
TURNO MANHÃ
Tema: O Ensino de Biologia como Área de Pesquisa
Objetivo: Compreender a importância da pesquisa no Ensino de Biologia e explorar diferentes abordagens de investigação.
- Levantamento dos conhecimentos dos estudantes sobre a área de pesquisa “Ensino de Biologia"
- Discussão inicial: "O Ensino de Biologia como campo de pesquisa"
- Debate sobre a relevância da pesquisa educacional para a melhoria do ensino e da aprendizagem.
ATIVIDADE GERAL: professores podem ser divididos em grupos e desafiados a avaliar pesquisas publicadas sobre o ensino de biologia - a exemplo do compartilhado no item de pré-encontro, focando nas perspectivas epistemológicas, metodológicas e éticas, a partir das indicações de leitura do pré-encontro.
LINK PARA BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: Ensino de Biologia
Intervalo Almoço
TURNO TARDE
Tema: Métodos de coleta e Análise de dados
Detalhamento dos métodos de coleta e análise de dados sobre a elaboração e/ou aplicação, da adequação pedagógica do recurso educacional. Debater sobre a diversidade de recursos pedagógicos.
Objetivo: Desenvolver habilidades para selecionar instrumentos de coleta de dados e realizar análises adequadas no contexto educacional.
Neste momento, os mestrandos são convidados a pensar nos instrumentos de coleta e análise de dados utilizados para validação do recurso desenvolvido, considerando o público alvo.
- Instrumentos de Coleta de Dados
Apresentação de questionários, entrevistas, observações e testes como instrumentos de coleta de dados, diário de formação/de campo.
Discussão sobre a escolha do instrumento mais adequado para diferentes tipos de pesquisa.
- Análise de Dados: Ferramentas e Técnicas Introdução a ferramentas de análise qualitativa e quantitativa. Demonstração prática de análise de dados a partir de um estudo de caso. (exemplos de Dissertações).
ATIVIDADE GERAL: Debater sobre a diversidade de recursos educacionais. Neste momento deverão ser provocados a refletir sobre a definição e tipos de recursos educacionais (materiais didáticos, softwares, jogos, etc.), que estão produzindo. Também, sobre os instrumentos e Análise de Dados na Pesquisa em Ensino de Biologia. Os estudantes e as estudantes serão convidados a dialogarem sobre possíveis formas de validação de seus recursos educacionais. Como coletar e analisar dados do seu público-alvo para compreender se o recurso educacional está adequado ao uso no ensino de Biologia.
INDICAÇÃO DE LEITURA COMPLEMENTAR: FAZER ESCOLHA A PARTIR DA RELAÇÃO DISPONIBILIZADA PARA O USO MAIS ADEQUADO DE CADA ASSOCIADA.
- Metodologia da Pesquisa
- Análise dos dados
•ANÁLISE DE CONTEÚDO (BARDIN)
- FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise de conteúdo. Autores Associados, 2020. - https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=nH0jEAAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT6&dq=livro+an%C3%A1lise+de+conte%C3%BAdo+franco&ots=c_DZFUDaud&sig=JZ-zdvj8bbTjKhvvM_vUj8Z62nc
•ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA (MORAES E GALIAZZI)
- CECIFOP 2022 (III Congresso Nacional de Ensino de Ciências e Formação de Professores) Metodologia da Análise Textual Discursiva (Live com a Professora Dra. Maria do Carmo Galiazzi - professora associada da Universidade Federal do Rio Grande) https://youtu.be/TDj4MKM67SE