Diversos fatores foram bem apontados pelos colegas, no entanto gostaria de ressaltar:
1. Falta de infraestrutura, recursos didáticos e tecnológicos para as aulas de biologia.
2. Turmas cheias, em torno de 40 alunos, o que dificulta a realização de aulas atrativas.
3. Excesso de projetos exigidos pela secretaria de educação carregados de uma demanda burocrática.
4. Preenchimento do diário físico e lançamento de notas do sistema, perdemos tempo fazendo o mesmo trabalho duas vezes.
5. Currículo sem contextualização com a realidade do aluno.
6. Critérios utilizados para não reprovação, ou seja, alunos que se dedicam e os que não se dedicam são aprovados, reprovação significa diminuição de verba para o colégio.
7. Os alunos são condicionados ao ensino tradicional e refletem isso no Ensino Médio.
8. O excesso de carga horária de trabalho, dentro e fora da sala de aula para suprir a má remuneração, causa um desgaste que acaba refletindo na qualidade das aulas.