A disciplina (ementa, ch, objetivos, conteúdo, metodologia, avaliação, referências)

Disciplina: Introdução ao Ambiente Virtual de Aprendizagem

Carga horária: 30 horas (20 horas teóricas; 10 horas práticas)

Ementa:

O ambiente virtual de aprendizagem e seus recursos – o MOODLE.  Navegação virtual para acesso aos materiais multimidiáticos e atividades do curso. Participação em fóruns e outras ferramentas interativas. Envio e recebimento de mensagens individuais e coletivas. Postagem de materiais e atividades online.

Trata-se de disciplina a ser oferecida no primeiro semestre, com todos os recursos e ferramentas disponíveis, capacitando assim para as variadas atividades do curso. 

Objetivo geral:

Para além das habilidades instrumentais, busca-se com esta disciplina que os estudantes compreendam o funcionamento de um ambiente virtual de aprendizagem, não apenas como um espaço onde se publicam conteúdos e avisos, mas onde se constrói o conhecimento de forma interativa. Espera-se que a partir dessa percepção, o estudante possa se colocar de forma participativa, questionadora e colaborativa no ambiente virtual das demais disciplinas do curso.

Objetivos específicos:

Dentre as habilidades a serem trabalhadas com os estudantes, incluem-se:

-       Como atualizar dados do próprio perfil (dados pessoais, fotografia, etc), no intuito de criar um ambiente onde as pessoas se veem, mesmo que virtualmente;

-       Como enviar e receber mensagens individuais, possibilitando a comunicação do aluno com os colegas e com professores e tutores, por meio de mensagens um-pra-um;

-       Como enviar e receber mensagens via fóruns, possibilitando a comunicação do aluno com os colegas e com professores e tutores, por meio de mensagens um-pra-todos;

-       Como acessar conteúdos e orientações para estudo postadas pelos professores e tutores;

-       Como acessar e responder atividades e tarefas postadas pelos professores e tutores; 

-       Como anexar arquivos em tarefas e mensagens de fóruns.

Metodologia:

A disciplina prevê a utilização sistemática da plataforma moodle, que será o ambiente virtual de aprendizagem em todas as demais disciplinas. As aulas presenciais serão realizadas em laboratório de informática e, a distância, serão postados materiais de estudo e atividades a serem realizadas online.

Avaliação:

A avaliação será processual e continuada, considerando a participação nas aulas presenciais e a realização das atividades propostas no ambiente virtual de aprendizagem.

Referências:

FRANÇA, George. Os ambientes de aprendizagem na época da hipermídia e da educação a distância. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 14, n. 1, p. 55-65, jan-abr 2009.
SANTOS, Mariana Fernandes dos. A construção da autonomia do sujeito aprendiz no contexto da EaD. Revista Brasileira de aprendizagem aberta a distância, v. 14, p. 21-35, 2015. Disponível em: http://www.abed.org.br/revistacientica/_brazilian/2015/02_a%20construcao_da_%20autonomia_do_sujeito_aprendiz.pdf . Acesso em: 07 fev. 2016.

Última atualização: domingo, 12 Mar 2023, 19:45