíduo, a história e a genética. Ciência Hoje. (publicado on-line). 19.06.2012 - LINK
Pena, S.D. 2006. E o que diabo vem a ser deriva genética? Ciência Hoje 10.02.2006 - LINK
Pena, S.D. 2006. Uma pequena história da individualidade genética humana. Ciência Hoje. (publicado on-line) 13.10.2006 - LINK
Pena, S.D. 2010. A revolução dos testes de DNA. Ciência Hoje. (publicado on-line) 09.07.2010 - LINK
Marques, O.A.V., Martins, M. e Sazima, I. 2002. A jararaca da Ilha da Queimada Grande. Ciência Hoje 31(186) - LINK
Paesi R.A. e Viscardi L.H. (2021) Evolução Humana: Dicas para evitar o antropocentrismo em sala de aula. (página 211 no link.