Cadastros importantes para o pesquisador/educador

ATIVIDADES:

Atividade 1:

Certamente, você já realizou pesquisas na Plataforma Lattes do CNPq (fizemos isso nesta disciplina, para pesquisar sobre o corpo docente que está envolvido em sua formação), mas agora vamos falar de você, mestrando do PROFBIO. Seu Currículo Lattes deve estar sempre atualizado, especialmente no final/início de ano, já que o relatório anual que todo Programa de Pós-Graduação tem que apresentar à CAPES é entregue por volta de março de cada ano. E o que é que o seu Lattes tem a ver com isso? Tem muito a ver! A Plataforma Sucupira, base da CAPES na qual são inseridos todos os dados e resultados dos Programa de Pós-Graduação, tem uma ferramenta que permite importar a produção que foi lançada no Lattes, o que facilita, sobremaneira, o preenchimento do relatório (lembre-se de que estamos falando de um mestrado com aproximadamente 500 docentes e 1.000 alunos - é muita produção, seria inviável se as secretarias tivessem que digitar cada item!). 

Então, sua primeira tarefa é cadastrar-se na Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br/) ou atualizar seu currículo. Feito isso, envie a atualização ao CNPq e acesse o FÓRUM sobre o Currículo Lattes, informando o link para acesso ao seu currículo. O link aparece logo abaixo de seu nome no começo do currículo, onde também se encontra a data de última atualização enviada por você e publicada pelo CNPq. Você pode aproveitar o fórum para esclarecer dúvidas sobre o preenchimento e qualquer outro assunto relativo ao Lattes.


Atividade 2:

Você já é cadastrado na Plataforma Capes de Educação Básica? Trata-se de um sistema, disponibilizado pela Capes, que agrega currículos de todos aqueles que atuam em educação básica, nas licenciaturas, nas pós-graduações de formação de professores, enfim todos os "profissionais que desenvolvam ou participem de programas, atividades, estudos e pesquisas relacionados à missão institucional da Capes de subsidiar o Ministério da Educação na formulação de políticas e no desenvolvimento de atividades de suporte à formação de profissionais de magistério para a educação básica; e realizar a indução, o fomento e o acompanhamento de programas e ações destinados à formação inicial e continuada dos profissionais de magistério, bem como de estudos e pesquisas para a educação básica" (leia mais em https://freire2.capes.gov.br/portal/sobre-a-plataforma.html). 

A segunda tarefa deste tópico é cadastrar-se na Plataforma Capes de Educação Básica (https://freire2.capes.gov.br/portal/, clique em "Crie seu acesso" ou, se você já é cadastrado em outro sistema da CAPES, faça seu login com CPF e senha). Você deverá criar ou atualizar seu currículo. Feito isso, grave o currículo em pdf e acesse o FÓRUM sobre o Currículo na Plataforma Capes de Educação Básica, e encaminhe seu pdf. Você pode aproveitar o fórum para esclarecer dúvidas sobre o preenchimento e qualquer outro assunto relativo à Plataforma.


Não vai contar na pontuação da disciplina a atividade 3.

Atividade 3:

Vamos agora, tratar de outra demanda da CAPES, o cadastro na ORCID. Segundo a própria CAPES informa, "A ORCID é uma Organização sem Fins Lucrativos apoiada por uma comunidade global composta por organizações de pesquisa, editoras, financiadores e associações profissionais, entre outras entidades. Ela conecta indivíduos e suas contribuições profissionais a qualquer momento e permite o reconhecimento de todo tipo de contribuição e inovação em pesquisa." (https://www.capes.gov.br/36-noticias/9717-usuarios-dos-sistemas-da-capes-poderao-usar-identificador-orcid). Cada vez mais, esse identificador mundial tem sido adotado, você vai reconhecê-lo, por exemplo, em vários artigos publicados em periódicos. Você reconhecerá a ORCID do autor pela presença de uma bolinha verde com as letras ID no interior; se estiver vendo o artigo em um computador, ao colocar o cursor sobre o símbolo da ORCID, você verá o link para o cadastro desse pesquisador e poderá abrir a página do identificador e consultar o currículo que está disponível lá (seu currículo ganha visibilidade para o mundo!). O link de cada ORCID será sempre http://orcid.org/, seguido de quatro sequências de quatro números (hipoteticamente, 0000-1111-2222-3333), esses são os que identificam o pesquisador.

