As principais dificuldades que percebo no ensino de Biologia é a fragmentação curricular, que faz com que os conteúdos não pareçam ter ligação entre si e a falta de estrutura, uma vez que o componente curricular tem vários assuntos bastantes abstratos. Então, ter recursos tecnológicos facilitaria para tornar a visualização desses assuntos mais concreta.
Adiciono, ainda, as fake news como outro fator de dificuldade, pois sedimentam muito facilmente na sociedade e constituem um grande desafio para nós professores, visto que a explicação científica para refutar as fake news podem ser razoavelmente longas.
Em resposta à Eduardo Marques da Cunha
Re: Fragmentação curricular e falta de estrutura
Eduardo, esta fragmentação que você salienta neste fórum, tem sido observado pelos docentes , sobretudo após a implementação da BNCC, que trouxe hiatos na construção do conhecimento, sobretudo em temas como diversidade, educação sexual, inclusão, entre outros.
Sobre as fake news, discutimos em aula, sobre a necessidade de realizarmos uma melhor divulgação científica para que a alfabetização científica realmente se consolide.
Sobre as fake news, discutimos em aula, sobre a necessidade de realizarmos uma melhor divulgação científica para que a alfabetização científica realmente se consolide.