Topic outline

  • Ciberpráticas pedagógicas inovadoras no contexto da formação inicial em Pedagogia

  • Instagram: Caminhada pela UERJ – Observação e registro

    Olá, turma!

    Este espaço é dedicado ao compartilhamento das experiências vividas na atividade de caminhada pela UERJ e postagem das observações no Instagram da turma. 

    Como vocês vivenciaram a experiência de caminhar observando os detalhes do espaço universitário com um olhar investigativo e sensível? Que sentidos emergiram a partir dos registros fotográficos publicados no Instagram da turma? Que relações vocês conseguiram estabelecer entre o percurso feito, os textos estudados e o cotidiano da formação docente?

    Nesta atividade, o Instagram foi utilizado como dispositivo digital em rede, mobilizando uma ciberprática pedagógica. A proposta foi ativar um diário visual coletivo, onde a estética da imagem se junta à escrita de si e à escrita do mundo para compor uma narrativa formativa compartilhada.

    Convidamos vocês a comentarem aqui:

    • Como foi participar da caminhada?

    • O que significou para você registrar e publicar no Instagram como parte da atividade?

    • Quais reflexões ou deslocamentos essa vivência provocou?

    • Esse dispositivo e a ciberprática poderia potencializar o ensino-aprendizagem?


  • IA: Escrita ética e autoral?

    Olá, pessoal! 👋

    Depois da nossa oficina sobre uso ético e criativo da Inteligência Artificial, abrimos este espaço para vocês compartilharem como foi realizar a atividade com IA.

    Aqui vocês podem comentar:

    Como se sentiram ao escrever a carta ao professor primeiro de forma autoral.

    O que perceberam ao gerar a carta com IA usando um prompt simples.

    O que mudou quando refinaram o prompt e receberam uma nova versão da IA.

    Quais foram os aprendizados sobre autoria, ética e qualidade dos textos.

    E, principalmente, sobre a criatividade: a IA ajudou ou limitou a sua criatividade? Você sentiu que ela centralizou ou deslocou seu ponto de vista criativo? A tendência foi potencializar ou reduzir sua autoria?


    O objetivo é refletirmos juntos sobre o que permanece nosso e o que é produzido pelo dispositivo, discutindo limites, potencialidades, usos responsáveis e impactos na criatividade nos trabalhos acadêmicos.

    Deixem suas percepções, questões e comentários neste espaço! 

    Vamos dialogar 📝✨