Sua terceira tarefa é, portanto, cadastrar-se na ORCID. Acesse https://orcid.org/ e selecione,  junto à margem superior à direita, o Português como língua para o site. Em seguida,  ainda junto à margem superior à direita, selecione "Entrar/Registrar". Na tela de acesso que se abrirá, selecione "Registrar para ORCID" e preencha o que se pede. Como a página é traduzida apenas em parte, siga o indicado a seguir:



Após completar o formulário de registro, o sistema verificará se seu nome já está cadastrado previamente e, você confirmando que não está, gera-se sua ORCID. Sua página na base é aberta e você terá acesso a seu link. A partir daí, é só alimentar seu currículo lá! Vamos completar, no mínimo, sua formação e seu vínculo profissional, é um bom começo!

Criada a sua ORCID, acesse o FÓRUM sobre a ORCID, informando o link para acesso ao seu currículo. O link aparece logo abaixo de seu nome no começo do currículo, junto à margem esquerda da tela. Você pode aproveitar o fórum para esclarecer dúvidas sobre o preenchimento e qualquer outro assunto relativo à ORCID. 


Não fazer agora o cadastro na Plataforma Brasil porque teremos antes a palestra do Comitê de Ética

Atividade 4:

Finalmente, vamos falar brevemente sobre os Comitês de Ética. Você sabia que qualquer pesquisa que envolva seres humanos está sujeita a uma legislação federal específica? Pois é, com raras exceções, você precisará submeter seu projeto de TCM para a apreciação do Comitê de Ética em sua IES e só poderá realizar suas atividades de pesquisa após parecer de aprovação. Já que é assim, vamos começar usando esta disciplina para começar a falar do assunto, que você terá muitas oportunidades de discutir durante seu mestrado. 

Todo projeto, embora seja analisado em sua IES, deve ser cadastrado na Plataforma Brasil (http://plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsf), que é vinculada ao Ministério da Saúde (mesmo as pesquisas em Ciências Humanas e Sociais precisam ser cadastradas lá). Na Plataforma, você encontra toda a legislação pertinente (http://plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsf;jsessionid=7EFE15AF61D2C80B64A36CE6B4CEEF73.server-plataformabrasil-srvjpdf131), bem como manuais (http://plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsf;jsessionid=7EFE15AF61D2C80B64A36CE6B4CEEF73.server-plataformabrasil-srvjpdf131) e todas as informações necessárias ao processo. Todos os participantes dos projetos (orientadores e mestrandos) precisam estar cadastrados na plataforma para que um projeto possa ser preenchido, então sua tarefa é cadastrar-se na Plataforma Brasil e, tão logo seu projeto esteja pronto, submetê-lo à apreciação por meio de seu orientador. A plataforma funciona melhor quando acessada pelo Mozilla Firefox, não perca tempo com outro browser. Acesse a página (http://plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsf) e, no canto superior direito, clique em "Cadastre-se"; leia as instruções e preencha o que se pede, inclusive o link para seu Lattes. 

Após se cadastrar, faça login com seu e-mail e senha. Faça uma imagem da tela que mostra que você acessou bem o sistema (seu nome completo aparece em cima e à direita). É essa imagem que você irá anexar no FÓRUM sobre a Plataforma Brasil, cumprindo esta atividade. Você pode aproveitar o fórum para esclarecer dúvidas sobre o cadastro e outros assuntos relativos à Plataforma Brasil. 




Última atualização: domingo, 22 Mar 2020, 20:25