Opções de inscrição

Denise: GHEMAT-RIO - Grupo de história da educação matemática (ME/DO)-Seminário de orientação

Denise: GHEMAT-RIO - Grupo de história da educação matemática (ME/DO)-Seminário de orientação

Ementa: Discutir sobre fazer pesquisa e suas implicações. Como produzir e legitimar uma pesquisa, assim como todas as etapas da produção de conhecimento técnico e bibliográfico. Mobilizar os aportes teóricos adotados na análise com segurança. Desenvolver o aspecto crítico, inerente a vida acadêmica, vivenciando atividades de avaliação e avaliador com elegância. Participar ativamente da agenda de pesquisas conduzida pelo orientador, sobretudo pela participação em projetos de pesquisa com financiamento externo, aprendendo a gerenciar recursos financeiros, orientar alunos e vivenciar a prática da pesquisa. Acompanhar o grupo de pesquisa na coleta e organização de fontes, na orientação de alunos de iniciação científica, no preenchimento de relatórios de prestação de contas ou no processo de submissão de novos projetos etc., para que o processo de aprendizagem pela observação e pela troca de experiências ocorra em ação e para que, futuramente, quando iniciar sua carreira profissional, o orientando esteja mais preparado para a atividade de orientação

Bibliografia:

ALMEIDA, José Ricardo Pires. História da instrução pública no Brasil 1500-1889– História e legislação. São Paulo: EDUC; Brasília: INEP/MEC, 1989[1a. ed. 1889].
BARBOSA, Rui. Reforma do ensino primário e várias instituições complementares da instrução pública Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1982[1a. ed. 1883]. Disponível em https://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/242356
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Porto Alegre: Teoria & Educação, 2, 177-228. 1990. Disponível em https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3986904/mod_folder/content/0/Chervel.pdf?forcedownload=1
DE CERTEAU, Michel. A operação Historiográfica. In: CERTEAU, Michel de. A escrita da História. Rio de Janeiro: Forense - Universitária, 1982
DE CERTEAU, M. Fazer com: usos e táticas. In: A invenção do cotidiano: artes do fazer. Trad. de Ephraim Alves. Vozes: Petrópolis 1994.
CHARTIER, R. A história cultural – entre práticas e representações. Lisboa: Difel; Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.
GIARD, L. história de uma pesquisa. In: DE CERTEAU. A invenção do cotidiano: artes do fazer. Trad. de Ephraim Alves. Vozes: Petrópolis, 1994.
GONDRA, José. A emergência da escola. São Paulo: Cortez, 2018.
GUIMARÃES, M. D.; SILVA, M. R. I. S.; FRANÇA, D. M. Que aritmética para ensinar sistema métrico decimal? Saberes profissionais para o seu ensino. Educação em questão, v. 58, p. 1-22, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218969. Acesso em: 07 abr. 2020.
FRANÇA, D. M. A. Do primário ao primeiro grau: as transformações da Matemática nas orientações das Secretarias de Educação de São Paulo (1961-1979). São Paulo: USP, 2012. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
FRANÇA, D. M. Matemática nas séries iniciais: o que mudou? Curitiba: Appris,2019
HOFSTETTER, R; SCHNEUWLY, B; FREYMOND, M. Penetrar na verdade da escola para ter elementos concretos de sua avaliação: A irresistível institucionalização do expert em educação (século XIX e XX) in: VALENTE, W.R; HOFSTETTER, R. Orgs. Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. 1. ed. - São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017 (Coleção contextos da Ciência)
HOFSTETTER, R.; SCHENEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (org.). Saberes em (trans)formação: um tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017. p. 113-172.
LAKATOS, E.; MARCONI, M. . Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico. São Paulo: Editora Atlas, 2003.
LATOUR, B. Pesquisa em ação. São Paulo: Editora UNESP, 2012.
LEME DA SILVA, M. C.; VALENTE, W. R. Uma breve história do ensinar e aprender matemática nos anos iniciais: uma contribuição para a formação de professores. Educ. Matem. Pesquisa, São Paulo, v. 15, n. especial, p. 857-871, 2013. Disponível em:https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/160851
VALENTE, W. R. História da educação matemática nos anos iniciais: a passagem do Simples/complexo para o fácil/difícil. In: Cadernos De História Da Educação, 14(1).2015 Recuperado de http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/32131

VALENTE, W. R. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: os saberes para a formação do educador matemático. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. p. 201-228.

VALENTE, W. R; BERTINI, L. F.; MORAIS, R. S. Saber profissional do professor que ensina matemática: discussões teórico-metodológicas de uma pesquisa coletiva em perspectiva histórica, Rev. Bras. Hist. Educ. vol.21, Maringá, 2021
VIDAL, Diana & SCHWARTZ, Cleonara (orgs.). História das culturas escolares no Brasil. Vitória: EFUFES/SBHE, 2010.

Periódicos
Revista História da Educação. Pelotas: UFPEl. http://fae.ufpel.edu.br/asphe/revista/index.html
Revista Brasileira de História da Educação. www.sbhe.org.br
Cadernos de história da Educação. Universidade Federal de Uberlândia. http://www.seer.ufu.br/index.php/che/
Revista Histedbr On-line. http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/39/index.html
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos: http://www.rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP
Revista de História da Educação Matemática -http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT
Associações
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - http://www.sbpcnet.org.br/site/home/
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação – ANPEd – www.anped.org.br
Sociedade Brasileira de História da Educação – www.sbhe.org.br
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação – ASPHE: http://www.asphe.com.br/
Programa de Pós-graduação em Educação da UERJ – ProPEd: www.proped.pro.br
GHEMAT Brasil - Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática-https://ghemat-brasil.com.br/home/
Fontes:
Arquivo Nacional - www.arquivonacional.gov.br/
Biblioteca Nacional – www.bn.br
Hemeroteca Digital - http://bndigital.bn.br/hemeroteca-digital/
Arquivo do Estado do Rio de Janeiro - http://www.aperj.rj.gov.br/
Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro - http://www.rio.rj.gov.br/web/arquivogeral/principal
Universidade de Chicago - http://www.crl.edu/brazil
Arquivo Público do Estado de São Paulo – Memória da Educação - http://www.arquivoestado.sp.gov.br/educacao/index.php
Câmara dos Deputados - http://www2.camara.gov.br/ ou http://www2.camara.gov.br/atividade-legislativa/legislacao/publicacoes/doimperio
Real Gabinete Português de Leitura - http://www.realgabinete.com.br/portalWeb/
Repositório da UFSC- https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/1769

Youtube
UNIFESP
Saberes de professores


Podcast
Folha na sala
Episódio 2 – A professora que ousou ensinar ciências às meninas no início do século XIX.
https://open.spotify.com/episode/536GIFXguAr2YnWPJgwCMd?si=e369013afddf4375

No item apresentação de Pesquisas em andamento pelo GHEMAT-Rio pode ser apresentado: Projetos de pesquisa; Textos de qualificação, artigos que estão em andamento ou publicados, dissertações e teses defendidas.


Oferecida em: 2022.2

Idiomas: Português - Inglês - Espanhol - Francês

Autoinscrição (Docente Proped)
Autoinscrição (Estudante)