Orientações para o Planejamento
1. Seleção do Conteúdo:
Escolha um conteúdo da disciplina Biologia 1 ou Biologia 2 ou em disciplinas a serem oferecidas em sua escola que trabalham conteúdo biológico.
Escolha da Abordagem/Metodologia: Aproveite a aprendizagem das abordagens/metodologias discutidas anteriormente (experimentação, aprendizagem baseada em projetos, estudo de caso de ensino, gamificação, sala de aula invertida, etc.) para incorporar suas atividades em sua aula.
2. Elaboração do Planejamento:
Desenvolva um planejamento de aula detalhado que inclua:
Objetivos de aprendizagem: O que você espera que os estudantes aprendam.
Recursos: Lista de materiais necessários e recursos utilizados.
Procedimentos: Passo a passo das atividades a serem realizadas. É importante destacar as perguntas/situações problematizadoras (que incentivem a investigação e a reflexão crítica dos estudantes) dentre outros aspectos que serão abordados.
Estratégias: como os recursos escolhidos serão utilizados dentro da abordagem/metodologia escolhida.
Avaliação: Métodos para avaliar a compreensão dos objetivos de aprendizagem e o desempenho dos estudantes.
OBS: São pontos importantes o planejamento, a concretização e a avaliação de aulas usando abordagens/metodologias condizentes com metodologias ativas para a partir de uma situação problema, promover o desenvolvimento do raciocínio, a análise de dados para avaliação ou proposição de hipóteses, a discussão fundamentada em dados e a elaboração de conclusões. Se achar conveniente, dialogue com os estudantes, após elaborar seu planejamento de aula, explicando as etapas e procedimentos desse planejamento e ouvindo as sugestões deles, seja sobre o cronograma de cada momento seja sobre situações concretas para problematização do tema escolhido, etc.
Para o desenvolvimento da atividade, independente da abordagem/metodologia escolhida, sugerimos que evidenciem as principais etapas:
a. Situação-problema -> apresenta uma pergunta ou situação cuja solução não exige memorização, mas análise. Idealmente haveria mais de uma possibilidade de solução ou de maneiras de se chegar a ela.
b. Discussão e registro sobre as possíveis soluções para a situação problema relacionando-as com os conhecimentos prévios.
c. Pesquisa ou produção de dados (coletados pelos estudantes ou fornecidos na proposta pelo professor) e sua interpretação e registro.
d. Discussão das várias possibilidades de resposta (hipóteses) visando a elaboração de uma conclusão.
e. Apresentação das conclusões e discussão envolvendo toda a sala de aula.
f. Sistematização do conhecimento pelo professor na sala de aula, enfatizando os conceitos biológicos, ressaltando os acertos e corrigindo os equívocos observados ao longo da atividade.
g. Avaliação da aprendizagem do conhecimento biológico ao final da atividade para além da memorização, e do desenvolvimento crítico e integrado para promoção da alfabetização científica.
VOLTAR